Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

27 abril 2012

Missões?! O que eu tenho haver? _ Parte 2




3.    COMO IMPLANTAR MISSÕES NA MINHA IGREJA?
3.1.    RECONHECER A NECESSIDADE DE SE ENVIAR E SUSTENTAR UM MISSIONÁRIO.
Não adianta falar sobre missões e mencionar que é uma ordem de Deus, ou que há várias almas perdidas esperando para que alguém vá e pregue a mensagem do evangelho para elas, se não houver um reconhecimento desta necessidade.
A igreja poderá até dá início sustentando um missionário e este sustento pode durar até certo período, mas ao transcorrer do tempo, aquela chama que queimava por missões logo se extingue, pois não há uma fonte renovável de combustível. O que faz com que as pessoas prossigam em manter missões em suas igrejas é o verdadeiro amor pelas almas perdidas.
Observa este reconhecimento na vida do apóstolo Paulo, pois ele mesmo disse "ai de mim se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16e), ele sabia o peso da responsabilidade que existia em suas mãos. O apóstolo reconhecia que era através da pregação do evangelho que as pessoas podiam aceitar a Cristo como salvador, em Romanos 1:14 ele escreveu: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego". Já no capitulo 10.17 tem escrito que: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Por isso que ele se sentia responsável pela pregação da palavra de Deus a todos aqueles que não O conheciam. Menciona que era "devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes" (Romanos 1:14), e estava pronto para anunciar o evangelho aonde que fosse.
Todo crente deve ter o mesmo sentimento que havia em Paulo. Deve arder constantemente nos corações o desejo de anunciar a mensagem de Deus, em ver as almas que estavam caminhando para o inferno e agora estão se regozijando na certeza que irão se encontrar com Jesus na glória. Para a realização de missões não "existem fronteiras que possam nos impedir de cumprirmos o ide de Jesus, na realidade a maior fronteira que precisa ser quebrada é a do nosso coração, e essa fronteira atrapalha muito o desempenho da obra." (CORDEIRO, s/a, p. 8). Então, partindo deste pressuposto poderá estabelecer o próximo passo, o de criar um departamento.
3.2.    CRIAR UM DEPARTAMENTO DE MISSÃO.
3.2.1.    Atribuições do departamento
Em um departamento de missões existem pelos menos 15 obrigações referentes aos seus membros. Os membros que compõem o departamento tem que (1) direcionar a Igreja em todo processo referente à Obra Missionária. Deve (2) verificar, Direcionar e supervisionar todos os programas referentes missões de acordo com as convicções da Igreja.
Eles vão Ajudar aos (3) novos membros da Igreja a reconhecerem sua responsabilidade dentro do programa de missões.(4) Manter a comunicação permanente entre a Igreja e os Missionários, isso pode ser feito através de cartas, e-mails, telefonemas, incentivando-o a prosseguir. Hoje temos a facilidade do MSN, Skype e outros, onde faz o elo igreja-missionário. Mas, também mobilizar os demais membros da igreja para que façam o mesmo. Quando o missionário se encontra longe da sua pátria, sente necessidade de manter viva a comunhão com os que ficaram na retaguarda.
Estar constantemente fazendo (5) menções dos missionários perante a igreja para que intensifique as orações ao seu favor. (6) estar Expondo no quadro de missões materiais de incentivo, tais como: cartas, fotos, boletins, artigo de jornais ou revistas missionárias. (7) Fazer a leitura de cartas Missionárias à Igreja.
(8) Verificar junto aos Missionários suas necessidades mais urgentes. (9) Verificar anualmente o Orçamento Financeiro, fazendo as correções salariais dentro das possibilidades e das circunstâncias do momento. (10) Cuidar junto com o Pastor para planejar as Conferências Missionárias da Igreja.
(11) Cuidar do processo total de renovação de Promessas de Fé, levando a igreja a trabalhar com alvos espirituais e financeiros bem definidos, pois ajudarão na avaliação dos resultados. Cada alvo atingido deve ser renovado e ampliado pela fé. Não se deve trabalhar com mais de dois alvos por mês.
(12) Agendar visitas dos futuros Candidatos à Igreja. (13) Cuidar junto à Igreja da estadia, alimentação dos Missionários durante sua visita a Igreja.
(14) Consultar atentamente o "Manual de Missões" a fim de conhecer bem sua responsabilidade. (15) Sabatinar os Candidatos ao quadro Missionário da Igreja.
3.2.2.    Quais devem ser os primeiro passos?
Acima de tudo o primeiro passo é oração, ela deve ser constante nesta comissão, mesmo depois de ser formada, a oração nunca deve ficar a parte. O segundo passo é estruturar a parte logística do departamento, dando-lhe tudo o que lhe é necessário.
3.2.3.    A logística do Departamento
O departamento de missões é essencial por uma questão de promoção, organização e administração de recursos. O departamento é muito importante, pois levará, não somente um grupo, mas toda a igreja a entender o seu papel e responsabilidade em missões. Alguns passos práticos e objetivos são necessários para alcançarmos um trabalho eficaz, e desenvolvimento da obra.
(1) Quem são as pessoas que podem servir no departamento de missões? Dada à importância do assunto, o pastor fará bem se orar e pedir a orientação de Deus na escolha das pessoas certas. Deus conhece os corações, enquanto o homem vê somente o exterior (1 Samuel 16.17). São escolhidas pessoas responsáveis, sinceras, não gananciosas, ou irrepreensíveis. É necessário eleger pessoas comprometidas, que tenham qualidades e sejam cheias do Espírito Santo. (Êxodo 18.21-22 Atos 6.3)
(2) Qual será o espaço físico a ser ocupado pelo departamento de missões? Alguns pastores tem uma visão que para o departamento de missões qualquer lugar serve, mas isso vai depender de cada caso. Por exemplo, se uma igreja for pequena e não tem condições de ter uma sala especifica para missões, então pode ser usada à sala da secretária para seu uso. Por sua vez, se a igreja já possui um porte, e possui salas disponíveis, nada melhor do que ceder uma delas para manter um espaço específico só para missões, onde serão feitas reuniões, planejamentos e discursões sobre o andamento da obra na igreja.
(3) Providenciar recursos técnicos, tais como: Computador, móveis, papéis, arquivos e uma pequena livraria com literaturas voltadas somente para missões. Geralmente, todos os recursos estão disponíveis aos membros da igreja, basta conscientiza-los e leva-los a ver missões como prioridade de Deus em suas vidas. Deus dará o melhor para quem der o melhor para Ele.
3.2.3.    Composição do Departamento
Como foi dito, a oração deve estar constante nesta comissão, por isso que tem uma (1) Comissão de Oração e Promoção que (a) levará aos irmãos a orar por missões, pelos missionários, pelos campos, por mantenedores etc. Conhecendo as necessidades, muitos sentirão o desejo de orar por missões espontaneamente. (b) Marcar reuniões de oração ou separar um período antes do culto para orar. Uma boa idéia é usar o livro Intercessão Mundial, que traz diariamente um país e suas necessidades; no fim do ano, a igreja terá intercedido por todos os países de forma objetiva. (c) O grupo deve Despertar e desenvolver um forte movimento de oração pró-missões na igreja e nos lares. O alvo é mobilizar toda a igreja para declarar guerra contra as trevas e orar com compromisso. Organizar grupos de oração com disciplina e participação. Prover informações das necessidades locais e mundiais. Promover novas estratégias para impactar a igreja local. Realizar apresentações missionárias, jograis, cantatas, hinos especiais, peças teatrais etc. Manter contato com missionários de campo e com os que estiverem em treinamento, a fim de orar e realimentar a igreja com informações.
(2) Comissão de Educação Missionária, esta comissão (a) promove cultos missionários, seminários, cursos e outras atividades similares para o departamento e para a igreja. (b) Ela Motiva os irmãos a lerem a Bíblia e livros, enfatizando a importância de se adquirir conhecimento. Os livros devem estar disponíveis para os que os solicitarem, ela também organiza a biblioteca missionária, buscando literaturas através de compras de livros novos, incentivando a doação. Os materiais podem ser emprestados, ela tem a finalidade de que todos tenham participado da leitura. (c) A comissão deve prover materiais e informações para a Comissão de Oração e Promoção. Os participantes devem organizar um boletim informativo contendo mensagens mostrando base bíblica para missões, projetos missionários, costumes e culturas de diferentes povos e tudo o que for necessário para despertar o interesse de todos.
A (3)Comissão de Finanças tem por finalidade (a)administrar as entradas e saídas de dinheiro. Isto é realizado com o aval do pastor e do coordenador. Ela vai (b) Promover, mobilizar e criar novos meios de arrecadação de recursos como, por exemplo, compromisso (oferta) de Fé; Oferta Mensal; Oferta Anual, etc.. Ela vai fazer o canal (c) do envio do sustento do missionário e (d) prestar conta para o Pastor e a igreja.
Por fim temos (4) a Comissão de Apoio, ela vai (a)organizar os programas missionários: cantinas, bazares, decoração, hospedagem, alimentação etc. dá (b) apoio as atividades das demais comissões, quando necessário. Em evento de grande porte, caso faltem os voluntários para a organização, transporte, limpeza etc., a Comissão de Apoio deve assessorar todos os eventos. Ele que alista voluntários com antecedência. (c)Ela deve auxiliar todos os missionários que voltam do campo providenciando moradia ou hospedagem para os mesmos.
Quando as pessoas despertam para o desenvolvimento de um departamento de missões em suas igrejas, verão que ao agir desta forma o trabalho de missões fluirá de tal forma, que muitos despertarão para esta tão gloriosa obra, e muitos missionários seja no campo ou na igreja terá um despertar para o evangelismo e discipulado local e o crescimento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário