Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

17 fevereiro 2014

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 10, dia 17)

Mateus 8-11

Mateus 8

 (1) E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. (2) E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. (3) E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (4) Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. (5) E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, (6) E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. (7) E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. (8) E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. (9) Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. (10) E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. (11) Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; (12) E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (13) Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. (14) E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. (15) E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. (16) E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; (17) Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. (18) E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado; (19) E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. (20) E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. (21) E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. (22) Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. (23) E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; (24) E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. (25) E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos. (26) E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. (27) E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (28) E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gergesenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. (29) E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? (30) E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. (31) E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. (32) E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. (33) Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. (34) E eis que toda aquela cidade saiu ao encontro de Jesus e, vendo-o, rogaram-lhe que se retirasse dos seus termos.

Mateus 9

 (1) E, ENTRANDO no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. (2) E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. (3) E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema. (4) Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações? (5) Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? (6) Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. (7) E, levantando-se, foi para sua casa. (8) E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens. (9) E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. (10) E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. (11) E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? (12) Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (13) Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (14) Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? (15) E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão. (16) Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. (17) Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. (18) Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá. (19) E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos. (20) E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa; (21) Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. (22) E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. (23) E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço, (24) Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele. (25) E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se. (26) E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país. (27) E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi. (28) E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. (29) Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. (30) E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba. (31) Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra. (32) E, havendo-se eles retirado, trouxeram-lhe um homem mudo e endemoninhado. (33) E, expulso o demônio, falou o mudo; e a multidão se maravilhou, dizendo: Nunca tal se viu em Israel. (34) Mas os fariseus diziam: Ele expulsa os demônios pelo príncipe dos demônios. (35) E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. (36) E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. (37) Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. (38) Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Mateus 10

 (1) E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (2) Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; (3) Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; (4) Simão, o Cananita, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. (5) Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; (6) Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; (7) E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. (8) Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. (9) Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, (10) Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento. (11) E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. (12) E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a; (13) E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. (14) E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. (15) Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. (16) Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. (17) Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; (18) E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. (19) Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. (20) Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. (21) E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. (22) E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. (23) Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do homem. (24) Não é o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. (25) Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos? (26) Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. (27) O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. (28) E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (29) Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. (30) E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. (31) Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (32) Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. (33) Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (34) Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; (35) Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; (36) E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. (37) Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. (38) E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. (39) Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. (40) Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. (41) Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. (42) E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Mateus 11

 (1) E ACONTECEU que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. (2) E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, (3) A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? (4) E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: (5) Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. (6) E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. (7) E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento? (8) Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis. (9) Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta; (10) Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho. (11) Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. (12) E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. (13) Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. (14) E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. (15) Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. (16) Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, (17) E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes. (18) Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. (19) Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos. (20) Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: (21) Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. (22) Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. (23) E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. (24) Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. (25) Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (26) Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. (27) Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. (28) Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (29) Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (30) Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário