Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

02 outubro 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 6, dia 30)

Oséias 5-7


Oséias 5

 (1) OUVI isto, ó sacerdotes, e escutai, ó casa de Israel, e dai ouvidos, ó casa do rei, porque contra vós se dirige este juízo, visto que fostes um laço para Mizpá, e rede estendida sobre o Tabor. (2) Os revoltos se aprofundaram na matança; mas eu castigarei a todos eles. (3) Eu conheço a Efraim, e Israel não se esconde de mim; porque agora te tens prostituído, ó Efraim, e Israel se contaminou. (4) Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao SENHOR. (5) A soberba de Israel testificará no seu rosto; e Israel e Efraim cairão pela sua injustiça, e Judá cairá juntamente com eles. (6) Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao SENHOR, mas não o acharão; ele se retirou deles. (7) Aleivosamente se houveram contra o SENHOR, porque geraram filhos estranhos; agora em um só mês os consumirá com as suas porções. (8) Tocai a buzina em Gibeá, a trombeta em Ramá; gritai altamente em Bete-Áven; depois de ti, ó Benjamim. (9) Efraim será para assolação no dia do castigo; entre as tribos de Israel manifestei o que está certo. (10) Os príncipes de Judá são como os que mudam os limites; derramarei, pois, o meu furor sobre eles como água. (11) Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens. (12) Portanto a Efraim serei como a traça, e para a casa de Judá como a podridão. (13) Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga. (14) Porque para Efraim serei como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá: eu, eu o despedaçarei, e ir-me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre. (15) Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.

Oséias 6

 (1) VINDE, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida. (2) Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele. (3) Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (4) Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. (5) Por isso os abati pelos profetas; pelas palavras da minha boca os matei; e os teus juízos sairão como a luz, (6) Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (7) Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim. (8) Gileade é a cidade dos que praticam iniqüidade, manchada de sangue. (9) Como as hordas de salteadores que esperam alguns, assim é a companhia dos sacerdotes que matam no caminho num mesmo consenso; sim, eles cometem abominações. (10) Vejo uma coisa horrenda na casa de Israel, ali está a prostituição de Efraim; Israel está contaminado. (11) Também para ti, ó Judá, está assinada uma sega, quando eu trouxer o cativeiro do meu povo.

Oséias 7

 (1) SARANDO eu a Israel, se descobriu a iniqüidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora. (2) E não dizem no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade; agora, pois, os cercam as suas obras; diante da minha face estão. (3) Com a sua malícia alegram ao rei, e com as suas mentiras aos príncipes. (4) Todos eles são adúlteros; são semelhantes ao forno aceso pelo padeiro, que cessa de mexer nas brasas, depois que amassou a massa, até que seja levedada. (5) E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com frascos de vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores. (6) Porque, prepararam o coração como um forno, na sua emboscada; toda a noite dorme o seu padeiro, pela manhã arde como fogo de chama. (7) Todos eles estão quentes como um forno, e consomem os seus juízes; todos os seus reis caem, ninguém entre eles há que me invoque. (8) Efraim se mistura com os povos; Efraim é um bolo que não foi virado. (9) Estrangeiros lhe comeram a força, e ele não o sabe; também as cãs se espalharam sobre ele, e não o sabe. (10) E a soberba de Israel testificará diante dele; todavia não voltarão para o SENHOR seu Deus, nem o buscarão em tudo isto. (11) Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. (12) Quando forem, sobre eles estenderei a minha rede, e como aves do céu os farei descer; castigá-los-ei, conforme o que eles têm ouvido na sua congregação. (13) Ai deles, porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim; eu os remi, mas disseram mentiras contra mim. (14) E não clamaram a mim com seu coração, mas davam uivos nas suas camas; para o trigo e para o vinho se ajuntam, mas contra mim se rebelam. (15) Eu os corrigi, e lhes esforcei os braços, mas pensam mal contra mim. (16) Eles voltaram, mas não para o Altíssimo. Fizeram-se como um arco enganador; caem à espada os seus príncipes, por causa do furor da sua língua; este será o seu escárnio na terra do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário