Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

01 outubro 2012

História do hino 466 – Lutai por Cristo


 A história da origem deste cântico é relatada pelo autor, dr. George Duffield, em uma carta datada de 29 de maio de 1883:
  Lutai por Cristo foi a derradeira mensagem do reverendo Dudley A. Tyng, à Associação Cristã de Moços, e aos ministros associados a ele na “Reunião de Oração ao Meio Dia”, durante o reavivamento de 1858, conhecido geralmente como o Trabalho de Deus em Philadelphia. Tyng, meu querido amigo pessoal, é tido por mim como um dos mais nobres, bravos e viris homens que já encontrei… no domingo, antes de sua morte, ele pregou no imenso edifício conhecido como Jaynes’ Hall, um dos sermões mais bem sucedidos dos tempos modernos. Dos cinco mil homens lá reunidos, crê-se que pelo menos uns mil foram ‘sacrificados’ ao Senhor. Seu texto foi Êxodo 10:11, e daí, a alusão na terceira estrofe do cântico.
  “Na quarta-feira seguinte, deixando o seu escritório por um momento, desceu ao estábulo, onde uma mula estava trabalhando, puxando moinho, debulhando milho. Ao acariciá-la no pescoço, a manga de seu roupão de seda ficou presa num dos dentes da engrenagem e seu braço foi arrancado totalmente. Sua morte ocorreu em poucas horas … No domingo seguinte, o autor do cântico pregou sobre Efésios 6:14, e os versos do cântico foram escritos simplesmente como exortação final. O superintendente da Escola Dominical imprimiu-os em folhas avulsas para as crianças – Uma das cópias foi parar num jornal batista – e deste jornal, tem ido em traduções em inglês, alemão e latim, por todo o mundo.”
  A melodia “Webb” é também conhecida como “Morning Light” (Luz Matinal), “Millennial Dawn” (O Amanhecer do Milênio) e “Goodwin”, e foi escrita originalmente por George James, Webb, em 1839, para uma letra secular. Tornou-se, no entanto, apropriada para o cântico de Duffield.

Fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historias_hinos/ha_345.htm, que cita Histórias de Hinos e Autores- CMA – Conservatório Musical Adventista e “The Story of Our Hymns” Haussler, pág. 324, 325, Eden Publishing House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário