Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

27 maio 2012

Jesus – A única porta


João 10:7-9 – Tornou, pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
Introdução:
·   Portas – Quando falamos de portas, observamos que existem variados tipos: Grandes, pequenas, largas, estreitas, simples, novas, velhas, sofisticada. 
·  Há portas que se abrem com uma simples chave. Há portas que só se abrem com um código de acesso ou uma senha. 
·  Há, ainda, as que se abrem mediante a colocação da impressão digital num sensor, ou mais complexas ainda, que se abrem, ao se colocar o olho diante de uma câmera, que identifica a íris do olho.
·   Mas uma porta é sempre uma porta. Ela sugere a entrada que dá acesso a algum lugar. E permite a saída também.
·   Nós podemos imaginar um aprisco de ovelhas sem porta?
·   Se não tivesse porta às ovelhas que estivessem dentro não sairiam, e se estivessem fora, não entrariam.
·  O aprisco é de suma importância para as ovelhas, é ali que elas entram e repousam durante a noite, é ali que se protegem do frio, da chuva, dos animais selvagens. É o lugar de descanso e de refugio para as ovelhas. A ovelha que entrar por aquela porta estará a salvo.
·   Mas as ovelhas também precisam sair aos pastos verdejantes e ás águas tranquilas para se alimentarem. Porém tanto ao entrar como ao sair elas estão em companhia do Pastor.
·   Da mesma maneira que as ovelhas precisam desse aprisco, assim também nós seres humanos precisamos de um lugar de descanso, pois como Miquéias disse em seu livro, no cap. 2 vers. 10, aqui não é o nosso descanso por causa da imundícia.
·   Nós sabemos que o verdadeiro lugar de descanso é o céu, pois ali não haverá dor, nem morte, nem pranto, nem pecado...
Mas como entrar no céu? É aqui que encontramos o Senhor Jesus se apresentando como a porta.

Desenvolvimento:
·   Hoje iremos observar importantes verdades que o Senhor nos apresenta nesse texto que lemos de João 10.
1)      Jesus é a porta que nos dá proteção. (v.7)
Ø  No aprisco, muitas vezes o pastor desempenha a função de uma porta, fazendo com que, por seu intermédio, as ovelhas entrem e sejam protegidas. Ele oferece o acesso a segurança e à proteção. E vemos nas nossas vidas diariamente que Cristo é o nosso protetor.
Ø  Ele nos protege das armadilhas do inimigo, Ele nos guarda quando estamos passando por alguma tribulação e nos dá o escape também para sermos vitoriosas nos momentos de dificuldades em nossas vidas.
2)      Jesus é a porta que nos dá provisão (v.9c)
Ø  Sendo o Senhor o doador da vida, Ele também é Aquele que a sustenta.
Ø  Podemos confiar que sempre Ele atenderá às nossas necessidades, de acordo com a sua vontade.
Ø  Ele sempre proverá tudo àquilo de que precisamos em nossa vida. O suprimento do Senhor é abundantemente rico e glorioso, como nos diz Filipenses 4:19: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”.
   ·   Mas para que cada uma de nós possamos ter todos esses benefícios, precisamos entrar pela porta, que é Jesus.
   ·  Veja, amiga que ainda não conhece o Senhor Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, Deus nos oferece a salvação, o acesso ao céu, somente e exclusivamente através de Jesus Cristo e não:
a)      Pela Lei, pois Romanos 3:19-22, a Bíblia nos diz Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença”. Não adianta pensarmos que se seguirmos todos os mandamentos e cumprirmos a lei, assim entraremos no céu.
b)      Pelas obras, pois em Efésios 2:8-9 a Bíblia nos diz “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie”; E quanto as nossas boas obras e as nossas justiças, Deus ainda nos diz em Isaías 64:6 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam”.
c)      Pela nossa conduta, pois em Romanos 3:10 e 3:12 a Bíblia nos dizComo está escrito: Não há um justo, nem um sequer” e “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”.
d)      Podemos ainda citar outros meios que o mundo ímpio crê que lhes podem dar a salvação:
·         Devoção à escultura ou outra pessoa.
·         Indo a igreja todo domingo;
·         Cumprindo as ordenanças deixadas por Cristo.
v  Mas o Evangelho de João no cap. 14 vers. 6 nos diz que o próprio Jesus falou “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
v  Quando Jesus diz “Senão por Mim” está claramente dizendo que não é pela lei, não pelas obras, não pela conduta, não por devoção, não pela igreja, não pelas ordenanças, mas única e exclusivamente por Ele (Jesus).
v  Atos 4:12 nos confirma ainda mais isso “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
Conclusão:
·         Se você é daquelas pessoas que dizem... “Eu sei que Jesus é a porta para o céu, mas ‘eu acho’ que vou deixar para depois!” Cuidado, pois não sabemos até quando estaremos vivas e depois que morrermos não haverá mais chance de arrependimento, pois o dia de você se salvar é ‘Hoje’ como a própria Bíblia diz em II Coríntios 6:2 “Ouvi-Te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”.
·         Jesus é a porta que nunca se fecha. Ela está sempre aberta para todos os que querem entrar por ela. Mas cuidado, minha querida amiga, pois esta porta, um dia, vai se fechar e pode ser até hoje mesmo. E quando ela se fechar, vai ser muito tarde para você se arrepender. “Arrependa-se agora”.
Fonte: Rosemeire Gouveia

Nenhum comentário:

Postar um comentário