Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

16 abril 2013

Um início brutal (Atos 5.29-32; 8.1-3)

Não devemos nos esquecer desse detalhe à medida que estudamos a vida do homem que chamavam de Paulo. É também preciso nos preparar para algumas surpresas bastante repulsivas. O primeiro retrato de Paulo (a quem encontramos primeiro como Saulo de Tarso) é tanto brutal quanto sangrento.
Se um artista fosse pintá-lo com pincel e tinta, nenhum de nós desejaria pendurá-lo em nossa sala de estar. O homem parece mais um terrorista que um seguidor devoto do judaísmo. Para nosso horror, o sangue do primeiro mártir espirrou nas roupas de Saulo enquanto ele ficava ali dando seu assentimento, cúmplice de um crime horrendo.
Durante toda a nossa vida adotamos naturalmente uma imagem mental cristianizada do apóstolo Paulo. Afinal de contas, foi ele quem nos deu as duas cartas aos coríntios. Paulo escreveu Romanos, a Carta Magna da vida cristã. Ele preparou a carta de libertação aos gálatas, exortando-os, assim como a nós, a viver na liberdade provida pela graça de Deus. Escreveu igualmente as epístolas da prisão e as cartas pastorais tão cheias de sabedoria e ricas de significado. Com base em tudo isso, você pensaria que o homem amava o Salvador desde o nascimento. Nem de longe.
Ele odiava o nome de Jesus. Em razão disso, Paulo se tornou um agressor reconhecido e violento, perseguindo e matando cristãos em lealdade ao Deus dos céus. Por mais chocante que pareça, nunca devemos esquecer o abismo do qual ele veio. Quanto mais compreendemos as trevas de seu passado, tanto mais compreenderemos sua profunda gratidão pela graça.
O primeiro quadro da vida de Paulo pintado nas Sagradas Escrituras não é o de uma criancinha embalada nos braços da mãe. Ele também não mostra um garoto judeu brincando com os amiguinhos da vizinhança pelas ruas estreitas de Tarso. O retrato original não é sequer um estudante de direito jovem e brilhante, sentado fielmente aos pés de Gamaliel. Essas imagens só nos levariam a pensar que ele teve um passado de livro de histórias. Em vez disso, nós o encontramos pela primeira vez simplesmente como “um jovem chamado Saulo”, participante do assassinato brutal de Estevão, de pé, “consentindo na morte” desse mártir (Atos 7.58; 8.1).
Esse é o Saulo verdadeiro que precisamos ver, a fim de apreciar realmente as verdades gloriosas das cartas do Novo Testamento escritas por ele. Não é de admirar que mais tarde Paulo viesse a ser conhecido como “o apóstolo da graça”.
Dia a dia com os heróis da fé – Dr. Charles Swindoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário