Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

28 julho 2014

O HOMEM QUE PROCURA JESUS

Lucas 19:1-10
INTRODUÇÃO: Temos no texto uma das conversões notáveis do ministério de Jesus. Descreve o texto a curiosidade de Zaqueu, a sua busca e ansiedade por ver a Jesus, etc.
01) O HOMEM QUE PROCURA A JESUS VENCE TODOS OS OBSTÁCULOS PARA QUE POSSA VÊ-LO. (VV. 2-4)
      1 - Vence o obstáculo de sua profissão. (Zaqueu tinha uma profissão que era uma dificuldade para a sua vida de crente. Era publicano, chefe dos publicanos de Jericó. Isso significa que ele era o chefe da divisão de imposto de renda da região.)
      2 - Vence o obstáculo de sua posição na sociedade. (Zaqueu era um rejeitado, um malvisto da sociedade por causa da profissão que exercia.)
      3 - Vence o obstáculo de sua condição financeira. (Zaqueu era rico e tinha vendido a sua honra para ganhar muito dinheiro. Mas o dinheiro não o fez feliz.)
      4 - Vence o obstáculo de sua condição física. (Zaqueu era homem de pequena estatura, e talvez tivesse problemas e complexo por causa do seu tamanho. Outros têm problemas, os mais diversos de ordem física, para serem vencidos antes de serem salvos.)
      5 - Vence a multidão. (Podemos imaginar a situação embaraçosa de Zaqueu, com a multidão zombando dele, enquanto tentava subir numa árvore para ver a Jesus.)
02) O HOMEM QUE PROCURA A JESUS VERIFICA, COM SURPRESA, QUE JESUS TAMBÉM ESTA À SUA PROCURA. (VV. 5,7,10)
      1 - Jesus está a procura de todos os pecadores. (Jesus chamou Zaqueu pelo nome - Zaqueu conhecia suas necessidades espirituais. Que graça maravilhosa! Veja o vers. 7 - que acusação mesquinha! Mas, que bênção Jesus ter esta característica - a de amar os pecadores!)
      2 - Jesus quer salvar todos aqueles que se reconhecem perdidos e afastados de Deus (vers. 10).
03) O HOMEM QUE PROCURA A JESUS ENCONTRA A VERDADEIRA SALVAÇÃO E A PAZ PARA A SUA ALMA. (VV. 6,9)
      1 - Apressa-se para hospedar Jesus no seu coração (vers. 6; Ap. 3:20). Recebe de bom grado a Cristo no coração (vers. 6). Esta era a última oportunidade de Zaqueu, porque foi a última vez que Jesus passou por ali. Zaqueu foi um dos últimos homens ganhos por Jesus antes da morte na cruz.
      2 - Torna-se um verdadeiro filho de Abraão, pela fé em Cristo. (vers. 9)
04) O HOMEM QUE PROCURA A JESUS MOSTRA AO MUNDO, ATRAVÉS DE SUA VIDA E SEU TESTEMUNHO, A TRANSFORMAÇÃO QUE JESUS EFETUA. (vers. 8)
      1 - O novo crente quer confessar publicamente a sua nova fé em Cristo.
      2 - O novo crente quer endireitar a sua vida (vers. 8). Não é questão de quanto o novo crente terá de deixar quando aceita a Jesus, mas de quanto pode fazer por aquele que o procurou e salvou!
      3 - O novo crente quer ser uma bênção para a humanidade. (vers. 8 - dou aos pobres metade dos meus bens”)
CONCLUSÃO: Você pode ter a mesma paz e felicidade que Zaqueu possuía quando encontrou Jesus naquele dia, em Jericó. Jesus Cristo, o Salvador e Mestre, convida a você, Agora! Hoje! Ele conhece os seus problemas, as suas necessidades e os seus pecados. Ele sabe tudo a seu respeito! Jesus quer salvar você, como salvou Zaqueu. Zaqueu foi um homem que procurou Jesus. Você também deve procurar Jesus. Deve procurar a salvação naquele que morreu na cruz por você. Jesus quer salvar você agora mesmo.
Pastor Mário José da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário