Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

10 agosto 2012

A DOUTRINA DO PECADO


INTRODUÇAO
1 –   Vamos falar um pouco sobre o pecado
2 –   Não o que nós comentemos, mas o que foi nos imposto através da queda de Adão
3 –   Vamos ver que por causa de uma escolha que ele fez, acarretou grandes conseqüências
&  Não apenas para ele, mas, para toda raça humana
4 –   Com isso iremos ver que por causa de uma pequena decisão que tomamos pode ter grandes conseqüências
5 –   Nos levando a pensar mais, antes de tomar qualquer decisão, e principalmente levar a Deus, para sabermos se é realmente de sua vontade.
6 –   Por isso iremos ver as conseqüência do pecado de Adão.
Tese:    SUAS CONSEQÜÊNCIAS
I –   Definição do Pecado
A – O que é o Pecado.
1 –   Errar o Alvo, não fazer a vontade de Deus.
2 –   PECADO É A DESOBEDIÊNCIA A DEUS
a –   Deus tinha dado uma ordem a Adão (Gn. 2.16-17 E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás)
b –   E ele não cumpriu a ordem que Deus tinha lhe dado (Gn. 3.6 - E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela)
3 –   O que os Teólogos dizem sobre o pecado.
a –   Strong – O pecado é a falta de conformidade à lei moral de Deus, quer por ato, disposição ou estado.
b –   Buswell – Pecado pode ser definido como qualquer coisa na criatura que não expresse ou que seja contrária ao caráter santo do Criador
c –   Ryrie – Pecado é errar o alvo, maldade, rebelião, iniqüidade, desviar-se do caminho, impiedade, desgarrar-se, crime, desobediência à lei, transgressão, ignorância e queda
II – Conseqüência do Pecado na Criação
A –  Após o pecado, a Terra foi amaldiçoada. (Gn 3:17)
1 –   A natureza sofre junto com a humanidade, compartilhando assim as conseqüências da queda.
 2 –   As Escrituras descrevem esta maldição em três maneiras:
a –   O sustento será obtido com fadiga v 17.
&  Assim como a mulher terá seus filhos com dor, o homem haverá de comer o fruto da Terra por meio de trabalho penoso. Antes da queda, o trabalho de Adão no jardim era prazeroso e agradável, mas de agora em diante, seu trabalho, bem como o dos seus descendentes será seguido de cansaço e tribulação.
b –   A Terra produzirá cardos (Espinhos) e abrolhos v 18.
&  O cultivo da terra seria mais difícil do que antes. Cardos e abrolhos aqui significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas e doenças. A natureza foi subvertida com o pecado do homem. (Rm 8:20-21).
c –   No suor do rosto comerás v 19.
&  O trabalho árduo se tornaria a porção do homem. A vida não seria fácil.
B – Os Animais Foram Afetados (Isaías 11:6-8 -  E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca do áspide, e o já desmamado meterá a sua mão na cova do basilisco).
1 –   Vemos uma visão do que vai ser o milênio
a –   O milênio é uma restauração do que foi o jardim do Edem
2 –   Hoje quando vemos os animais podemos ver que não existem a harmonia
3 –   Não existem a mesma variedades de animais
III –    As Conseqüências do Pecado no Homem
A – A corrupção conseqüente na natureza humana.
1 –   Uma definição nas palavras de Bancroft. (Olhar na folha)
2 –   Na corrupção humana o pecado pode ser comparado com; (Olhar na folha)
3 –   Após o pecado foram dominados por um sentimento de vergonha. V.7
a –   Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha. (Gn 2:25)
b –   "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais". (Gn 3:7)
c –   Antes tinham consciência da nudez, mas não tinham vergonha. Veja o texto abaixo:
d – "Ora um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonharam". (Gn 2:25)
e –   O resultado de terem comido o fruto proibido, não foi a aquisição da sabedoria sobrenatural, como satanás havia dito (v. 5), ao contrário, agora eles descobriram que foram reduzidos a um estado de miséria.
 4 –   Após o pecado sentiram o peso de uma consciência culpada (Gn 3:7)
a –   Agora eles reconheciam que haviam pecado contra Deus, e resolveram fazer vestes de folha de figueira para se cobrirem.
b –   É interessante observar que em Gn 3:7 afirma que os "olhos de ambos foram abertos". Obviamente que não se trata de olhos físicos porque estes já estavam bem abertos antes, mas trata-se de olhos espirituais, os olhos do entendimento, os olhos da consciência, que agora passam a ver e se acusarem.
c –   Eles agora "percebem" que estão nús. Perderam o estado da inocência. Percebem não apenas a nudez física, mas a nudez da alma que é muito pior, pois esta impede o homem de perceber Deus.
d – A nudez de Adão e Eva é a perda da justiça original da imagem de Deus. Todos os seres humanos nascem agora ( após a Queda ) nesta condição e as Escrituras dizem que é necessário que recebamos as "vestes brancas" - Ap 3:18; "vestes de salvação" - Is 61:10, que é a justiça original que Cristo nos traz de volta.
e –   Eles agora estavam percebendo que a sua condição física espelhava a sua condição espiritual.
5 –   Após o pecado, tiveram medo e fugiram - v.8
a –   "E ouviram a voz do Senhor Deus que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da prsença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me" Gn 3: 8-10
b –   Adão e Eva se escondem ao chamado de Deus. Consciência culpada sempre produz medo e fuga. Mas que tolice! Pensaram eles que poderiam se esconder de Deus?
c –   Pecaram e agora têm medo da sentença condenatória que Deus pode proferir contra eles. O pecado os separou de Deus, rompeu a comunhão com Deus.
d – E é sempre assim. A menos que a obra de Cristo seja realizada em nosso favor, estaremos frente a frente com o juízo de Deus - Hb 2:3.
6 –   Após o pecado procuraram uma solução inútil para seu pecado. Gn 3:7.
a –   Eles tentam salvar as aparências, ao invés de procurar o perdão de Deus.
b –   Fabricando aquelas cintas de folha de figueira, eles estavam tão somente fazendo uma tentativa de acalmar a própria consciência.
c –   Hoje em dia também é assim. Os descendentes de Adão têm medo de serem descobertos em suas transgressões. Mas seu objetivo principal não é buscar o perdão, mas sim, aquietar a consciência e fazem isto assumindo o papel de religiosos, parecendo aos outros que estão bem vestidos.
d – Mas não obstante nossas roupas religiosas, o Espírito Santo nos faz ver a nossa nudez espiritual. Não adianta dar desculpas esfarrapadas. Precisamos nos humilhar diante daquele que tudo vê.
7 –   Após o pecado, há uma fuga da responsabilidade - Gn 3:10
a –   "E ele disse: Ouvi a Tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me" Gn 3:10
b –  Adão tenta encobrir sua culpa, colocando a culpa em Eva (v 12), que por sua vez, culpou a serpente (v 13).
c – Eles não aceitaram a responsabilidade pelo erro. Ao contrário transferiram a responsabilidade para o outro. Não é assim também em nossos dias?
8 –   Após o pecado eles tentaram arranjar uma justificativa - Gn 3:12"... a mulher que me deste"
a –   Adão chega a ser insolente. Ele não disse: "A mulher me deu do fruto e eu comi ...", mas disse: "A mulher que Tu me deste ...". Em outras palavras, Adão disse: "Se tu não me tivesses dado essa mulher, eu não teria caído".
b –   Hoje em dia, nós podemos estar fazendo o mesmo. Em nossos esforços de se justificar, acabamos por culpar a Deus dos pecados que cometemos - Pv 19:3.
Exemplos:
&  Arão tentou eximir-se(isentar) de culpa, culpando o povo Ex 32:22-24.
&  Saul fez o mesmo - I Sam 15:17-21.
&  Pilatos deu ordem para crucificar Jesus e depois atribuiu o crime aos judeus - Mt 27:24.
 9 –   Após o pecado, a mulher daria a luz em meio a dores ( Gn 3:16-19)
a –   Nesta sentença que Deus profere contra a mulher, vemos que a maldição foi mitigada. Isto porque, a gravidez era uma bênção visto que a mulher daria à luz e se multiplicaria sobre a terra e o descendente nasceria para pisar a cabeça da serpente. Mas a dor e o desconforto do parto são conseqüências da queda.
10 – Após o pecado, foram expulsos da presença de Deus - Gn 3:22-24.
a –   Estar fora do jardim era equivalente a estar fora da presença de Deus. Era a ira de Deus se revelando aos nossos primeiros pais pela desobediência deles. (Judas 6)
B – Por causa do Pecado a Morte entrou no mundo
1 –   Como já foi dito, o homem não foi feito para morrer,
2 –   Mas, devido o pecado o homem está sujeito a morte;
3 –   Vemos que há três tipos de morte quando Deus “certamente morrerás
a –   A Morte Espiritual
&  A Morte Espiritual é aquele estado no qual estão todos os homens naturais.
&  Como nós somos descendentes de Adão, e no momento em que ele pecou teve sua comunhão com Deus Quebrada.
&  Com a sua comunhão quebrada é que dizemos que teve a morte espiritual, a qual é responsável pela comunicação com Deus.
&  E como somos descendentes de Adão, nós já nascemos mortos espiritualmente.
&  Alguém pode ate chegar a dizer: o que eu tenho haver com isso foi Adão que pecou e não eu “Romanos 5.12 – Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”
&  “Efésios 2.1-5 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, ..., todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, ..., Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,”
&  “Colossenses 2.13 - E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos”
&  Mas, graças a Cristo que morreu na cruz para pagar o preço que só Ele poderia pagar, temos a comunhão com Deus (Colossenses 2.14 – tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz)
&  Mas Devido a nossa natureza pecaminosa, estamos sempre de um modo ou outro pecando, e com isso quebrando a nossa comunhão com Deus “Isaías 59:2  Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”
ü  ldb badal – dividir, separar, cortar, colocar de lado, fazer distinção, diferenciar, dividir em partes, retirar-se de
ü  Nossa vida, o que fazemos e deixamos de fazer tem uma grande influência no nosso relacionamento com Deus.
ü   Se pecarmos com qualquer pessoa, e não reconhecemos nosso erro e nos arrepender desse pecado, não estaremos em comunhão com Deus (Mateus 5:23-4 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.)
ü  Por que como podemos dizer que amamos nosso Deus se não amamos nosso irmão (1 João 4:20 - Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.)
&  Por causa do pecado é que temos essa perda de comunhão com Deus
&  Que possamos avaliar nossas vidas para corrigir nossos erros.
b –   A Morte Física
&  Quando Adão comeu o fruto do conhecimento do bem do mal ele não morreu
&  Mas, o seu corpo comeu a submeter-se a ação do desgaste do tempo.
&  Seu corpo passou a padecer
&  Começou a enfraquecer e envelhecer.
c –   A Morte Eterna
&  Em I Pedro 4.17 tem uma pergunta “qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”
&  Infelizmente é a qual chamamos de segunda morte
&  Onde é a separação definitiva do homem com Deus
&  Cristo sempre advertiu sobre a segunda morte, (Mateus 10.28 - Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo)
&  Cristo fala mais do inferno do que o próprio céu
&  Muito dizem que todos são filhos de Deus e por isso irão para o céu
&  Só que vemos outra coisa nas escrituras (João 1:12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;)
&  E em Romanos 3.23 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”
C – Por causa do pecado o homem foi privado da árvore da vida.
D – Foi colocado para fora do Jardim do Éden

Nenhum comentário:

Postar um comentário