Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

24 abril 2014

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 12, dia 16)

1 Timóteo 1-6

1 Timóteo 1

 (1) PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, (2) A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor. (3) Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina, (4) Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. (5) Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. (6) Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas; (7) Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. (8) Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; (9) Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, (10) Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, (11) Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado. (12) E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério; (13) A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. (14) E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. (15) Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (16) Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna. (17) Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (18) Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; (19) Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. (20) E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.

1 Timóteo 2

 (1) ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; (2) Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; (3) Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, (4) Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (5) Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (6) O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (7) Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. (8) Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. (9) Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, (10) Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. (11) A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. (12) Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. (13) Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. (14) E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (15) Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1 Timóteo 3

 (1) ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. (2) Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; (3) Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; (4) Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (5) (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); (6) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. (7) Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. (8) Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; (9) Guardando o mistério da fé numa consciência pura. (10) E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. (11) Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. (12) Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. (13) Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. (14) Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; (15) Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. (16) E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

1 Timóteo 4

 (1) MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (2) Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (3) Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; (4) Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. (5) Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. (6) Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. (7) Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; (8) Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (9) Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; (10) Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. (11) Manda estas coisas e ensina-as. (12) Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (13) Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. (14) Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (15) Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. (16) Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

1 Timóteo 5

 (1) NÃO repreendas asperamente o ancião, mas admoesta-o como a pai; aos moços como a irmãos; (2) As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza. (3) Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. (4) Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus. (5) Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações; (6) Mas a que vive em deleites, vivendo está morta. (7) Manda, pois, estas coisas, para que elas sejam irrepreensíveis. (8) Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (9) Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido; (10) Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra. (11) Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se; (12) Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé. (13) E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. (14) Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; (15) Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás. (16) Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. (17) Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (18) Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário. (19) Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. (20) Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. (21) Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. (22) A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. (23) Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. (24) Os pecados de alguns homens são manifestos, precedendo o juízo; e em alguns manifestam-se depois. (25) Assim mesmo também as boas obras são manifestas, e as que são de outra maneira não podem ocultar-se.

1 Timóteo 6

 (1) TODOS os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. (2) E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta. (3) Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, (4) É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, (5) Perversas contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. (6) Mas é grande ganho a piedade com contentamento. (7) Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. (8) Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. (9) Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. (10) Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (11) Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. (12) Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. (13) Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, (14) Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; (15) A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; (16) Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. (17) Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; (18) Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; (19) Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna. (20) Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, (21) A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário