Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

25 julho 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 5, dia 7)

Salmo 79-81


Salmo 79

 (1) Salmo de Asafe. Ó DEUS, os gentios vieram à tua herança; contaminaram o teu santo templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras. (2) Deram os corpos mortos dos teus servos por comida às aves dos céus, e a carne dos teus santos às feras da terra. (3) Derramaram o sangue deles como a água ao redor de Jerusalém, e não houve quem os enterrasse. (4) Somos feitos opróbrio para nossos vizinhos, escárnio e zombaria para os que estão à roda de nós. (5) Até quando, SENHOR? Acaso te indignarás para sempre? Arderá o teu zelo como fogo? (6) Derrama o teu furor sobre os gentios que não te conhecem, e sobre os reinos que não invocam o teu nome. (7) Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas. (8) Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos. (9) Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome. (10) Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele conhecido entre os gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado. (11) Venha perante a tua face o gemido dos presos; segundo a grandeza do teu braço preserva aqueles que estão sentenciados à morte. (12) E torna aos nossos vizinhos, no seu regaço, sete vezes tanto da sua injúria com a qual te injuriaram, Senhor. (13) Assim nós, teu povo e ovelhas de teu pasto, te louvaremos eternamente; de geração em geração cantaremos os teus louvores.

Salmo 80

 (1) Para o músico-mor. Sobre Shoshanim Edute. Salmo de Asafe. TU, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece. (2) Perante Efraim, Benjamim e Manassés, desperta o teu poder, e vem salvar-nos. (3) Faze-nos voltar, ó Deus, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (4) Ó SENHOR Deus dos Exércitos, até quando te indignarás contra a oração do teu povo? (5) Tu os sustentas com pão de lágrimas, e lhes dás a beber lágrimas com abundância. (6) Tu nos pões em contendas com os nossos vizinhos, e os nossos inimigos zombam de nós entre si. (7) Faze-nos voltar, ó Deus dos Exércitos, e faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos. (8) Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste. (9) Preparaste-lhe lugar, e fizeste com que ela deitasse raízes, e encheu a terra. (10) Os montes foram cobertos da sua sombra, e os seus ramos se fizeram como os formosos cedros. (11) Ela estendeu a sua ramagem até ao mar, e os seus ramos até ao rio. (12) Por que quebraste então os seus valados, de modo que todos os que passam por ela a vindimam? (13) O javali da selva a devasta, e as feras do campo a devoram. (14) Oh! Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vide; (15) E a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti. (16) Está queimada pelo fogo, está cortada; pereceu pela repreensão da tua face. (17) Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fortificaste para ti. (18) Assim nós não te viraremos as costas; guarda-nos em vida, e invocaremos o teu nome. (19) Faze-nos voltar, SENHOR Deus dos Exércitos; faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.

Salmo 81

 (1) Salmo de Asafe para o músico-mor, sobre Gitite. EXULTAI a Deus, nossa fortaleza; jubilai ao Deus de Jacó. (2) Tomai um salmo, e trazei junto o tamborim, a harpa suave e o saltério. (3) Tocai a trombeta na lua nova, no tempo apontado da nossa solenidade. (4) Porque isto era um estatuto para Israel, e uma lei do Deus de Jacó. (5) Ordenou-o em José por testemunho, quando saíra pela terra do Egito, onde ouvi uma língua que não entendia. (6) Tirei de seus ombros a carga; as suas mãos foram livres dos cestos. (7) Clamaste na angústia, e te livrei; respondi-te no lugar oculto dos trovões; provei-te nas águas de Meribá. (Selá.) (8) Ouve-me, povo meu, e eu te atestarei: Ah, Israel, se me ouvires! (9) Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho. (10) Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. (11) Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. (12) Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. (13) Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! se Israel andasse nos meus caminhos! (14) Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários. (15) Os que odeiam ao SENHOR ter-se-lhe-iam sujeitado, e o seu tempo seria eterno. (16) E o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário