Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

17 julho 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 4, dia 29)

Salmos 55-57


Salmos 55

 (1) Masquil de Davi para o músico-mor, sobre Neginote. INCLINA, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração, e não te escondas da minha súplica. (2) Atende-me, e ouve-me; lamento na minha queixa, e faço ruído, (3) Pelo clamor do inimigo e por causa da opressão do ímpio; pois lançam sobre mim a iniqüidade, e com furor me odeiam. (4) O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim. (5) Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu. (6) Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. (7) Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.) (8) Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade. (9) Despedaça, Senhor, e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. (10) De dia e de noite a cercam sobre os seus muros; iniqüidade e malícia estão no meio dela. (11) Maldade há dentro dela; astúcia e engano não se apartam das suas ruas. (12) Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. (13) Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. (14) Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus. (15) A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno; porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. (16) Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. (17) De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. (18) Livrou em paz a minha alma da peleja que havia contra mim; pois havia muitos comigo. (19) Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá), porque não há neles nenhuma mudança, e portanto não temem a Deus. (20) Tal homem pôs as suas mãos naqueles que têm paz com ele; quebrou a sua aliança. (21) As palavras da sua boca eram mais macias do que a manteiga, mas havia guerra no seu coração: as suas palavras eram mais brandas do que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas. (22) Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado. (23) Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade dos seus dias; mas eu em ti confiarei.

Salmos 56

 (1) Mictão de Davi para o músico-mor sobre Jonate-Elém-Recoquim, quando os filisteus o prenderam em Gate. TEM misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime. (2) Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. (3) Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. (4) Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. (5) Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. (6) Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma. (7) Porventura escaparão eles por meio da sua iniqüidade? Ó Deus, derruba os povos na tua ira! (8) Tu contas as minhas vagueações; põe as minhas lágrimas no teu odre. Não estão elas no teu livro? (9) Quando eu a ti clamar, então voltarão para trás os meus inimigos: isto sei eu, porque Deus é por mim. (10) Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra. (11) Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. (12) Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças; (13) Pois tu livraste a minha alma da morte; não livrarás os meus pés da queda, para andar diante de Deus na luz dos viventes?

Salmos 57

 (1) Para o músico-mor. Al-Tachete. Mictão de Davi, quando fugia de diante de Saul na caverna. TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. (2) Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. (3) Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. (4) A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada. (5) Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra. (6) Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. (Selá.) (7) Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. (8) Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. (9) Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. (10) Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. (11) Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário