Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

22 janeiro 2013

Devocional Boa Semente 22/01/2013


Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou e levantou contra ela grandes baluartes; e encontrou-se nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas (Eclesiastes 9:14-16).

A SABEDORIA SEMPRE É MELHOR

Essa pequena história nos ensina duas importantes lições sobre a sabedoria. Primeiro, a sabedoria é melhor que a força. Na batalha, um único homem derrotou um poderoso rei. Certamente isso pode ser considerado uma vitória esmagadora!
No entanto, sempre preferimos o caminho da força ao da sabedoria. Existe uma fascinação na força e no poder à qual nosso coração é atraído. Usamos palavras e gestos poderosos para impressionar, inclusive na esfera espiritual. Mas esta não é a maneira de Deus. Ele diz: "A sabedoria é a coisa principal... Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro!" (Provérbios 4:7; 16:16). Se Deus valoriza assim a sabedoria, então temos de valorizá-la na mesma medida também.
A lição do povo também é vital: ninguém se lembrou do pobre homem sábio. Embora a sabedoria seja melhor que a força, ela não nos tornará famosos ou nos fará ser reconhecidos. O mundo é movido pela grandeza visível: fama, posses, poder, agressividade, atrevimento. A sabedoria é muito tranqüila para causar uma impressão desse nível. Mas se quisermos que o Senhor nos "entregue a cidade" onde Ele nos colocou, a sabedoria continua sendo o único caminho do verdadeiro progresso espiritual.
"O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade" (Provérbios 15:33). O Senhor sempre tem uma palavra verdadeira para cada situação - um princípio, conselho, instrução em Sua Palavra para nos guiar corretamente. Não importa se todas as outras pessoas se esquecem dos sábios, o Deus vivo lhes dá Sua eterna aprovação e recompensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário