Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

26 agosto 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 6, dia 06)

Provérbios 19-21


Provérbios 19

 (1) MELHOR é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo. (2) Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés. (3) A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR. (4) As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa. (5) A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará. (6) Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes. (7) Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada. (8) O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. (9) A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá. (10) Ao tolo não é certo gozar de deleites; quanto menos ao servo dominar sobre os príncipes! (11) A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão. (12) Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência. (13) O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher. (14) A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente. (15) A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome. (16) O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá. (17) Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. (18) Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. (19) O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo. (20) Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. (21) Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. (22) O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso. (23) O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum. (24) O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca. (25) Açoita o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende ao entendido, e aprenderá conhecimento. (26) O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra. (27) Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento. (28) O ímpio escarnece do juízo, e a boca dos perversos devora a iniqüidade. (29) Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

Provérbios 20

 (1) O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio. (2) Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma. (3) Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido. (4) O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá. (5) Como as águas profundas é o conselho no coração do homem; mas o homem de inteligência o trará para fora. (6) A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará? (7) O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele. (8) Assentando-se o rei no trono do juízo, com os seus olhos dissipa todo o mal. (9) Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? (10) Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação ao SENHOR, tanto um como outro. (11) Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. (12) O ouvido que ouve, e o olho que vê, o SENHOR os fez a ambos. (13) Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. (14) Nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então se gabará. (15) Há ouro e abundância de rubis, mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa. (16) Ficando alguém por fiador de um estranho, tome-se-lhe a roupa; e por penhor àquele que se obriga pela mulher estranha. (17) Suave é ao homem o pão da mentira, mas depois a sua boca se encherá de cascalho. (18) Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra. (19) O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios. (20) O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas. (21) A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada. (22) Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará. (23) Pesos diferentes são abomináveis ao SENHOR, e balança enganosa não é boa. (24) Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? (25) Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos. (26) O rei sábio dispersa os ímpios e faz passar sobre eles a roda. (27) O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. (28) Benignidade e verdade guardam ao rei, e com benignidade sustém ele o seu trono. (29) A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs. (30) Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.

Provérbios 21

 (1) COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. (2) Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações. (3) Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício. (4) Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado. (5) Os pensamentos do diligente tendem só para a abundância, porém os de todo apressado, tão-somente para a pobreza. (6) Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. (7) As rapinas dos ímpios os destruirão, porquanto se recusam a fazer justiça. (8) O caminho do homem é todo perverso e estranho, porém a obra do homem puro é reta. (9) É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta. (10) A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos. (11) Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e o sábio quando é instruído recebe o conhecimento. (12) O justo considera com prudência a casa do ímpio; mas Deus destrói os ímpios por causa dos seus males. (13) O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido. (14) O presente dado em segredo aplaca a ira, e a dádiva no regaço põe fim à maior indignação. (15) O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição para os que praticam a iniqüidade. (16) O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará. (17) O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. (18) O resgate do justo é o ímpio; o do honrado é o perverso. (19) É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça. (20) Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os esgota. (21) O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. (22) O sábio escala a cidade do poderoso e derruba a força da sua confiança. (23) O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. (24) O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba. (25) O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. (26) O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém. (27) O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção! (28) A falsa testemunha perecerá, porém o homem que dá ouvidos falará sempre. (29) O homem ímpio endurece o seu rosto; mas o reto considera o seu caminho. (30) Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o SENHOR. (31) Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário