Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

04 agosto 2014

QUANDO COMBATER O ROCK?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos adolescentes cristãos é o rock. No entanto, a hora de se combater os efeitos perniciosos desse ritmo é bem antes de as crianças entrarem na adolescência. Seguem abaixo algumas sugestões que se têm mostrado eficientes em ajudar a garotada a apreciar o tipo certo de música.
A vitória sobre o rock começa com os pais. Se estes são carnais em seus gostos musicais, ou não se comprometeram a ter um bom padrão musical em seus lares, é porque ignoram a admoestação bíblica: “não tenhais cuidado da carne em suas concupiscência” (Romanos 13.14). Pelo bem-estar dos filhos, os pais devem estar dispostos a abrir mão das músicas de caráter duvidoso.
Desde a infância, é preciso desenvolver gosto pela música secular sadia e pela música sacra. Os pais devem providenciar uma boa variedade e quantidade de fitas e discos de músicas aceitáveis, e tocá-los sempre. É importante mostrar aprovação verbal pela “boa música” que se está ouvindo.
Sintonizem com regularidade rádios evangélicas que toquem músicas de primeira. Talvez seja melhor ouvir uma boa rádio secular que não toque música evangélica do que ouvir uma rádio cristã que toque música evangélica contemporânea.
Logo no começo da infância de seus filhos, os pais também devem desenvolver uma atitude contrária às músicas mundanas. Até os seis anos, a criança será afetada para sempre pelas coisas que os pais aprovam ou desaprovam. Quando o rock é usado em um comercial de rádio ou TV, os pais devem expressar sua desaprovação verbal, e acompanhá-la com uma ação imediata: abaixem o volume do aparelho até a propaganda terminar. Quando a criança começar a andar, dê-lhe, de vez em quando, a satisfação de agradar ao papai e à mamãe e peça-lhe que abaixe o volume. O envolvimento pessoal reforça na criança a lição que está aprendendo.
Os pais devem ficar de olho nos desenhos e programas infantis. Geralmente esses programas têm o rock como fundo musical; é assim que começa na criança o gosto pelo ritmo.
A consistência dos pais é de vital importância. Isso quer dizer que, às vezes, será preciso se levantar quatro ou cinco vezes, em uma hora, para abaixar o volume da TV ou do rádio durante um comercial duvidoso. Mas a inconveniência e o esforço serão recompensados um dia, quando a criança tomar a iniciativa de diminuir o volume do aparelho. O encorajamento constante e o cuidado na manutenção dessa atitude produzirão resultados por toda a adolescência.
(Bud Bieman em Backbone - Bob Jones University)

Nenhum comentário:

Postar um comentário