Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

08 agosto 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 5, dia 19)

Salmo 115-118


Salmo 115

 (1) NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. (2) Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? (3) Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. (4) Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. (5) Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. (6) Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. (7) Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. (8) A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. (9) Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. (10) Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. (11) Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo. (12) O SENHOR se lembrou de nós; ele nos abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão. (13) Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes. (14) O SENHOR vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos. (15) Sois benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra. (16) Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens. (17) Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio. (18) Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR.

Salmo 116

 (1) AMO ao SENHOR, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. (2) Porque inclinou a mim os seus ouvidos; portanto, o invocarei enquanto viver. (3) Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. (4) Então invoquei o nome do SENHOR, dizendo: Ó SENHOR, livra a minha alma. (5) Piedoso é o SENHOR e justo; o nosso Deus tem misericórdia. (6) O SENHOR guarda aos símplices; fui abatido, mas ele me livrou. (7) Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o SENHOR te fez bem. (8) Porque tu livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas, e os meus pés da queda. (9) Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. (10) Cri, por isso falei. Estive muito aflito. (11) Dizia na minha pressa: Todos os homens são mentirosos. (12) Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? (13) Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR. (14) Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. (15) Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos. (16) Ó SENHOR, deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras. (17) Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR. (18) Pagarei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo, (19) Nos átrios da casa do SENHOR, no meio de ti, ó Jerusalém. Louvai ao SENHOR.

Salmo 117

 (1) LOUVAI ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos. (2) Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.

Salmo 118

 (1) LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. (2) Diga agora Israel que a sua benignidade dura para sempre. (3) Diga agora a casa de Arão que a sua benignidade dura para sempre. (4) Digam agora os que temem ao SENHOR que a sua benignidade dura para sempre. (5) Invoquei o SENHOR na angústia; o SENHOR me ouviu, e me tirou para um lugar largo. (6) O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. (7) O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. (8) É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. (9) É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos príncipes. (10) Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei. (11) Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei. (12) Cercaram-me como abelhas; porém apagaram-se como o fogo de espinhos; pois no nome do SENHOR as despedaçarei. (13) Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou. (14) O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação. (15) Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. (16) A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas. (17) Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR. (18) O SENHOR me castigou muito, mas não me entregou à morte. (19) Abri-me as portas da justiça; entrarei por elas, e louvarei ao SENHOR. (20) Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão. (21) Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação. (22) A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. (23) Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. (24) Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. (25) Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos. (26) Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR. (27) Deus é o SENHOR que nos mostrou a luz; atai o sacrifício da festa com cordas, até às pontas do altar. (28) Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. (29) Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário