Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

17 março 2013

A Fé e As Obras - II

Somos justificados pela fé ou pelas obras?
Rm. 3.28, “o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”
Tg. 2.24, “o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.”
Introdução - Os evangélicos de hoje ainda estão divididos sobre o evangelho. Os judaizantes do passado pregaram que a justiça provém das obras (At. 15.1; Gl. 2.21). Existem muitos evangélicos hoje que pregam que a graça não é suficiente para preservar os salvos até o dia de Jesus Cristo. Pregam que, além de crer em Cristo Jesus é necessário ser batizado , falar línguas , ser fiel às Escrituras , guardar o sábado , e outros deveres diversos . Portanto, os evangélicos ensinam igual aos judaizantes, pois adicionam obras à graça para efetuar uma eterna salvação, ou seja, a salvação não é por Deus somente pela graça, mas incluem as obras do homem.
Existem os que pregam que a salvação é puramente pela graça de Deus e que Ele termina aquilo que Ele começou (Jo. 10.27-30; Fp. 1.6; Jd. 24-25). Dizer que é necessário uma obra qualquer do homem salvo para manter, selar, completar, ou manter a sua salvação de qualquer forma, não é a mensagem de Cristo (Mt. 4.17) e nem dos apóstolos (At. 15.7-11; 20.21) e portanto não é uma mensagem alternativa do evangelho. Tal pregação não é salvação mas é maldição (Gl. 1.6-9). Tal pregação não é uma pregação bíblica da graça, mas uma heresia que fundamenta uma suposta salvação pelas obras (Rm. 11.6; Gl. 5.1-4). Então se vê que os evangélicos estão divididos sobre o evangelho.
As passagens principais usadas nessa confusão são Romanos 3 ou Gálatas 2 e Tiago 2. Tudo se traz ao equilíbrio quando é considerado que Paulo e Tiago estão ensinando verdades bíblicas e inspiradas. Todavia não estão ensinando a mesma verdade ao mesmo grupo de pessoas. É como foi dito por um teólogo: “O pecador é justificado pela fé. A fé do cristão é justificada pelas obras” (Dr. J. B. Link, citado pelo B. H. Carroll).
Resumindo: Paulo ensina que há uma justificação diante de Deus e essa é somente pela fé nas obras de Cristo na cruz pelos pecadores que se arrependem e creem. Você tem essa justificação? Se tiver, a sua fé é de Deus pela graça.
Tiago ensina que há também uma justificação diante dos outros e essa justificação é pelas obras do cristão em obediência à Palavra de Deus. A lealdade do cristão é provada pelas obras. Você tem essa manifestação bíblica da sua fé diante dos outros? Se não tiver, a sua fé é morta.
Observando uns Versículos Prediletos dos Confusos – Mesmo com essas principais passagens esclarecidas muitos evangélicos insistem com uma margem de ousadia que as obras são necessárias para obter ou manter a salvação.
Existem muitos que enfatizam que a bíblia coloca o ensino do batismo junto com a fé para ensinar que Deus exige tanto a fé em Cristo quanto o batismo para haver a salvação. Estes afirmam que os muitos casos bíblicos que claramente mencionam estes dois conceitos juntos são necessariamente juntos por ser essenciais para uma salvação completa. Resumindo: creem que essas obras do pecador e da igreja são necessárias para inicialmente serem salvos ou para posteriormente manterem-se salvos.
Se separar tais passagens do resto da bíblia, e, se desprezar a obra completa da alma de Cristo que satisfez o Seu Pai (Is. 53.10-11), então, com essa hermenêutica anti-bíblica (II Pe. 1.20) pode sustentar essa heresia. Mas, se acoplar essas passagens com o que ensina o resto da Palavra de Deus, especialmente com as verdades de Paulo e Tiago, entenderá perfeitamente o relacionamento do batismo com a fé na salvação.
Os que afirmam tal heresia estão confusos. Se houver apenas um versículo no seu contexto que nos ensina nitidamente que a salvação é pela fé e não pelas obras (Ef. 2.8-9), nunca pode ser tolerada a mínima ideia que a salvação seja de outra forma (Rm. 16.17; Fp. 3.2; Gl. 2.21; Cl. 2.8). Repetindo, se for estabelecido biblicamente o ensino em que as obras dos homens ou da igreja tornam impossível a salvação pela graça (Rm. 11.6), jamais poderá ser tolerada a confusão criada pela interpretação contrária ao evangelho verdadeiro (Gl. 1.6-9). O evangelho é explícito na sua afirmação: A salvação é somente pela graça (Ef. 2.4-9). Se as obras entram para obter a salvação, a graça é aniquilada (Rm. 4.4-5).
Tomando a luz dos ensinos de Paulo e de Tiago e examinando as passagens usadas para sustentar a confusão, entenderemos melhor que as obras nunca são para nos salvar mas sempre porque somos salvos.
Heresia número 1: Batismo e a Fé são Necessários para a Salvação - Existem as passagens que aparentemente enfatizam que o batismo junto com a fé é salvação. Quando essas passagens são submetidas aos ensinos de Paulo e Tiago, a aparência é trocada pela realidade, a dúvida é substituída pela confiança e a heresia esclarecida pela doutrina apostólica.
Sim, aquele que crê e for batizado será salvo (Mc. 16.16); sim, para a remissão dos pecados é necessário arrepender-se e ser batizado (At. 2.38); sim, aqueles que são batizados em Cristo (Rm. 6.3-5) são salvos. Essas pessoas que creem e submetem-se ao batismo testemunham pelas suas obediências que têm a fé verdadeira, ou seja, aquela fé que deleita-se na lei do Senhor. Se a fé não manifestasse as obras de obediência, seria uma fé morta.
A fé que tem as obras de obediência é uma fé verdadeira e por isso há justificação por ela. Rm. 6.3-5 enfatiza essa verdade. Os batizados são aqueles que pela fé morreram, foram sepultados e ressurretos em Cristo. Por estarem em Cristo andam em novidade de vida. O apóstolo Paulo raciocina: não sabeis que “todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?”. Os que se submetem a ser batizados declaram que morreram com Cristo já. Todavia ele não diz que somos mortos com Ele pelo batismo. É lógico: Todos que foram sepultados com Ele pelo batismo na morte, ou seja, naquela morte que o batismo figura, como Cristo foi literalmente ressuscitado dentre os mortos, estes andarão publicamente “também em novidade de vida.” Todavia não é pela figura do batismo mas pela fé em Cristo que somos atualmente ressurretos e capacitados a andarmos em novidade de vida. A salvação completa é assegurada pela fé neste Jesus Cristo que morreu, foi sepultado e ressurreto no lugar do pecador. A salvação é completa em Cristo e outorgada pela fé. O batismo apenas declara essa fé.
Os que creem pela fé, os que identificam com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo devem se batizar. Por quê? São estes que têm a fé verdadeira para com Deus, e por isso, buscam ser obedientes a Deus.
Foi Deus que pediu que publiquemos a nossa fé pelo batismo. Então, seria correto dizer: aquele que crê e, sendo possível, não for batizado, não será salvo. O fato de não ser obediente, quando tiver a oportunidade, revela que a sua fé é falsa. Aquele que tem uma fé que não obedeça a Deus jamais será salvo.
Heresia número 2. Fidelidade às Escrituras é Necessária para a Salvação - Aqueles que enfatizam fidelidade às Escrituras para manter a salvação erram um pouco, digo, erram um pouco demais. Erram para a perdição, pois não creem em Cristo como O caminho único para estarem com o Pai (Jo. 14.6). A bíblia ensina que aquele que tem a fé verdadeira será fiel às Escrituras, pois ausente tais obras, evidente é que aquela fé é morta. Ou, melhor, aquele que é salvo perseverá até ao fim (Mt 24.13, “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”). Se não tiver a fé verdadeira não perseverá até ao fim. A fé verdadeira testifica-nos e aos outros pela nossa fidelidade às Escrituras. É como a parábola das dez virgens (Mt. 25). Aquelas que têm a fé verdadeira são aquelas que fizeram os preparativos prévios e estavam prontas para quando o Noivo chegar. As outras tinham uma fé que as levavam a esperar pelo Noivo, mas na hora decisiva, testemunharam a todas a falta dos preparativos prévios, ou seja, as obras de uma fé verdadeira (Ef. 2.10; Tg. 2.17-19).
Você tem sido justificado diante de Deus por Jesus Cristo? Você já está apresentado diante de Deus como um justo e inocente através da sua fé em Jesus Cristo? Se ainda não foi declarado justo diante de Deus por ter as obras de Cristo em seu favor, qualquer obra que se faz não adianta nada para com Deus em seu favor. Se ouvirdes a Sua voz agora, arrependa-se dos seus pecados e creia já em Jesus Cristo como Seu Salvador! Sem fé as obras em nada importam!
As suas obras como um Cristão manifestam que você já está em Cristo? A sua fé está demonstrando uma crescente obediência e conformidade à imagem de Cristo? Se a sua fé não tiver as obras de obediência a sua fé é falsa!
Correção gramatical: Edson Elias Basilio - 12/2009
Bibliografia
BÍBLIA SAGRADA. São Paulo, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, 1994.
CARROLL, B. H., B. H. Carroll’s Interpretation of the Whole Bible., em CD, kdoidaho@earthlink.net
Let Us Reason Together, A Fe Sem as Obras é Morta, tradução por Mary Schultz, http://www.cpr.org.br/fe_sem_obras.htm
11/2009 Presidente Prudente, São Paulo
Pastor Calvin G Gardner – http://www.PalavraPrudente.com.br – PastorCalvin@PalavraPrudente.com.br

Autor: Pr Calvin Gardner
Correção gramatical: Edson Elias Basilio - 12/2009
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário