Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

11 abril 2013

Deus e só Deus (Jó 28.1-28)

Permita que eu ofereça uma definição simples de sabedoria. Sabedoria é olhar para a vida do ponto de vista de Deus. Quando empregamos a sabedoria estamos vendo a vida como Deus a vê. Esta é a razão de ser tão importante pensar os pensamentos de Deus. Você olha para as dificuldades e provações como Deus olha para elas. Olha para a vida familiar e a criação de filhos como Deus a vê. Interpreta os eventos correntes como Deus os interpretaria. Concentra-se na visão a longo prazo. Vê a verdade, embora ao seu redor tudo seja engano e mentiras.
Vamos avançar um pouco mais e definir outro termo bíblico: compreensão. O que significa? Compreender é reagir às dificuldades e desafios da vida como Deus quer que reajamos. Não em pânico e confusão. Não deixando de lado as coisas preciosas para nós nem comprometendo nossa integridade. Em vez disso, quando temos compreensão, reagimos aos desafios da vida como Deus quer que reajamos. Confiamos nele. Cremos nele. Recusamos ter medo. Não vivemos segundo impulsos humanos ou de acordo com a cultura politicamente correta de hoje.
Como é terrivelmente importante que nos mantenhamos firmes na sabedoria, reagindo com entendimento. Nenhuma dessas coisas pode ser obtida por esforço próprio ou como resultado da nossa busca. Deus provê ambas graciosamente. O versículo 20 faz duas perguntas importantes:
“De onde vem, então, a sabedoria? Onde habita o entendimento?”.
Não se trata de onde podemos obter conselho. Nem de onde vem a opinião. Eu poderia citar várias fontes, mas a maioria delas não vale o trabalho de ouvir. De onde então vem esta sabedoria? Onde podemos encontrar o verdadeiro entendimento?
Você pode receber quatro doutorados e jamais conseguir sabedoria ou entendimento. Com certeza não vai ter uma ideia do temor do Senhor nesse seu aprendizado. Mesmo nas melhores universidades não existe um curso sobre o temor do Senhor. A fonte? Deus e só Deus. Por “temor do Senhor” estou me referindo a um respeito enorme por Deus, acompanhado de ódio pessoal pelo pecado. Podemos ver agora por que Salomão escreveu: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Pv 9.10).
Dia a dia com os heróis da fé – Dr. Charles Swindoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário