Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

22 julho 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 5, dia 4)

Salmo 70-72


Salmo 70

 (1) Salmo de Davi para o músico-mor, para lembrança. APRESSA-TE, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me. (2) Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. (3) Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah! (4) Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. (5) Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas.

Salmo 71

 (1) EM ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido. (2) Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me. (3) Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza. (4) Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel. (5) Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. (6) Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente. (7) Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte. (8) Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia. (9) Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força. (10) Porque os meus inimigos falam contra mim, e os que espiam a minha alma consultam juntos, (11) Dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e tomai-o, pois não há quem o livre. (12) Ó Deus, não te alongues de mim; meu Deus, apressa-te em ajudar-me. (13) Sejam confundidos e consumidos os que são adversários da minha alma; cubram-se de opróbrio e de confusão aqueles que procuram o meu mal. (14) Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais. (15) A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas. (16) Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela. (17) Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. (18) Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros. (19) Também a tua justiça, ó Deus, está muito alta, pois fizeste grandes coisas. Ó Deus, quem é semelhante a ti? (20) Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra. (21) Aumentarás a minha grandeza, e de novo me consolarás. (22) Também eu te louvarei com o saltério, bem como à tua verdade, ó meu Deus; cantarei com harpa a ti, ó Santo de Israel. (23) Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma, que tu remiste. (24) A minha língua falará da tua justiça todo o dia; pois estão confundidos e envergonhados aqueles que procuram o meu mal.

Salmo 72

 (1) Salmo para Salomão. Ó DEUS, dá ao rei os teus juízos, e a tua justiça ao filho do rei. (2) Ele julgará ao teu povo com justiça, e aos teus pobres com juízo. (3) Os montes trarão paz ao povo, e os outeiros, justiça. (4) Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos do necessitado, e quebrantará o opressor. (5) Temer-te-ão enquanto durarem o sol e a lua, de geração em geração. (6) Ele descerá como chuva sobre a erva ceifada, como os chuveiros que umedecem a terra. (7) Nos seus dias florescerá o justo, e abundância de paz haverá enquanto durar a lua. (8) Dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra. (9) Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó. (10) Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons. (11) E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão. (12) Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. (13) Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados. (14) Libertará as suas almas do engano e da violência, e precioso será o seu sangue aos olhos dele. (15) E viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração; e todos os dias o bendirão. (16) Haverá um punhado de trigo na terra sobre as cabeças dos montes; o seu fruto se moverá como o Líbano, e os da cidade florescerão como a erva da terra. (17) O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado. (18) Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas. (19) E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém. (20) Aqui acabam as orações de Davi, filho de Jessé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário