Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

01 setembro 2012

Biografia de Kenneth Hagin


Kenneth Erwin Hagin (McKinney, 20 de agosto de 1917 — Tulsa, 19 de setembro de 2003), é considerado o pai do Movimento Palavra de Fé. Foi um dos primeiros pastores protestantes a escrever sobre as filosofias que se tornaram o fundamento do movimento carismático, e um dos primeiros autores a pregar sobre a Teologia da Fé, escrevendo O Toque de Midas. Foi considerado, até alguns anos atrás, um escritor de heresias, hoje seus livros são muito respeitados por pentecostais.
Biografia
Nasceu em McKinney, Texas, filho de Lillie Viola Drake Hagin e Jess Hagin.
Era doente devido a um defeito cardíaco congênito, e leucemia. Segundo Hagin, em 1933, ele foi visitado por Jesus Cristo e curado das doenças. Seu testemunho de cura tornou-se base para algumas pregações sobre fé: declarar a cura antes de vê-la. Em seu testemunho, declara que parecia um morto vivo indo a uma escola, e muitos o recomendavam não ir as aulas. Como já havia se levantado de um leito, contrariando a medicina daquela época, permanecia declarando que estava curado. Nesse sentido, é considerado um precursor da Palavra da Fé.
Em 1937, devido o batismo no Espírito Santo, Hagin tornou-se ministro da Assembleia de Deus americana. Contudo depois da Segunda Guerra Mundial participou de ministério independente e participou da cicatrização do reavivalismo pentecostal, e passou a usar um estilo menos legalista, sendo praticamente forçado a sair da Assembléia de Deus.
Apesar de Hagin não deter um controle burocrático de filiados ao Movimento Fé (Movimento Palavra da Fé), sua influência é inegável. Entre eles Kenneth Copeland, e Morris Cerullo que assimilou seu estilo de ministério independente, apesar de seus líderes geralmente negarem a filiação a um Movimento Fé, como se fosse uma denominação única. Até mesmo porque o termo Palavra de Fé é melhor promovido por McConnell em uma tese de mestrado em que critica Hagin.
Hagin chegou a fundar International Convention of Faith Churches and Ministers no final de 1970, que teve a participação de Lester Sumrall, Jerry Savelle e Fred Price, Ray McCauley, Reinhard Bonnke, e em 1974, juntamente com o filho Kenneth Hagin Jr. - o Rhema Bible Training Center, em Oklahoma.
Os centros de treinamento bíblico Rhema estão localizados na Austrália, Brasil, Colômbia, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, México, Peru, Romênia, Singapura, África do Sul, na Oceania e na Tailândia. Aqui no Brasil, há cerca de 30 centros do de treinamento do Rhema, o líder do Rhema Brasil é o Pr. Bud Wright, também presidente da Igreja Evangélica Verbo da Vida.
A declaração de fé do Centro de Treinamento Rhema é semelhante ao da Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus e da maioria das outras denominações pentecostais, mas usa algumas das posições teológicas de Kenyon.
É autor de 52 dois livros, entre eles O Nome de Jesus.
Com sua morte, seu filho Kenneth Wayne Hagin deu continuidade a seu ministério na Igreja Bíblica Rhema. A filha, Patrícia Harrison, é dona da editora Harrison House, localizada em Tulsa, Oklahoma.
Influenciou diversos ministérios e líderes. No Brasil, entre os líderes influenciados por Hagin está o Missionário R. R. Soares, a Apóstola Valnice Milhomens, o Apóstolo Renê Terra Nova e o Pr. André Valadão (que estudou no Rhema).
Doutrina
Cura Física
É sempre a vontade de Deus que um crente ser curado fisicamente de qualquer doença ou enfermidade. Hagin baseia-se na crença da cura para todos, segundo entendimento de que a cura para o corpo físico foi promovido na paixão e redenção de Jesus. Defende que se a redenção estaria disponível para todos, então a cura também estaria disponível para todos.
Prosperidade Financeira
É sempre a vontade de Deus que cada crente seja "financeiramente abençoados" por meio da fé. Embora Hagin tenha enfatizado que a prosperidade material está inclusa na bênção redentora, ele nunca ensinou a exclusão de trabalhos árduo e das sábias práticas empresariais. Em seus últimos anos, ele escreveu um livro intitulado "O toque de Midas", em que ele escreveu de forma acentuada e corretivamente sobre o evangelho da prosperidade. Ele avisou o corpo de Cristo para os perigos da ganância e explicou que o propósito da bênção financeira é para a prossecução da obra do evangelho.

Fé e Autoridade
Hagin acreditava que o crente através da sua posição em Cristo tinha autoridade sobre os elementos deste mundo e do mundo satânico. Pela fé o crente pode exercer a autoridade de Deus para mudar situações impossíveis em possibilidades (Lucas 1:37) (Marcos 11:22-24). Fé, para Hagin, é uma questão de crença na palavra de Deus, que implica também uma expressão vocal da Vontade de Deus ou confissão da mesma. Segundo Hagin, Deus tem promessa para responder a oração da fé e responder exercício da fé.
Salvação
Hagin chegou a acreditar que o batismo de membros da igreja e das águas não foram suficientes para salvar, mas sim o "novo nascimento trabalhado pelo poder do Espírito Santo", em resposta a uma “confissão pessoal” de fé no Senhorio e ressurreição de Jesus Cristo.
Sacrifício vicário
Hagin referiu-se a doutrina da "substituição", de forma variada da maioria dos muitos outros ramos do cristianismo. A teoria normal da expiação substitutiva é que o filho Jesus pagou nossas dívidas, anteriores, atuais e futuras. Hagin afirmou que Jesus morreu como o substituto para toda a humanidade e foi sepultado, acredita que Jesus derrotou o diabo, retirou-lhe toda a autoridade e ressuscitou depois de ter sido "vivificado no espírito" ou "nascer de novo". Hagin declarou que aqueles que receberam a Cristo nasceram de novo e compartilham dos benefícios da ressurreição de Cristo e do poder através de sua identificação com Sua morte, sepultamento e ressurreição.
Sagradas Escrituras
Hagin acreditava na tradição reformada em que a Bíblia é vista como a verdade literal da palavra, inerrante de Deus, escrita por homens sob a orientação do Espírito de Deus. Ele sempre insistiu que a fé deveria ser estabelecida sobre a Palavra de Deus e não sobre as experiências do homem. Foi desse pensamento e ensino que surgiu o Movimento Palavra de Fé, e ainda que tenha escrito muito sobre experiências espirituais, sempre defendeu que o poder somente ocorre por intermédio da declaração de fé dentro da Palavra. 
Algumas obras
*          A Oração que Prevalece para a Paz
*          A Arte da Intercessão
*          A Respeito dos Dons Espirituais
*          Alimento da Fé - Devocionais, 2002
*          A Autoridade do Crente, 2002
*          A Família de Deus, 2000
*          A Fé para Remover Montanhas
*     A Palavra de Deus - um Remédio Infalível, 2000
*          A Questão Feminina, 1999
*          Bem-Aventurado
*          Compreendendo a Unção
*     Compreendendo Como Combater o Bom Combate da Fé
*     Chaves Bíblicas para a Prosperidade Financeira, 2000
*          Como Liberar a Sua Fé
*          Curso de Estudos da Fé Bíblica, 1989
*          Crescendo Espiritualmente
*          El Shaddai , 1989
*          Extraordinário Crescimento da Fé
*          É Necessário Que os Cristãos Sofram?
*          Jesus a Porta Aberta, 2000
*          O Homem em Três Dimensões, 1990
*          O Nome de Jesus, 1999
*     O que Fazer Quando a Fé Parece Fraca e a Vitória Perdida
*          Pensamento Certo Ou Errado, 2000
*          Planos Propósitos & Praticas
*     Redimidos da Miséria da Enfermidade e da Morte, 1990
*          Seguindo o Plano de Deus
*     Sete Passos Vitais para Receber o Espírito Santo, 1990
*          The Real Faith, 1992
*          Zoe a Própria Vida de Deus
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kenneth_E._Hagin

Nenhum comentário:

Postar um comentário