Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

28 julho 2014

PAIS HONRADOS

“Honra teu pai e tua mãe” (Efésios 6.2).
É verdade que Deus ordenou aos filhos que “honrem” seus pais. Contudo, ninguém pode ensinar seus filhos a honrar você! Esta responsabilidade é dos pais, mas os pais precisam ter honra! A situação ideal é feita de pais honrados e filhos que honram. De que maneira os pais conseguem ser honrados por seus filhos? Gostaria de sugerir cinco maneiras.
1. AME SEUS FILHOS
O amor dá o que eles precisam, não o que querem. Dê-lhes seu afeto. Os filhos precisam ser abraçados! O toque carinhoso dos pais inspira confiança e sensação de segurança. Ame-os por meio de sua confiança neles, de seus sonhos para eles, de suas esperanças neles e de seus elogios a eles. Ame-os por meio de suas orações a favor deles.
2. EDIFIQUE-OS
Elogie seus filhos! “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” (Colossenses 3.21). Assim como as plantas precisam de água, as crianças precisam de encorajamento.
3. IMPONHA LIMITES
É preciso restrição séria para que os filhos sejam livres. A liberdade vem por meio dos limites. O sacerdote Eli falhou nessa área e pagou um alto preço por sua negligência (1 Samuel 3.13). Os filhos pressionam para ver se os pais cedem. Toda criança precisa de disciplina para sentir-se segura. No entanto, os pais devem ter em mente que os limites são impostos com amor. Infelizmente, nossa sociedade está enganandose ao pensar que os limites são desnecessários. Pais, não tenham medo de ser firmes  e dizer: “Vocês estão proibidos de assistir acertos programas da televisão, de freqüentar determinados lugares e de fazer algumas coisas sem meu consentimento!”
4. RIA COM ELES
Relaxe! Aprenda a dar gargalhadas! Felizmente ainda existem famílias que se divertem e riem. Os seres humanos são as únicas criaturas de Deus capazes de rir, chorar e corar! A risada é como um raio de sol iluminando uma casa.
5. GUIE-OS
Não somente diga aos filhos o que é certo; mostre-lhes como agir corretamente e o que significa ter caráter. Treine-os pelo exemplo. Demonstre alegria, coragem, gentileza, justiça, honestidade, gratidão e economia. E, acima de tudo, encaminhe-os ao Senhor.
Resumindo: sejam pais honrados mostrando que confiam em Deus, que o obedecem e honram em seu viver.
(Nyal D. Royse - Pulpit Helps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário