Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

24 outubro 2012

19º Distintivo Batista


19º DISTINTIVO – PRÁTICA ECLESIÁSTICA
A DISCIPLINA ECLESIÁSTICA
Conceito Teológico
A igreja local tem o dever de se manter pura através da prática da disciplina eclesiástica (I Co 5:1-8). A disciplina deve ser aplicada a membros que caiam tanto em erro doutrinário quanto em qualquer outro pecado. Ela deve ser praticada em espírito de brandura (Gl 6:1), com provas concretas na forma de duas ou três testemunhas, especialmente no caso de pastores (I Tm 5:19), e com as devidas oportunidades dadas para o membro se arrepender (Mt 18:15-18; Tt 3:10). Na Bíblia, a disciplina inclui a recusa da comunhão com o cristão desobediente (I Co 5:9-11; II Ts 3:14-15) ou até a excomunhão do rol de membros (Mt 18:15-18; I Co 5:3-5; I Tm 1:20). A disciplina eclesiástica deve sempre ser praticada quando um membro se mostrar intransigente em algum erro doutrinário ou moral. Embora não haja uma lista de pecados merecedores de disciplina, a Bíblia condena, entre outros, tais pecados como sexo ilícito – inclusive o homossexualismo, adultério, prostituição e fornicação – a provocação de discórdias, dissensões e facções, a bebedice, a glutonaria, a mentira, a fofoca e a falta de freqüência aos cultos (Rm 1:18-27; I Ts 4:3-8; Mt 5:27-28; Gl 5:19-21; Cl 3:5-9; Hb 10:25).
História
A prática da disciplina eclesiástica depende em grande parte do modelo eclesiástico que uma igreja adota. Igrejas que adotam o modelo estatal, tais como Igreja Católica, Igreja Luterana e a Igreja Presbiteriana, acham que todos os cidadãos do país devem aderir aos dogmas oficiais da Igreja, embora entendam que nem todos serão cristãos de fato. Consequentemente, tais igrejas historicamente não têm tolerado divergências de doutrinas, usando “o braço do poder temporal” (o governo) para “disciplinar” os hereges. Assim, todas estas igrejas perseguiram os anabatistas, batistas e outros grupos divergentes. Igrejas que adotam o modelo livre, tais como anabatistas, batistas e congregacionalistas, entendem que a igreja é uma associação voluntária de pessoas que professam a fé em Jesus como Salvador e que seguem a mesma fé, e ordem. Consequentemente, a igreja não persegue aqueles que pecam ou divergem da fé, mas também não tolera condutas e crenças erradas dentro do seu rol de membros. Assim, uma característica destas igrejas sempre tem sido a disciplina eclesiástica.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·                Algumas igrejas toleram descrença e condutas pecaminosas dentro de seu rol de membros.
·                Muitas igrejas evangélicas toleram o pecado e raramente praticam a disciplina eclesiástica.
·                Muitas igrejas não respeitam a disciplina de outras igrejas, aceitando como membros pessoas que foram disciplinadas biblicamente.
·                A tolerância de condutas que a Bíblia denomina pecaminosas, tais como o homossexualismo, o lesbianismo, o adultério etc., estão se tornando uma norma cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário