Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

25 julho 2012

O PECADO


I. Introdução.
Em uma outra lição aprendemos que o pecado começou no coração de um anjo, Lúcifer, a estrela da manhã, que se tornou Satanás. Depois, em uma outra lição, estudamos a respeito da queda do homem quando o pecado entrou na raça humana.
Nesta lição vamos ver o que Deus fala a respeito do pecado. É importante, especialmente nesta época permissiva, saber o que o Senhor pensa do pecado. Nos dias atuais termos como “pecado”, “perdido”, “condenado” e “fogo eterno” não são bem aceitos porque são considerados fortes de mais. Mas nós devemos enxergar o pecado do ponto de vista divino.
Hoje muitos consideram o pecado apenas uma fraqueza ou uma tendência para o mal. Mas Deus pensa diferente. É só quando o pecador consegue entender o que é o pecado e o que ele faz na sua vida que ele pedir a misericórdia de Deus. É só quando a gente entende a terribilidade e atrocidade do pecado que nós podemos entender porque Jesus teve que morrer na cruz.
II. A origem do pecado.
A. O pecado começou com Satanás. (Is. 14; Ez. 28)
Jesus identificou o diabo como o príncipe deste mundo (Jo. 12:31), a cabeça do seu próprio reino (Mt. 12:26), o pai de um povo rebelde (Jo. 8:44), o pai da mentira (Jo. 8:44), o maligno que arrebata a semente da Palavra do coração do ouvinte (Mt. 13:19), e o inimigo que semeou joio entre boa semente (Mt. 13:39).
B. O pecado entrou no mundo através deAdão.
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm. 5:12).
III. O pecado é universal—TODOS são pecadores.
A. Desde Adão e Eva todos os seres humanos nascem com uma natureza pecaminosa.
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm. 3:23)
B. O ser humano é pecador por natureza.
… éramos, por natureza, filhos da ira…” (Ef. 2:3)
O salmo 51:5 diz: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me cocebeu minha mãe.” Desde a nossa concepção no útero da nossa mãe, somos pecadores.
C. O pecado domina cada parte do ser humano.
1. Seu intelecto é cego. Satanás engana o pecador e o resultado é que ele não entende o evangelho (2 Co. 4:4).
2. Sua mente é reprovável. Por causa do pecado, o incrédulo não é capaz de pensar como Deus quer (Rm. 1:28).
3. Seu entendimento está obscurecido e ele é alheio à vida de Deus. Ele vive na ignorância da verdade e tem coração duro (Ef. 4:18).
4. Sua mente e consciência são corrompidas (Tt. 1:15).
5. Ele é escravo do pecado (Rm. 6:20; 7:20).
IV. A natureza do pecado.
A. Pecado é a transgressão da lei de Deus.
… o pecado é a transgressão da lei.” (1 Jo. 3:4) É ultrapassar os limites de Deus.
B. Pecado é desobediência.
… por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.” (Ef. 5:6) Desobediência é rebelião contra autoridade.
C. Pecado é falhar em glorificar a Deus.
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Rm. 3:23) Aqui a Bíblia inglês diz “come short of”, que quer dizer, falhar em alcançar. O homem “errou o alvo” e não conseguiu viver o padrão de santidade que Deus tem para os homens.
D. Pecado é impiedade.
Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.” (Rm. 4:5)
E. Pecado é incredulidade.
do pecado, porque não crêem em mim” (Jo. 16:9) “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (Jo. 3:18) Note que a pessoa não é condenada porque pratica algum vício; ela é condenada porque não crê em Jesus, que é o único caminho de salvação.
V. Categorias de pecado.
A. Pecados abertos.
Todos os pecados são pecaminosos mas nem todos são da mesma magnitude. Jesus ensinou isto com o seu ensinamento sobre o argueiro e a trave nos olhos em Mateus 7:1-5. Também veja João 19:1 onde Jesus indica que o pecado de Caifás era maior do que o pecado de Pilatos.
Pecados abertos são os que são cometidos abertamente, publicamente, tais como mentir, roubar, etc..
B. Pecados ocultos.
Diante de ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos. (Sl. 90:8) Pecados ocultos são os pecados do coração; as atitudes interiores que somente Deus pode ver. Inveja, ciúmes, concupiscência, orgulho e ódio são exemplos de pecados ocultos.
Note: Às vezes o pecador pode esconder o seu pecado dos homens mas não pode escondé-lo de Deus. Hb. 4:13 nos faz lembrar que “… todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” Números 32:23 fala uma verdade importante: “… sabei que o vosso pecado vos há de achar.
VI. Alguns efeitos do pecado.
A. O pecado condena o pecador.
Por causa do pecado o homem está perdido e se não aceitar a Cristo como Salvador, vai perecer para sempre. Veja Mt. 18:11; Lc. 12:20; 15:4,8,24; Jo. 3:16.
B. O pecado aprisiona o pecador.
Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.…” (Jo. 8:44) Jesus deixou claro que os fariseus eram escravos dos desejos do diabo. Jesus disse em Lc. 4:18 que Deus Pai mandou Ele “para proclamar libertação aos cativos”. Esta não foi uma libertação dos detentos na cadeia porque Ele não tirou os prisioneiros da prisão. Foi uma libertação espiritual.
C. O pecado cega as pessoas espiritualmente.
Ef. 4:18 fala que o pecador perdido anda obscurecido de entendimento e vive na ignorância.
Jesus disse: “Deixai-os; são cegos, guias de cegos.…” (Mt. 15:14) Infelizmente tem líderes religiosos hoje que são assim. Eles pregam heresias e enganam os outros. Em Lc. 4:18 Jesus disse que Ele veio para proclamar a “restauração da vista aos cegos.” É claro que isto inclui a restauração da visita espiritual.’
Como o homem cego em Jo. 9:25, ao aceitar a Cristo o crente pode dizer: “… uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.
D. O pecado endurece a consciência.
Falando dos descrentes, Ef. 4:19 diz: “os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Veja o aviso do escritor de Hebreus: “pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hb. 3:13)
VII. As penalidades para o pecado.
A. Para o incrédulo.
porque o salário do pecado é a morte…” (Rm. 6:23a) Na Bíblia a morte não é aniquilação, é separação. Ao morrer, a alma do descrente não é aniquilada, não é extinta, ela é separada de Deus—para toda a eternidade. 2 Ts. 1:9 fala de “eterna destruição”. Em Mt. 25:46 Jesus falou de “vida eterna” para os crentes e “castigo eterno” para os descrentes. O incrédulo que morre sem Cristo e, portanto, sem a salvação, vai sofrer eternamente no lago de fogo (Ap. 20:15).
B. Para o crente que peca.
1. Perda da Comunhão. O crente que peca perde a sua comunhão com Deus. 1 Jo. 1:3,6,7.
2. Perda da Alegria. O pecado tira a nossa alegria. Sl. 51:12: Jo. 15:11.
3. Andar errado. Por causa do pecado o crente anda nas trevas. 1 Jo. 1:6.
C. Para o crente que peca e não confessa seu pecado.
1. Disciplina de Deus. Se o crente insistir em continuar no pecado, recusando a confessar, ele pode levar um castigo de Deus. Hb. 12:5-11.
2. Disciplina da igreja local. O crente que vive em pecado e não quer consertar a sua vida espiritual pode ser expulso na sua igreja local. Mt. 18:17; 1 Co. 5.
3. A morte física. Às vezes, quando o crente continua no pecado, ele pode perder até a sua vida física. 1 Co. 11:30-32; 1 Jo. 5:16.
VIII. O remédio para o pecado.
Existe um só remédio para o pecado, o sangue de Jesus Cristo.
A. Nenhum homem pode se purificar dos seus pecados. “Pelo que ainda que te laves com salitre e amontoes potassa, continua a mácula da tua iniqüidade perante mim, diz o SENHOR Deus.” (Jr. 2:22)
B. A solução para o problema do pecado é o perdão oferecido pelo Senhor Jesus Cristo. “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef. 1:7)
C. Jesus pagou o preço, pagou a penalidade pelos pecados de todos nós. “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.” (1 Jo. 2:2)
D. Creia no Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz que “… o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm. 6:23b) A próxima lição será sobre a salvação mas agora é bom se lembrar o que fazer para que qualquer pessoa possa ser salva antes mesmo de estudar aquela lição. O carcereiro em Atos 16 estava arrependido e queria saber o que fazer para ser salvo. A resposta que recebeu de Paulo e Silas foi simplesmente: “… Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa.” (At. 16:31)
IX. Os preventivos para o pecado.
Dizem que uma grama de prevenção vala mais do que uma tonelada de cura. Deus tem nos dado meios para impedir o pecado em nossas vidas. Estes meios podem servir de “vacinanações” para evitar a “doença”.
A. A Palavra de Deus.
Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl. 119:11) “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão.” (Sl. 37:31)
agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei.” (Sl. 40:8)
A Palavra de Deus em nossos corações pode impedir o pecado quando somos tentado. Ela vai nos avisar a respeito dos perigos e conseqüências do pecado. Ela vai nos ajudar a recordar as promessas de Deus. Ela vai nos animar a fazer o que está certo. Ela vai nos dar força a evitar o pecado. Ela vai nos dirigir no caminho certo.
B. A intercessão de CRISTO.
Note que falamos da intercessão de Jesus Cristo e não a intercessão de um “santo” ou “santa”.
A Bíblia diz que Jesus “… pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hb. 7:25) Ele ora para a gente evitar o pecado. Jesus falou a Pedro em Lc. 22:32 “Eu… roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça…” Em João 17:15 temos um pedido de Jesus a nosso favor: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” Só Deus sabe quantos pecados não foram cometidos por causa da fidelidade de Cristo.
C. A habitação do Espírito Santo em nossas vidas.
Veja algumas das maneiras em que o Espírito Santo nos ajuda na luta contra o pecado.
1. Gl. 5:16-24. Veja o primeiro versículo aqui. A medida que a gente vai andando no Espírito, o próprio Espírito vai nos ajudar evitar satisfazer à concupiscência da carne.
2. 1 Co. 2:10 diz: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.” O Espírito Santo que nos ensinar as mais profundas verdades de Deus.
Hb. 5:13,14. Quando nós nos aprofundamos na Palavra o Espírito nos ajuda a ter mais discernimento. Com este discernimento que o Espírito Santo através da Bíblia nós podemos discernir, com mais precisão, o bem e o mal.
Um conhecimento superficial pode nos ajudar evitar alguns pecados mais óbvios mas um conhecimento profundo de Deus e sua Palavra pode evitar mais pecados ainda.
(Pastor Jaime King é Editor Chefe do AMIGÃO do Pastor. Este estudo faz parte da série de estudos “Boa Doutrina” da Editora Maranata.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário