Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

26 maio 2012

O Pastor Aprovado

Resenha de BAXTER, Richard. O Pastor Aprovado. 3ª Ed. São Paulo: PES, 2006.

No Primeiro capítulo, Baxter fala para os pastores enfatizando a importância de uma catequese e dar 6 significados: (1) é o ensinamento das pessoas os princípios da religião e os assuntos essências à salvação; (2) e ensinando esses princípios da maneira mais edificante e benéfica possível; (3) orientando, examinado e dando instruções pessoas dão muitas vantagens nesse processo de aprendizagem. (4) por isso que a instrução pessoal é recomendada pelas escrituras; (5) o pastor deve ter o cuidado e o amor estendido a todos e entender que precisa catequizar os membros da congregação; (6) esta obra corretamente realizada toma uma considerável parte do tempo. O autor faz 3 apelos para que os pastores, diz para (1) não exercer seus ministérios relaxadamente ou apenas superficialmente, mas pelo contrário deve ser feito vigorosamente com todas as forças. (2) A ter uma disposição unânime a respeito da disciplina cristã. (3) A união para promoção desta obra do Senhor.

No capítulo segundo já vem tratando sobre o caráter do pastor e divide em 12 partes, (1) fala da pureza dos motivos, dizendo que a obra ministerial deve ser realizada exclusivamente para Deus e pela salvação de seu povo; (2) Diligência e trabalho duro, onde a obra do ministério deve ser realizada muita diligencia e esforço; (3) Prudência e eficiência, sendo realizada com prudência e ordem deu uma forma sistemática; (4) Certeza quanto às doutrinas básicas, o pastor deve ter convicção no que ensina; (5) Ensino claro e simples; (6) Dependência de Deus e docilidade perante os outros, toda a obra deve ser levada adiante com humilde senso da nossa incapacidade. Estando confiante na dependência de Deus em todas as coisas; (7) Humildade; (8) Equilíbrio entre a severidade e a delicadeza, cada pessoa deve ser admoestado de acordo com o contexto da personalidade de cada pessoa e da situação em que nos encontramos; (9)  Espírito zeloso e afetuoso; (10) Reverência; (10) Amorosa preocupação pelo rebanho, todo o ministério deve ser conduzido com terno amor pela pessoas do rebanho; (12) Paciência, o pasto deve suporta muitos abusos e ofensas daqueles a quem estão fazendo o bem.

No Capitulo 3 mostra o cuidado de nós mesmo. Ele enfatiza que somos exortados a olhar por nós mesmos (1) para não suceder estarmos vazios da divina graça salvadora que estamos oferecendo a outros; (2) a não convivamos com os mesmo pecados contra os quais pregamos; (3) para não estejamos despreparados para as grandes tarefas que nos incumbimos de levar a cabo; (4) para vierem a ser exemplos de doutrina contraditória. Após isso ele dar os motivos para cuidarmos de nós mesmo. (1) temos o céu para ganhar ou perder, é possível a pregação ter êxito na salvação de outros, sem trazer santidade aos nossos próprios corações ou às nossas vidas. (2) por que temos a natureza depravada; (3) por que estamos expostos a maiores tentações do que os outros homens; (4) o inimigo ira ataca de forma implacável.

No capítulo quanto o autor fala sobre o pastor e sua necessidade de arrependimento, sedo que é muito comum esperarmos que o nosso povo se arrependa, quando nós mesmos não nos temos arrependido e passa a considerar quatro pecados da igreja atual: (1) o orgulho, um dos pecados mais odiosos; (2) a falta de união, muitos menosprezam a unidade e a paz da Igreja, eles não têm um interesse nem respeito universal pela igreja toda.; (3) a falta de consagração à causa de Deus, a falta de compromisso com a obra de Deus é por sermos negligentes nos nossos estudos e por não está realizando a obra vigorosamente.; (4) a falta de disciplina na igreja.

No quinto capitulo Baxter vem tratando sobre o cuidado do rebanho e mostra a natureza deste cuidado, onde (1) o supremo propósito do ministério é agradar e glorificar a Deus; depois fala sobre (2) o caráter espiritual do ministério, (3)
Fonte: Pr. Anderson Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário