Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

22 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 4


ORDENANÇAS DA IGREJA LOCAL

Uma ordenança é “um comando ou ordem oficial... um ritual religioso,” (The American Heritage Dictionary of the English Language). Uma ordenança da igreja local é algo que é mandado nos Evangelhos, praticado no livro de Atos, e ensinado nas Epístolas. Jesus Cristo deixou com Sua igreja duas ordenanças as quais precisam ser desempenhadas: (1) batismo e (2) a Ceia do Senhor.
O Batismo e a Ceia do Senhor não são apenas rituais feitos com base na tradição. Os cristãos são mandados por Cristo Jesus a batizarem os que aceitam a salvação (Mateus 28:19-20) e a tomarem parte regularmente na Ceia do Senhor a qual é chamada comunhão (I Coríntios 11:24-27). Examinemos estas duas ordenanças.

BATISMO

Uma aliança não induz alguém que a usa se casar; de igual modo, ela é usada como símbolo de um casamento que aconteceu. É um símbolo de que a pessoa que está usando o anel pertence a uma outra.  Do mesmo modo, o batismo é simbólico de um relacionamento assumido com o Senhor Jesus Cristo. O batismo é um quadro exterior, material da mudança interior que aconteceu na vida do crente. O batismo não é um meio de salvação, nem é necessário para a salvação. O batismo é um testemunho de salvação. Quatro importantes perguntas são freqüentemente feitas a respeito do batismo. Elas incluem:

1.             Quem deve ser batizado?

A melhor resposta a esta pergunta é encontrada ao ler estes versículos: ”É lícito [o batismo], se crês de todo o coraçãoAtos 8:37. “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavraAtos 2:41. Você percebeu a verdade ensinada por estes versículos? O batismo vem após crer e receber o Senhor Jesus Cristo. Somente os convertidos devem ser batizados.
  
2.             Por que eu devo ser batizado?

Nós somos batizados para obedecermos à ordem do Senhor que disse, Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). Nós também somos batizados para seguirmos o exemplo de Jesus Cristo que veio “da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele” (Mateus 3:13). O batismo nos dá uma oportunidade de mostrarmos aos outros, o que Jesus fez por nós.

3.             Como eu devo ser batizado?

A palavrabatizar” vem do da palavra grega “baptizo” significando ”imergir”, colocar sob”. Se o cristão  permitir as Escrituras falarem por si mesmas, ele irá concluir que o batismo da Escritura é feito pela imersão. Observe as seguintes referências:
Mateus 3:6 – “. . . batizados. . . no rio Jordão, confessando os seus pecados.”
Mateus 3:16 – “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água.”
Atos 8:36-39 – “. . . e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. E, quando saíram da água. . .  e, jubiloso continuou o seu caminho.

4.             Qual é o propósito do batismo?

De acordo com Romanos 6:1-6, o propósito do batismo é retratar a morte de Cristo, seu sepultamento, e a ressurreição com Cristo. O batismo é uma maneira do crente ser identificado com Cristo. Ele retrata a morte de Cristo (estando na água), sepultamento (colocado sob a água), e ressurreição (saindo da água).  Ser membro da igreja deve vir somente após o batismo, porque este é o primeiro passo no caminho de obediência a Cristo. Para ser obediente a ordem de Cristo em Mateus 28:19-20, o convertido deve ser batizado.
Atos 2:41 apresenta o padrão, “ De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.” Observe que neste versículo há (1) salvação, (2) batismo, e (3) foram acrescentados “a eles” (isto é, à igreja [Atos 2:47]

A CEIA DO SENHOR


A hora do jantar é um momento especial para a família.  Apresenta uma oportunidade de refletir sobre os eventos do dia, restaurar os relacionamentos familiares, e ganhar a energia necessária para futuros desafios. A Ceia do Senhor é um tempo quando os cristãos se reúnem para refletir, restaurar, e serem revitalizados.
A Bíblia nos diz que um pouco antes da crucificação do nosso Senhor, Ele encontrou-se com Sua família de discípulos para um jantar num cenáculo (Lucas 22:15-20). Naquela ceia, o Senhor usou o pão partido e a bebida para simbolicamente representarem Seu corpo, o qual iria logo ser quebrado, e Seu sangue que seria logo derramado. Nosso Senhor instituiu uma lição sagrada e objetiva. Ele ordenou que Seus discípulos perpetuassem este ajuntamento paracomunhão” a fim de refletirem sobre Seu sacrifício (Lucas 22:19; I Coríntios 11:26).
As perguntas que se seguem com relação à Ceia do Senhor são freqüentemente feitas.

1.       O que retratam os elementos da Mesa do Senhor?
 
O pão retrata o corpo de Cristo. Em Mateus 26:26 lemos, “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.” O corpo abençoado de Cristo foi partido apenas algumas horas depois pelos nossos pecados (Isaías 53).  Ele “levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (I Pedro 2:24). O pão deve nos lembrar do corpo de Cristo partido por nós.
O cálice retrata o sangue de Cristo derramado. Jesus disse, Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecadosMateus 26:28). Hebreus 9:22 diz, “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue nãoremissão.” O sangue de Cristo foi derramado para a remissão do nosso pecado.

2.       Quem deve participar da Ceia do Senhor?

A Bíblia adverte aos participantes em perspectiva que procedam com cautela. Aquele que participa da Ceia do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (I Coríntios 11:27).
As orientações para a participação na comunhão são encontradas em Atos 2:41-42. “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2:41-42). Estes versículos revelam uma ordem para aqueles que participariam da Mesa do Senhor. A participação deveria vir após a salvação (eles “receberam”) e batismo (eles “foram batizados”). Somente após a salvação e o batismo deve haver o “partir do pão”.

3.       Qual é o propósito da Ceia do Senhor? 

O propósito principal da Ceia do Senhor é encontrado nas palavras de nosso Senhor, “fazei isto em memória de mim” (I Coríntios 11:24). Conforme os cristãos se reúnem para participar da Mesa do Senhor, eles devem enfocar de modo retrospectivo o grande sacrifício do Salvador.
Um segundo propósito para a Ceia do Senhor é encontrado em I Coríntios, capítulo 11. O culto da comunhão permite ao cristão enfocar de modo introspectivo sobre a sua dedicação ao Salvador (I Coríntios 11:23-32).  Ninguém deve participar da Mesa do Senhor acidentalmente (I Coríntios 11:29-30).  De fato, a participação acidental pode trazer terríveis conseqüências incluindo enfermidade e morte (I Coríntios 11:30).


DE SUA LEITURA

1.             Uma “ordenança” é ____________________
2.             Quem deve ser batizado?________________
3.             Por que devemos nos batizar?_____________
4.             A palavra grega “baptizo” significa”_________
5.             Qual é o propósito do batismo? ___________
6.             Qual é o “propósito principal da Ceia do Senhor”?  ___________________
7.             É conveniente para o cristão aproximar-se da Ceia do Senhor indignamente?   ________
8.             O que pode acontecer a alguém que participa da Ceia do Senhor indignamente?  __________

                        ESTUDO BÍBLICO


O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.

TAREFA DA ESCRITURA

Leia a Sua Bíblia e Responda o Seguinte:

Porque Deus tem feito tanto por nós, devemos querer servi-Lo. Ao estudar este material você irá aprender sobre o batismo e a Ceia do Senhor. Leia cuidadosamente os versículos e peça a Deus para sempre ajudá-lo a ser capaz de entender as instruções bíblicas

1.             De acordo com Atos 8:12, quando as pessoas foram batizadas? ___________________
2.         Filipe tinha certeza de uma coisa antes de ter batizado o eunuco da Etiópia. O que era (Atos 8:36-37)?  _________
3.             O que você aprende sobre o batismo infantil a partir destes versículos? _________________
4.       (Romanos 6:3-4) Nos ensina que o batismo na água é uma figura do que acontece espiritualmente quando somos salvos. Como o nosso batismo espiritual é ilustrado pelo batismo na água?
a.      (Morte)______________________________
b.      (Vida)_______________________________
5.             Quais são as duas condições para ser membro de igreja encontradas em Atos 2:41? RespostaEles alegremente ___________________e foram ___________________.
6.             O que pode acontecer a uma pessoa que falha em “examinar-se a si mesmoantes de tomar a ceia (I Coríntios 11:28-30)? ________________________________________________
7.             Que lembrança a ceia traz ao cristão (I Coríntios 11:23-26)? _________________ ________

PERGUNTAS DO EXPLORADOR


1.             Romanos 6:4 nos ensina que após o batismo temos que andar em ________________ .
2.             Quanto tempo o eunuco da Etiópia esperou para ser batizado (Atos 8:26-38)? ______________.
3.             Quanto tempo o carcereiro de Filipos esperou para ser batizado (Atos 16:25-34)? __________
4.             Examine I Coríntios 11:24-28 e relacione pelo menos duas razões para a Ceia do Senhor.
a.       ___________________
b.      ___________________

TAREFA DE MEMORIZAÇÃO

Livros da Bíblia: Hebreus, Tiago, I Pedro, e II Pedro.
Versículo: Tito 3:5 a
Não pelas obras de justiça que houvéssemos feitomas segundo a sua misericóridia, nos salvou .”
Versículo Conclusivo: Efésios 2:8-9
Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

TAREFA PRÁTICA
1.       Leia uma cópia do pacto da igreja. (Se você quer conhecer ainda mais, leia todo o estatuto da igreja.).
2.         Faça todo esforço para ser assíduo à igreja.
3.         Se você ainda não foi batizado ou se filiou à igreja, fale com o pastor sobre o cumprimento desta responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário