Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

30 novembro 2012

JESUS E AS ESCRITURAS SAGRADAS


Quer sejamos pastores, líderes da igreja ou apenas leigos com o desejo de ser bem informados, temos de manejar bem a Bíblia. Nisto, como em tudo, Jesus é o nosso exemplo. Ele citou diretamente, ou fez referências, as Escrituras (o que chamamos hoje de Antigo Testamento) em muitos contextos. Aprendamos com o Mestre a usar nossa Bíblia.
Jesus usou as Escrituras em relação a si mesmo.
Desde seu confronto com Satanás no deserto, no início de seu ministério (Mt 4.1- 11) à sua morte agonizante na cruz (Sl 22), nosso Senhor usou as Escrituras para revelar a vontade de Deus em diferentes
circunstâncias. Até onde sabemos, ele citou ou parafraseou textos de Êxodo, Deuteronômio, Levíticos, Salmos e Isaías.
Além disso, ele fez aplicações mais amplas e universais dos princípios revelados. Isto é amplamente ilustrado em sua aplicação de Isaías 61.1-2, mostrando que a profecia sagrada descrevia sua própria missão. (Também profeticamente, seus ouvintes tentaram matá-lo quando ele terminou de falar.)
Jesus usou as Escrituras em situações do dia a dia.
Ao ser desafiado na casa de Mateus, por estar comendo com pessoas de má reputação (Mt 9.12-13), Jesus mandou que seus críticos estudassem Oseias 6.6, sobre os valores da misericórdia e do sacrifício de
animais. Ao ser abordado no meio de um campo de trigo (Mt 12.3-4) porque havia permitido que os discípulos colhessem grãos no sábado, Jesus respondeu com a história de Davi e o pão consagrado de
1Samuel 21.1-6.
Quando exigiram que ele fizesse um milagre (Mt 12.38-41), Jesus previu sua ressurreição, à maneira do livro de Jonas. Ele analisou a hipocrisia do momento (Mt 15.7-9) citando Isaías 29.13. Para definir o casamento (Mt 22.24-40), ele citou Gênesis 2.24. Ele justificou a limpeza do templo (Mt 21,13) com base na autoridade de Isaías 56.7 e Jeremias 7.1.
E — o exemplo mais famoso de todos — quando Jesus foi desafiado a citar o mandamento mais importante da Lei (Mt 22.34-40), ele, com toda autoridade, combinou Deuteronômio 6.5 e Levítico 19.18 para apresentar o primeiro e o segundo mandamentos, e acrescentou: “Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.
O que Jesus nos ensina sobre o uso da Bíblia?
Primeiro, temos de ler a Bíblia, e continuar lendo-a. Não podemos nos basear apenas nos comentários bíblicos, por mais úteis que sejam.
Segundo, devemos usá-la em nosso próprio benefício, para contra-atacar a tentação, como guia de vida e nas circunstâncias extremas. Somos mais eficientes quando compartilhamos as coisas que usamos bastante.
Terceiro, cada palavra que ensinamos do Antigo ou do Novo Testamentos têm de ser à luz do Grande Mandamento, que é amarmos a Deus e ao próximo. “Versículos isolados” têm sido mal usados em várias
circunstâncias — para justificar a escravidão, por exemplo. Mas a Bíblia como um todo, especialmente tendo o Grande Mandamento como padrão eterno, é a Palavra da Vida (Fp 2.16) e a Palavra da Verdade (2Tm 2.15; Tg 1.18).
Sigamos o exemplo de nosso Mestre.
(Pulpit Helps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário