Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

28 maio 2013

A prova (Gênesis 22.1-2)

Por quê? Por que um Deus bom e amoroso pediria a um homem obediente e fiel para fazer isto? A resposta pode ser encontrada na linguagem original de Moisés, o autor humano inspirado de Gênesis. O termo hebraico nasah, traduzido como “prova” em Gênesis 22.1, contém a ideia de provar a qualidade de algo, geralmente submetendo-o a um determinado teste. Deus queria provar a validade, a autenticidade, da fé possuída por Abraão.

Lembre-se, no entanto, de que Deus é onisciente. Ele sabe todas as coisas, até mesmo o futuro. Ele conhecia o coração de Abraão melhor que o próprio Abraão. O propósito do teste não era satisfazer a curiosidade de Deus. Não se tratava de uma experiência. O lugar indicado no alto de um monte solitário na terra de Moriá seria o lugar da prova de Abraão.
Este seria o tempo e o lugar onde qualquer dúvida sobre a sua fé vacilante – tão evidente em suas mentiras (duas vezes) para salvar a pele e sua tentativa patética de cumprir a aliança por meio da serva de sua mulher – seria posta de lado. Sua família veria a sua fé, seus amigos também a veriam, nós veríamos mediante este registro e, provavelmente mais importante que tudo, Isaque a veria. Se a fé tivesse de ser demonstrada, aquele era então o dia.

O ponto em questão é: Abraão amava o dom de Deus ou o próprio Deus? Permita que eu suspenda por um momento a prova de Abraão e me precipite até o século XXI. Esta é uma das perguntas mais difíceis que um pai tem de considerar: Adoro os dons dados por Deus mais que adoro o Doador? Comecei a adorar os relacionamentos que Deus me concedeu em vez de aquele que me proporcionou essas alegrias?

Não responda depressa demais.

A palavra adorar vem de um termo anglo-saxão significando “valorizar”. Quando adoramos algo, estamos afirmando o seu valor para nós. Fazemos isto por meio de atos, assim como com nosso coração. Um pai deve se perguntar: “Valorizo mais ao meu filho que ao meu Deus?”. Para responder a essa pergunta, siga a trilha dos seus sacrifícios. Calcule os resultados. Seja muito honesto agora. A quem você sacrifica mais, ou com mais frequência?

Dia a dia com os heróis da fé – Dr. Charles Swindoll

Nenhum comentário:

Postar um comentário