Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

21 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 3


CERTEZA DE SALVAÇÃO

Você compraria um seguro de um corretor que lhe dissesse que ele “esperava” que sua companhia lhe pagasse quando você solicitasse? E se ele lhe falasse que “achava” que ela tinha dinheiro suficiente para pagar-lhe quando você precisasse – você compraria uma apólice dele? A compra de seguro é uma decisão importante, e você precisa saber se a compra compensa o seu investimento.
Ainda assim, muitas pessoas vão à igreja à procura da vida eterna e pastores lhes dizem que “esperam” que suas instruções resultarão numa recompensa eterna. Quando interrogados se eles entrarão ou não no céu quando morrerem, estas almas confiantes responderão com um vago, “Espero que sim”, ou “Creio que sim”. QUE TRISTEZA! A Bíblia diz: E estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que SAIBAIS que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus (I João 5:13).
Jesus não veio para oferecer uma mera esperança de céu; antes, Ele veio para oferecer a certeza de vida eterna, uma realização que traz com ela “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7). Não é triste que muitas pessoas gastem um bom tempo se certificando sobre decisões relativamente menores, mas gastem pouco tempo procurando uma resposta certa para a maior pergunta da vida, “Onde irei passar a eternidade?”.

FATOS GARANTIDOS SOBRE A SALVAÇÃO

Um estudo cuidadoso da Palavra de Deus revela que aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador podem ter a certeza de salvação que é baseada em fatos, não em sentimentos. Sentimentos podem mudar de dia para diasentimentos trazem pouca segurança. A Palavra de Deus nunca muda (Mateus 5:18) – ela traz uma enorme certeza. Nossa certeza de salvação é baseada em, pelo menos, três fatos revelados na Palavra de Deus.
Fato Número Um –      “Perpétuo significa perpétuo e eterno significa eterno.” Quase todo mundo conhece João 3:16. Este grande versículo termina dizendo, “... para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” PerguntaQuando a “vida eterna” termina? A resposta éNUNCA!
Todos que crêem em Jesus para sua salvação recebem a vida eterna. Esta verdade é encontrada muitas vezes na Bíblia. “. . .quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. . .” “(João 5:24). “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” (I João 2:25). Quando Jesus nos promete vidaperpétua” e “eterna”, Ele nos promete alguma coisa que nunca acabará. Este fato sozinho deveria abrandar quaisquer temores de perder nossa salvação.
Fato Número Dois –    Deus promete nos manter salvos. Assim como um bebê é totalmente dependente de seus pais em sua vida física, assim um Cristão é totalmente dependente de Deus em sua vida espiritual. Deus promete cuidar de nós. Leia estes versículos cuidadosamente:
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27-29).
Você visualizou o quadro? Quando você foi salvo, você foi colocado espiritualmente nas mãos de Cristo. Deus então envolveu Sua mão em volta da mão de Cristo e Ele garante que você nunca mais se perderá.
Fato Número Três –   Na ocasião da salvação, Deus coloca o crente numa posição de certeza. Assim como muitas mudanças físicas complexas acontecem quando um bebê nasce neste mundo, assim várias transformações espirituais ocorrem quando uma pessoa é convertida do pecado ao Salvador. Entre estas está a nova e maravilhosa posição na qual o novo convertido é colocado por Deus, uma posição que tem três aspectos. Considere cuidadosamente a posição espiritual do crente. O novo convertido goza. .  .
1.             Adoção - Quando uma pessoa recebe Cristo, ela é nascida como um filho na família de Deus. João 1:12 diz, “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus . . .” A salvação proporciona a adoção. Pode alguém deixar de ser filho de seu pai? Não! Nem tão pouco um Cristão pode jamais perder a posição na família que lhe foi outorgada por Deus.
2.             Cidadania - Quando um homem recebe a Cristo ele se torna um cidadão do céu. Filipenses 3:20 nos diz, “Mas a nossa cidade está nos céus.”
3.             Parentesco - No momento da salvação, um crente é colocado no corpo de Cristo. “Assim nós, que somos muitos, somos um corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12:5). Nenhum membro do corpo será jamais amputado!

SENTIMENTOS INCERTOS SOBRE A SALVAÇÃO

Realmente todo cristão será, em alguma época, contaminado com sentimentos de dúvida sobre sua experiência de salvação. Isto não acontece porque o que duvidou perdeu a sua salvação. Antes, isto ocorre porque alguma coisa cortou os fervorosos laços de amizade com Deus que todo cristão deveria gozar constantemente.
Nada poderá jamais separar a adoção do cristão, mas o pecado constantemente obstruirá a nossa comunhão (I João 1:3-7). Lembre-se como você se sentiu quando, ainda criança, desobedeceu a seus pais terrenos? Você queria voltar para casa? Você estava animado a participar de novo da hora com a famíliaNÃO! Seus sentimentos então não eram do tipo fervoroso de adoção porque, a comunhão havia sido arruinada pela desobediência. Igualmente, como filho de Deus, sua comunhão com o Pai celestial pode ser perturbada mas nunca destruída. Lembre-se da promessa de Deu, “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).
Você invocou? Se o fez, para restaurar então os sentimentos calorosos de sua comunhão, você precisa somente buscar o perdão de Deus para o pecado específico que quebrou a sua comunhão com ele. Esta é a razão pela qual a Sua Palavra diz, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (I João 1:9).
Procure a causa de suas dúvidas, e lembre-se de que a sua salvação está baseada não em sentimentos, mas em fato!


                                                  DE SUA LEITURA

1.             Que versículo na Bíblia nos diz que podemos saber que temos vida eterna?
___________________________________
2.              Qual a mais importante pergunta que constantemente uma pessoa não tem resposta? ___________________________________
3.             (Verdadeiro ou Falso) Algumas vezes os cristãos duvidam de sua salvação. ___________________________________
4.             O que normalmente leva um cristão a duvidar de sua salvação? ___________________________________
5.             Quais são os três fatos que nos dão a grande certeza sobre a nossa salvação?
a.             ______________________________
b.             ______________________________
c.              ______________________________
6.             Descreva o quadro encontrado em João 10:27-29:
7.             Mencione três importantes aspectos da posição do cristão em Cristo.
a.             ______________________________
b.             ______________________________
c.              ______________________________
                                            
 TEMPO EM GRUPO

Cristãos vivendo em ________________perderão a certeza de sua salvação.
Cristãos sendo acusados por ___________________ perderão a certeza de sua salvação.
Cristãos que não________________________ a Palavra de Deus perderão a certeza de sua salvação.

  
ESTUDO BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.

TAREFA NA ESCRITURA
Leia a Sua Bíblia e Responda o Seguinte:
A certeza da salvação é necessária para um cristão ter paz e para ser capaz de ajudar a outros. Enquanto você examina estes versículos irá descobrir que Deus quer que Seus filhos gozem da certeza de um lar no céu.
1.             Deustrês coisas para oferecer ao cristão a certeza da salvação. Quais são elas?
a.       Romanos 8:16 __________________
b.      I João 5:13 _____________________
c.       I João 3:14; II Coríntios 5:17________
2.             De acordo com João 1:12, que certeza é dada à pessoa que recebe Jesus Cristo como Salvador?
___________________________________
3.             Procure Filipenses 1:6. Observe neste versículo queEle” (falando de Deus) “começou a boa obraem nós (falando de nossa salvação). Porque Ele começou esta boa obra de salvação, nós temos que estar confiantes queEle a aperfeiçoará.” O que você pensa que isto significa?
___________________________________
Olhe de novo em João 10:27-29 e agradeça a Deus por esta promessa.
4.             O que você aprende sobre Deus no texto de Tito 1:2?
___________________________________

5.             O que Deus promete em Romanos 10:13?
___________________________________
Pode ser falsa esta promessa? ____________
PERGUNTAS DO EXPLORADOR
Que evidências da vida eterna e da salvação deveriam ser vistas na vida do crente?
1.           I João 2:3 ______________________
2.           I João 4:2 – 3:15 _________________
3.           I João 4:8,12 ____________________
4.           João 14:27______________________
5.           Romanos 5:5 ____________________
TAREFA DE MEMORIZAÇÃO
Livros da Bíblia: I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemon.
Versículo: Romanos 5:8
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Versículo Conclusivo: Romanos 10:9
“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”
TAREFA PRÁTICA
1.             Numa folha de papel 8 ½ X 11, relacione as mudanças que Deus acrescentou a sua vida desde que você foi salvo.
2.             Como estas mudanças fortaleceram a sua certeza de salvação?________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário