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01 setembro 2012

NEO-ORTODOXIA


I -      História
A -    A primeira expressão importante do movimento foi Römerbrief (Epístola de Romanos), de Kal Barth, publicada em 1919.
1 -     Vários pastores suíços e alemães foram envolvidos.
2 -     Em 1921 e 1922, Friedrich Gogarten publicou Religious Decision (Decisão Religiosa) e Emil Brunner, Experience, Knowledge end Faith (Experiência, Conhecimento e Fé.)
3 -     Surgiu a segunda edição do Comentário de Romanos de Barth, e no outono de 1922 criaram Zwischen den Zeiten (Entre os Tempos)
4 -     Alguns pontos em comum:
a -      Transcendência absoluta de Deus sobre todo conhecimento e obras dos homens
b -     A soberania da revelação em Jesus Cristo
c -      Pecaminosidade da humanidade
5 -     A abordagem dialética levou a romperem.
B -     O movimento em pouco tempo teve um crescimento instigante.
1 -     Na Inglaterra.
a -      C. H. Dodd e Edwyn Hoskyns se envoveram
2 -     Na Suíça
a -      Gustaf Aulén e Anders Nygren
3 -     Nos Estados Unidos
a -      Os irmãos Niebuhr foram identificados como neo-ortodoxos.
C -     Razões porque foi chamado de neo-ortodoxo.
1       Alguns usavam o termo como zombaria, por terem abandonado as formulações tradicionais.
2 -     Viam o movimento como um estreitamento da posição tradicional do protestantismo.
3 -     Aqueles que se simpatizavam com o movimento via na palavra “ortodoxia” o esforço para voltar às idéias básicas de Reforma Protestante e até mesmo da igreja primitiva, como meio de proclamar a verdade do evangelho no século XX.
II -    Metodologia
A -    Envolvia a teologia dialética, a teologia do paradoxo e a teologia da crise.
1 -     O usos do pensamento dialético remonta ao mundo grego e a Sócrates.
2 -     Foi usado por Abelardo em Sic et Non,
3 -     Barth e os líderes mais antigos provavelmente tenham sido atraídos para a dialética através do estudo dos escritos de Soren kierkegaard.
B -     Envolvia a teologia do paradoxo.
1 -     Kierkegaard cria que as asseverações teológicas da fé eram paradoxais.
a -      O crente deve manter “verdades” opostas em tensão.
b -     Sua harmonização ocorre por um ato existencialista gerado após ansiedade, tensão e crise, em que a mente dá um slato de fé.
2 -     Os teólogos do séc. XIX tinham lançado mão dos paradoxos da fé, dissolvido a sua tensão, usado explicações racionais, lógicas e coerentes como substitutos, criando proposições, e assim tinham destruído a dinâmica da fé.
3 -     Alguns dos paradoxos identificados pelo movimento neo-ortodoxo são:
a -      A transcendência absoluta de Deus em contraste com a auto-revelação de Deus
b -     Cristo como o Deus-homem
c -      A fé como uma dádiva, mas também um ato.
d -     O ser humano pecador, porém livre.
e -      A eternidade que entra no tempo
C -     Envolvia a teologia da crise.
1 -     A crise é o ponto onde o sim e o não se encontram.
2 -     É somente na crise e na luta que podemos subir acima do paradoxo e sermos apanhados pela verdade de tal maneira que vá além da explicação racional.
3 -     Ao resumir sua metodologia, empregavam a dialética em relação aos paradoxos da fé que precipitavam crises que, por sua vez, passavam a ser a condição para a revelação da verdade.
III -   Alguns pontos Chaves.
A -    Talvez o conceito teológico fundamental do movimento seja aquele do Deus soberano e completamente livre.
1 -     Que é totalmente outro em relação a Sua criação, quando à forma como ela é controlada, redimida, e como Ele determina revelar-Se a ela.
B -     A auto-reveção de Deus, um ato dinâmico da graça, ao qual a resposta da humanidade deve ser escutada.
1 -     Essa revelação é a Palavra de Deus num sentido tríplice:
2 -     As Escrituras que apontam para a palavra que Se fez carne e o sermão que é o veículo para a proclamação do Verbo que Se faz carne.
a -      A Palavra se faz carne não se respeito ao Jesus histórico.
b -     A escritura contém a Palavra, mas não é a palavra.
c -      A Palavra é proclamada e testemunhada para o corpo de Cristo, no corpo e através do corpo, mediante a obra do Espírito Santo.
C -     O movimento também ressaltava a pecaminosidade do ser humano.
1 -     O Deus soberano e livre que Se revela a humanidade e criação caída.
2 -     A totalidade odos esforços da humanidade para fazê-lo, mediante seus pensamentos e atos religiosos, morais e éticos não valem nada.
IV -   Sua relevância
A -    O movimento neo-ortodoxo tem feito várias contribuições importantes à Teologia do séc. XX.
1 -     Ao ressaltar que as Escrituras contêm a Palavra, enfatizou a unidade das Escrituras e ajudou a precipitar um novo interesse pela hermenêutica.
2 -     Com sua rejeição do liberalismo protestante do século XIX e sua volta aos princípios da Reforma, ajudou a renovar o interesse pela teologia dos reformadores do séc. XVI e pelos antigos pais da igreja.
3 -     A doutrina da cristologia tem sido examinada com mais cuidado com mais cuidado.
B -     A neo-ortodoxia está ligada a seu próprio Zeitgeist
1 -     Certos elementos inerentes têm impedido sua continuação continua influência.
a -      Sua dialética tem apresentado conceitos confusos:
&  Possibilidade impossível
&  História além do tempo
b -     A declaração de Barth sobre as escrituras, tem sido visto como uma rejeição da sola Scriptura infalível do protestantismo conservador.
2 -     O fato de alguns dos neo-ortodoxos dependerem do existencialismo e de outros conceitos do séc. XIX e XX teve o seguinte resultado:
a -      Quando aqueles conceitos caíram da moda, a neo-ortodoxia também caiu.
3 -     Talvez a fraqueza dentro do movimento tenha sido seu pessimismo quanto à fidedignidade e validade da razão humana.
a -      Se não é possível confiar na razão humana, segue-se, portanto, que não é possível confiar na neo-ortodoxia.
b -     Visto que a neo-ortodoxia depende da razão humana.

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