Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

23 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 5


O  DEVOCIONAL

A devoção é uma qualidade admirável na vida de um esposo, esposa, empregado, ou estudante. Devoção é “intensa ligação por afeição à uma pessoa ou causa; fidelidade, lealdade” (The American Heritage Dictionary of the English Language). A vida cristã deve ser caracterizada pela devoção ao Deus da nossa salvação. Nossa devoção é estabelecida quando nós nos encontramos com Deus fielmente para um tempo pessoal de companheirismo com Ele, chamado “Devocional.”
Nosso tempo devocional é um período gasto a cada dia lendo e meditando na Palavra de Deus. É também um tempo para trazermos nossos pedidos diante de Deus em oração. Arranjar tempo para o devocional requer disciplina, mas resulta em crescimento cristão e discipulado. Vamos considerar por um pouco os dois principais componentes do nosso tempo devocional.

LEITURA DA  BÍBLIA

Deus nos fala através de Sua Palavra. Este fato tem grandes vantagens. A Sua Palavra é sempre acessível, nunca muda, totalmente completa, e peremptória[1]. Porque Deus nos tem dado uma dádiva tão maravilhosa e um guia confiável, devemos de boa vontade gastar tempo estudando as Escrituras.
O Salmo 1 diz, “Bem-aventurado o homem. .  .[cujo] prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite... Ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo.” A Bíblia fornece orientação (Salmo 119:105) e poder (II Coríntios 4:16), bem como oportunidade para crescimento espiritual (Hebreus 5:12-14) e purificação (Salmo 119:9).
Muitos cristãos gostam de fazer a leitura da Bíblia durante cada ano. (Se você ler cinco capítulos cada dia, você será capaz de ler a Bíblia num ano.) Alguns cristãos gostam de estudar um livro por vez. Com freqüência são feitas anotações ou é mantido um diário para tornar o tempo devocional mais benéfico. Não importando o seu método, você deve ler a sua Bíblia e meditar em suas verdades a cada dia.]

ORAÇÃO

Martinho Lutero, o grande Reformador, declarou, “Se eu falhar em gastar duas horas em oração a cada manhã, o diabo consegue ter vitória durante o dia. Eu tenho tanto a fazer que não posso ser bem sucedido sem gastar três horas diariamente em oração.”
Ao morrer, o diário de oração de George Mueller tinha mais de 25 mil respostas específicas para orações específicas. Aqueles que alcançam os cumes mais altos para Deus o fazem de joelhos!
As pessoas hoje têm esquecido o poder da oração. A América do Norte foi fundada por homens como George Washington, que orava por uma hora toda manhã e uma hora toda noite. Não obstante, mesmo cristãos na moderna América do Norte têm esquecido as promessas de Deus àqueles que oram. Os cristãos hoje têm vidas cheias de problemas os quais têm se tornado obstáculos para a oração.

PROMESSAS PARA AQUELES QUE ORAM

Mateus 7:7 diz, “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Que promessa é dada aos homens por um Deus Todo Poderoso! Mas lembre-se, antes de Deus dar a promessa de Mateus 7:7, Ele dá o desafio de Mateus 6:33, “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Outras grandes promessas de oração respondida inclui, “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:13-14). “E tudo o que pedirdes na oração, crendo o recebereis” (Mateus 21:22).
Que grande desafio saber que Deus promete ouvir e responder a oração! Por que muitas orações não são respondidas?

OS OBSTÁCULOS PARA A ORAÇÃO

A Bíblia apresenta diversas causas para a oração não respondida. Estas incluem:
1.             Pecado Não Confessado. O permitir pecado em sua vida, enquanto pede a Deus para responder suas orações, faz com que suas orações não passem do teto. O Salmo 66:18 me dá a certeza de que “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” É impossível pecar e simultaneamente realizar grandes coisas na oração.
2.             Egoísmo. Tiago 4:3 diz, “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” A oração não é um instrumento através do qual nós fazemos nossas demandas egoístas conhecidas diante de Deus.
3.             Pedidos fora da vontade de Deus. Com freqüência cristãos pedem a Deus coisas que Ele sabiamente se recusa a conceder. Algumas vezes é difícil de entender. Imagine a frustração de Paulo quando Deus se recusou a curá-lo (II Coríntios 12), embora Deus tenha permitido que Paulo se tornasse mais forte espiritualmente através da fraqueza física. Ao orar, em primeiro lugar certifique-se de que você está bem com Deus, então aguarde que Ele responda.

HÁBITOS TOLOS NA ORAÇÃO

Alguns cristãos inadvertidamente caem em tolos hábitos em suas orações.
1.       Eles repetem o nome de Deus várias, e várias, e várias vezes! Lembre-se, Deus sabe quem Ele é.
2.       Eles sempre começam agradecendo a Deus pelo dia.  Você parou para pensar que o agradecimento a Deus é feito, provavelmente, mais pelo dia do que por Sua dádiva de Jesus Cristo? Mas qual você preferiria ter?
3.       Eles mudam suas vozes. Deus pode ouvir você mesmo quando a sua voz soa como se estivesse vindo através de uma janela de vidro colorido.
Deus promete responder as orações que são oferecidas por aqueles com corações puros. Como está a sua vida de oração hoje?

DE  SUA  LEITURA

1.         O que significa fazer devocionais?__________________________
2.         Arranjar tempo para os devocionais requer __________________
3.         Por que é tão importante ler a nossa Bíblia? ___________________________________
4.         Para ler a Bíblia toda num ano, você deve ler _________capítulos por dia.
5.         Escreva um versículo que lhe prometa que Deus responde a oração. ________________
6.         Relacione três obstáculos para a oração respondida.
a.           _________________________
b.           _________________________
c.           _________________________
7.       Aqueles que alcançam os cumes mais altos para Deus o fazem ____________________

TEMPO  EM  GRUPO
Compreendendo a Palavra de Deus
Para que realmente se compreenda a Palavra de Deus, eu devo:
Romanos 10:17            Apocalipse 1:3            II Timóteo 2:15
_____________          _____________          _____________

  
Salmo 119:9-11                             Salmo 1:2-3
  ________________             ________________

1._____________________





2._______________________

3._______________________





4.________________________












DIÁRIO DEVOCIONAL
ESTUDO  BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas as tarefas básicas para o curso, e uma tarefa especial “conclusiva” é sugerida para aqueles que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita que você cresça através deste esforço;
Tarefa da Escritura
À medida que faz sua tarefa da Escritura, ore para que Deus o desafie com a necessidade de você ser fiel em seu estudo Bíblico e oração.
1)             O que 2 Timóteo 2:15 manda o crente fazer?
Que benefício é obtido através do cumprimento deste comando?
a)             Nós somos _______________________ por Deus.
b)            Nós somos ________________ que não precisam ____________________ porque interpretamos corretamente a Palavra de Deus.
2)             Procure os seguintes versículos e liste algumas razões porque a Palavra de Deus é tão importante para o crente.
a)             João 17:17 ____________________
b)             1 Pedro 2:2 ____________________
3)             De acordo com Salmo 119:97, um crente deve _________________ a Lei de Deus (Palavra) e deverá ________________ nela todo o dia.
4)             Hebreus 4:16 diz que o crente deverá vir ________________ “até o trono de graçaatravés da oração. Por que? _________________.
5)             Por que Jesus nos mandou orar? (Mateus 26:41) ______________________________
PERGUNTAS DO EMPREENDEDOR
1.             Juntamente com as promessas de Deus de responder orações, Ele noscondições que espera que alcancemos. Encontre as condições para uma oração atendida em cada versículo listado.
a.       Marcos 11:24 ______________________
b.       1João 5:14-15 _____________________
c.       1João 3:22 ________________________
2.             O que o crente que estuda a Palavra de Deus receberá?
a.       Salmo 119:98-100 __________________
b.       Salmo 119: 165 ____________________
Tarefa para memorizar
Livros da Bíblia: 1 João, 2 João, 3 João, Judas e Apocalipse.
Versículo: João 14:6
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Versículo do aluno avançado: João 3:36
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
Tarefa prática
1.             Fazer “devocionais” pelo menos cinco dias nesta semana e marcar meu progresso no “Diário Devocional.” (Esteja preparado para compartilhar pelo menos uma benção recebida da Palavra de Deus esta semana.).
2.             Gaste pelo menos três minutos em oração cada dia durante esta semana e mantenha anotações do seu tempo de oração em sua folha de “Pedidos de oração”.


[1] Terminante, decisivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário