Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

06 agosto 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 5, dia 17)

Salmo 109-111


Salmo 109

 (1) Salmo de Davi para o músico-mor. Ó DEUS do meu louvor, não te cales, (2) Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa. (3) Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa. (4) Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração. (5) E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor. (6) Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita. (7) Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado. (8) Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício. (9) Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher. (10) Sejam vagabundos e pedintes os seus filhos, e busquem pão fora dos seus lugares desolados. (11) Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem os estranhos o seu trabalho. (12) Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos. (13) Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração. (14) Esteja na memória do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe. (15) Antes estejam sempre perante o SENHOR, para que faça desaparecer a sua memória da terra. (16) Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia; antes perseguiu ao homem aflito e ao necessitado, para que pudesse até matar o quebrantado de coração. (17) Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele. (18) Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite. (19) Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre. (20) Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma. (21) Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me, (22) Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim. (23) Vou-me como a sombra que declina; sou sacudido como o gafanhoto. (24) De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece. (25) E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças. (26) Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia. (27) Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, SENHOR, o fizeste. (28) Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; quando se levantarem fiquem confundidos; e alegre-se o teu servo. (29) Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubram-se com a sua própria confusão como com uma capa. (30) Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão. (31) Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma.

Salmo 110

 (1) Salmo de Davi. DISSE o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. (2) O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. (3) O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. (4) Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. (5) O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. (6) Julgará entre os gentios; tudo encherá de corpos mortos; ferirá os cabeças de muitos países. (7) Beberá do ribeiro no caminho, por isso exaltará a cabeça.

Salmo 111

 (1) LOUVAI ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR de todo o meu coração, na assembléia dos justos e na congregação. (2) Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. (3) A sua obra tem glória e majestade, e a sua justiça permanece para sempre. (4) Fez com que as suas maravilhas fossem lembradas; piedoso e misericordioso é o SENHOR. (5) Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança. (6) Anunciou ao seu povo o poder das suas obras, para lhe dar a herança dos gentios. (7) As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos. (8) Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão. (9) Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome. (10) O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário