Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

26 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 7


CÉU E INFERNO
Pare uma pessoa na rua e pergunte-o se ele prefere entrar no céu ou no inferno no momento de sua morte, e ele provavelmente irá optar pelo céu. No entanto, poucas pessoas têm um conceito claro das realidades do céu e do inferno. Elas acreditam que o céu é um lugar de grande beleza e paz. o inferno, elas pensam que é um lugar de horror e dor.
A Bíblia diz muito sobre céu e inferno. De fato, o céu é um dos tópicos mais comentados na Bíblia toda.
O propósito deste estudo será examinar céu e inferno, a fim de que seu conceito sobre estas duas habitações eternas sejam baseados na Bíblia. Vamos começar focalizando o que a Bíblia ensina sobre o inferno.

INFERNO

Uma vez, um homem contou que seu maior desejo eraIr para o inferno com todos os seus companheiros”. O entendimento sobre o inferno deste homem não era formulado biblicamente. Ele não entendia verdadeiramente o inferno literal.
Há muitas objeções sobre o conceito do inferno literal. A maior parte das objeções são baseadas no argumento de que um Deus amoroso e gracioso não poderia de modo nenhum condenar o homem ao tormento eterno.
Os homens inventaram muitas soluções para o “problema” de um inferno eterno. Estas soluções incluem: (1) a teoria da destruição (o homem deixa de existir quando morre), e (2) a teoria do purgatório (o homem paga a pena durante um período temporário e depois pode entrar no céu).
Contra a opinião do homem temos ensinamentos claros da Palavra de Deus. A palavrainferno” ocorre 54 vezes em 54 versículos da Bíblia. Há 162 textos do Novo Testamento que falam da condenação do perdido. O próprio Jesus Cristo falou sobre este horrível lugar mais de 70 vezes. Vamos examinar três perguntas sobre o inferno: (1) O que é o inferno? (2) Como é o inferno? (3) Quanto tempo o inferno vai durar?
DEFINIÇÃO DE INFERNO
Em essência, o inferno pode ser definido como a separação física e emocional da alma de tudo que é bom (II Tessalonicenses 1:9). À medida que o pecado leva o corpo físico de um homem à destruição, também condena sua alma ao mesmo destino.
DESCRIÇÃO DO INFERNO
A resposta do homem à pergunta demonstrou que ele não tinha idéia do quadro que a Bíblia apresenta do inferno. A descrição de inferno vista na Bíblia é uma imagem de horror. Antes de considerarmos estes quadros, no entanto, é bom que lembremos que o inferno não foi inicialmente preparado por Deus para o homem. Deus fez o inferno para Satanás e seus anjos caídos (Mateus 25:41). O homem, pela sua desobediência e rejeição de Cristo, escolhe acompanhar Lúcifer no seu tormento eterno.
1.       O inferno é um lugar de sofrimento físico. Médicos dizem que vítimas de queimaduras sofrem as dores horríveis. Este sofrimento é experimentado pelos habitantes do inferno. O inferno é um lugar de fogo que não se apaga (Mateus 3:12, 13:42; Apocalipse 14:10, 20:15). Toda alma condenada irá compartilhar do testemunho do governante rico que levantou seus olhos em tormento e gritou, “estou atormentado nesta chama (Lucas 16:24). Infelizmente, nãoalívio disponível. Ninguém será capaz de tão somente molhar seu dedo em água e refrescar a língua para sempre ressecada (Lucas 16:24). Que quadro de tormento físico!
2.       O inferno é um lugar de sofrimento emocional. Jesus descreveu o inferno como um lugar onde as almas serão “lançadas” nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mateus 8:12). Você esteve exposto a ausência de luz? Psiquiatras dizem que um homem em tal condição eventualmente enlouquecerá. Por quê? Porque a escuridão traz solidão e medo. Em desolação solitária, a alma chora na agonia do inferno, lembrando-se de oportunidades que teve na terra (Lucas 16:25). Não é de admirar que as Escrituras sempre descrevem o inferno como o lugar no qual indivíduos são “lançados” (Marcos 9:45; II Pedro 2:4; Apocalipse 20:14). Nesta vida as pessoas podem dizer que escolheriam ir para o inferno; mas quando as realidades do inferno forem vistas, o inferno nunca será o lugar escolhido.

A DURAÇÃO DO INFERNO

Talvez a pior verdade possível sobre o inferno é que ele é eterno. Não haverá escapatória, nenhuma absolvição, nenhum perdão, e nenhuma liberdade condicional (Mateus 25:46). Ó, como devemos advertir nossos entes queridos a “fugir da ira vindoura” (Mateus 3:7).

CÉU

As escrituras falam de céu dez vezes mais do que falam sobre o inferno. A palavra céu aparece 582 vezes em 550 versículos. É um lugar de glória indescritível e maravilhas. Como cristãos, nós somos cidadãos dos céus. É nosso lar (Filipenses 3:20). Vamos voltar nossos corações para o lar e brevemente considerar o céu à medida que procuramos respostas para duas grandes perguntas: (1) Quem irá para o céu: e (2) Como será o céu?

Quem irá para o céu?

A Bíblia ensina que o céu é habitado por três grupos distintos: o Divino, o angélico, e o humano.
1. Deus.      Em Apocalipse 21 e 22, vê-se o quadro mais claro do céu. João testifica das glórias do céu e diz: “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado...” (Apocalipse 21:22-23).
2. Anjos.    Imagine-se fazendo amizade com os anjos. (Mateus 18:10) fala-nos que os anjos no céu vêem a Deus e fazem o que Ele manda.
3. Humanos.       Quando Jesus deixou Seus discípulos para preparar para eles um lugar (João 14:20), Ele prometeu que Ele estaria preparando este lugar no céu. Aqueles que aceitaram Cristo são cidadãos dos céus (Filipenses 3:20).
Infelizmente, muitos nunca verão o céu. há uma maneira de ganhar entrada no céu. O caminho é Jesus Cristo (João 14:6).

Como será o céu?

Um compositor de música disse, “Que humildade, nãolugar como a nossa casa!” Para o cristão, esta frase deveria ser, “Que esplêndido será, nãolugar como o céu!”
Paulo estava tão admirado do esplendor do céu que as palavras lhe faltavam (II Coríntios 12:1-4).
O céu é um lugar de grande beleza. Há um mar de cristal (Apocalipse 22:1). Há fundações de pedras preciosas (Apocalipse 21: 19-20), portões de pérola (Apocalipse 21:21), e ruas de ouro (Apocalipse 21:21).
O céu é um lugar de grande bênção. No céu, Deus irá enxugar todas as lágrimas e remover toda a dor (Apocalipse 21:4). Os entes queridos estarão para sempre unidos (II Tessalonicenses 4: 13-18). As trevas não mais existirão (Apocalipse 21:23).
O céu é um lugar perfeito. Deus está e o pecado foi banido para sempre (Apocalipse 21:3).
Sim, a Bíblia fala muito sobre o céu e o inferno. Há um céu a ser ganho e um inferno a ser banido. Você falou para alguém sobre o céu recentemente?

DE SUA LEITURA
1.             O que a maioria das pessoas que negam a realidade do inferno dizem sobre Deus?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.             Como podemos definir o inferno?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.             Que tipo de sofrimento terá de ser suportado no inferno?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.             Quem estará no inferno?
a.           _______________________________________________________________
b.           _______________________________________________________________
c.           _______________________________________________________________
5.             Como será o céu?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESTUDO BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.

Tarefa da Escritura

À medida que olha as respostas para estas perguntas na sua Bíblia, ore a Deus para que coloque em você o desejo de avisar outros sobre o inferno e abençoá-lo com a realidade e o resplendor do céu.
Leia a sua Bíblia e responda o que se segue:
1.       Que tipos de pessoas são condenadas ao peloinferno”? Apocalipse 22:15) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.       Em quais eventos futuros aqueles que estão atualmente no inferno serão convidados a tomar parte? (Apocalipse 20:13-14) _________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.       A Bíblia parece ensinar diferentes níveis de punição para aqueles que rejeitaram o Evangelho? (Mateus 11:20-23; Lucas 12:48) Explique: __________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.         Como Jesus chamou de céu quando Ele estava para morrer? (Lucas 23:43)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


5.       Apocalipse 21:24 fala da Nova Jerusalém celeste. Quem habitará nesta cidade celestial?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.         Como Lucas 16:24-31 nos mostra que o inferno é um lugar de sofrimento consciente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.         Como Marcos 9:44, 46, e 48 descreve o inferno?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.         Como alguém vai para o inferno? (Hebreus 2:3)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.         Quem não estará no céu? (Apocalipse 21:8)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS DO EXPLORADOR


1.         Onde a palavracéu” é pela primeira vez mencionada na Bíblia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.         Quem estará no inferno?
a.           Apocalipse 20:10 _________________________________________________
b.           Apocalipse 19:20 _________________________________________________
c.           Apocalipse 20:15 _________________________________________________
d.           Salmo 9:17 ______________________________________________________
e.           Mateus 7:21, 22, 23 _______________________________________________

TAREFA DE  MEMORIZAÇÃO

Livros Do Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, (os livros de Moisés chamados de Pentateuco ou Livros da Lei).
Versículo: João 14:2-3
“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Versículo do Explorador: Mateus 13:42
“E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

TAREFA PRÁTICA
1.         Na folha em branco da sua Bíblia escreva o seguinte:
Céu –    Apocalipse 21-22; João 14:1-6
Inferno –          Lucas 16:19-31; Marcos 9: 42-5); Apocalipse 14:10-11
2.       Escreva uma breve descrição do céu do lado de uma folha de papel, e então do outro lado escreve uma breve descrição do inferno.

TEMPO EM GRUPO

Quais são algumas das teorias das quais os homens se valem para negar a crença no inferno literal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário