Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

12 setembro 2012

Qual o Limite entre o Prazer e a Glutonaria


Antes de começarmos a debater o assunto imaginemos que nosso corpo fosse um veículo e que esse veículo em um certo percurso faltasse combustível, o que ocorreria? É evidente que ele pararia de funcionar, do mesmo modo são os alimentos para a nossa vida, eles são a base da nossa sobrevivência, e é por essa razão que precisamos nos alimentar, sem ele não poderíamos sobreviver por muito tempo e todas as substâncias necessárias para o nosso desenvolvimento são encontrados nos alimentos.  Cada pessoa se alimenta de acordo com seu modo de vida, para suprir as suas necessidades diárias.
Quando nos alimentamos devemos ter a sensação de prazer ao realizar cada refeição, contudo, muitas pessoas têm distorcido a sensação prazerosa de ter se deliciado com uma boa refeição, com o desejo insaciado de querer comer cada vez mais e mais, não distinguindo a sensação da necessidade com a da vontade, ou do prazer com a gula.  Cada pessoa é atraída por aquilo que gosta e que é agradável aos seus olhos, como Eva foi atraída pelo fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, que era boa para se comer, agradável aos seus olhos (Gênesis 3.6).
Não podemos dizer que os alimentos que comemos são desagradáveis, pois quem em seu estado normal poderia comer uma carne que foi esquecida no forno por alguns dias e ela já não tem a mesma aparência de quando foi feita?  Ou, quem poderia comer uma fruta caída há dias no chão?.  Sabemos que somos atraídos pela nossa própria cobiça como diz  Tiago 1:14-15  “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.  Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.  Então, qual será o limite entre o prazer de se fazer uma boa refeição com a gula?   Pois, sabemos que também  podemos ser tentados pela comida!, basta comer além do que precisamos.  Deus nos diz em Êxodo 20:17  “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo”.  Sabemos que nesse mandamento está subentendido o ato de não cobiçar coisa alguma, mas, o ato de cobiçar algo está relacionado com as intenções oculta do nosso coração que mais tarde irão se manifestar em ações concretas, e a glutonaria esta relacionada com fato de comermos além do que necessitamos, é por isso que ela passa a ser um tipo de cobiça, já que estamos comendo além do que necessitamos.
E como podemos vencer a glutonaria, caso possua? Será que é à base de tratamentos intensivos com internações e remédios? Ou com sessões junto com um psicólogo?  Na realidade o que precisamos saber e fazer para superar a glutonaria é:  Em primeiro lugar devemos reconhecer que temos esse problema, e em seguida reconhecer que só há uma maneira de supera-la, é pedindo forças a Deus e Ele nos ajudará como diz em João 14:13-14 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.  Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”, e tendo um espírito de humildade inclinando os nossos corações para Deus  “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiçaSalmo 119.36.  Também devemos esperar e confiar os nossos caminhos ao Senhor, pois esperando nEle faz com que superemos todas as nossas dificuldades Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Salmo 42.5, e confiando nEle nos ajudará a vencer a gula Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”. Salmo 37.5. Temos as ferramentas necessárias para supera a glutonaria, basta crê que Deus irá nos ajudar pois  ele é fiel para conosco mesmo nós sendo infiéis (2 Timóteo 2:13  “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”.). então o que estamos esperando? Comecemos a orar ao nosso Deus para que Ele nos ajude a vencer a glutonaria, e tenhamos a plena certeza que Ele nos ouvirá e nos ajudará a superá-la. Lembremos do que Paulo escreveu em Filipenses 4.13 dizendo que podemos fazer tudo pois temos a Deus que nos fortalece.

Um comentário: