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03 abril 2014

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 11, dia 28)

1  Coríntios  13-16

1  Coríntios  13

 (1) AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. (2) E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. (3) E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. (4) O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (5) Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (6) Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; (7) Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (8) O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; (9) Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; (10) Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. (11) Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. (12) Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. (13) Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

1  Coríntios  14

 (1) SEGUI o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. (2) Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. (3) Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. (4) O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. (5) E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. (6) E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? (7) Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? (8) Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? (9) Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. (10) Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. (11) Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. (12) Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. (13) Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. (14) Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. (15) Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. (16) De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? (17) Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. (18) Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. (19) Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. (20) Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. (21) Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. (22) De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. (23) Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (24) Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. (25) E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. (26) Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (27) E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. (28) Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. (29) E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. (30) Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. (31) Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. (32) E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. (33) Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. (34) As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. (35) E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. (36) Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? (37) Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. (38) Mas, se alguém ignora isto, que ignore. (39) Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. (40) Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

1  Coríntios  15

 (1) TAMBÉM vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. (2) Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. (3) Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (4) E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (5) E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. (6) Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. (7) Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. (8) E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. (9) Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. (10) Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo. (11) Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. (12) Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? (13) E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. (14) E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. (15) E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. (16) Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. (17) E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. (18) E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. (19) Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. (20) Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. (21) Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. (22) Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (23) Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. (24) Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. (25) Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. (26) Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. (27) Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. (28) E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. (29) Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos? (30) Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? (31) Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor. (32) Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. (33) Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. (34) Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. (35) Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? (36) Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. (37) E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. (38) Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. (39) Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. (40) E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. (41) Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. (42) Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. (43) Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. (44) Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (45) Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. (46) Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. (47) O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. (48) Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. (49) E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (50) E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. (51) Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; (52) Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (53) Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (54) E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (55) Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? (56) Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. (57) Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. (58) Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

1  Coríntios  16

 (1) ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. (2) No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar. (3) E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. (4) E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo. (5) Irei, porém, ter convosco depois de ter passado pela Macedônia (porque tenho de passar pela Macedônia). (6) E bem pode ser que fique convosco, e passe também o inverno, para que me acompanheis aonde quer que eu for. (7) Porque não vos quero agora ver de passagem, mas espero ficar convosco algum tempo, se o Senhor o permitir. (8) Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; (9) Porque uma porta grande e eficaz se me abriu; e há muitos adversários. (10) E, se Timóteo for, vede que esteja sem temor convosco; porque trabalha na obra do Senhor, como eu também. (11) Portanto, ninguém o despreze, mas acompanhai-o em paz, para que venha ter comigo; pois o espero com os irmãos. (12) E, acerca do irmão Apolo, roguei-lhe muito que fosse com os irmãos ter convosco, mas, na verdade, não teve vontade de ir agora; irá, porém, quando se lhe oferecer boa ocasião. (13) Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. (14) Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. (15) Agora vos rogo, irmãos (sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se tem dedicado ao ministério dos santos), (16) Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. (17) Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. (18) Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais. (19) As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. (20) Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. (21) Saudação da minha própria mão, de Paulo. (22) Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata! (23) A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco. (24) O meu amor seja com todos vós em Cristo Jesus. Amém.

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