VISITE A IGREJA BATISTA REGULAR EBENÉZER

"A Igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade" C.H. Spurgeon

VISITE A IGREJA BATISTA REGULAR EBENÉZER
R. José Severiano Câmara, 244 - Centro - João Câmara/RN

TERÇA:.........................Sociedade Masculina -.................19:30hs.
..........................................Sociedade Feminina -...................19:30hs.
QUARTA:.....................Culto de Oração -.........................19:30hs.
SÁBADO:......................Projeto Boas Novas -..................15:30hs.
..........................................Culto da Mocidade -....................19:30hs.
DOMINGO:..................Escola Bíblica Dominical -..........08:00hs.
..........................................Culto Oficial -..............................19:00 hs.

Culto de Ação de Graças

4 de jan de 2013

Richard Holden


 Richard Holden [12, 45, 49, 54, 63, 76, 121, 275, 477, 482], missionário, um dos pioneiros do Protestantismo no Brasil, nascido em Dundee, Escócia em 1828, filho de um casal anglicano. Converteu aos 21 anos, depois de passar uma experiência mística e a cura de uma doença. Esteve no Brasil em 1851 como comerciante e foi quando iniciou a aprender português. Estudou Teologia e português em Ohio, nos Estados Unidos. Traduziu o Livro de Oração Comum e muitos hinos tradicionais anglo-americanos para o português. O Departamento de Missão da Igreja Episcopal e a Sociedade Bíblica Americana o enviaram ao Brasil em 1860.
  Fundou uma capela em Belém do Pará em 1860, aproveitando do fato que o capitão americano Robert Nesbitt, já havia iniciado a distribuição de Bíblias na cidade. Usava a impressa local para difundir o Evangelho e acabou-se por envolver em uma polêmica com bispo Católico Romano de Belém, Dom Antônio de Macedo Costa. Viajou pela Bacia do Amazonas, distribuindo Bíblias e panfletos evangélicos nas vilas e cidades ribeirinhas.
  Em 1862, mudou-se para Salvador, Bahia, onde sofre três atentados de morte. Polêmico, entrou em conflito com o Departamento de Missão da Igreja Episcopal Americana, que o subsidiava. Em 1864, outro missionário, dr. Robert Kalley convidou-o para vir ao Rio de Janeiro, para sucedê-lo como pastor da Igreja Evangélica Fluminense, assumindo o cargo de pastor auxiliar em fevereiro de 1865. Holden começou a aderir algumas doutrinas darbistas, como o Dispensacionalismo e a organização eclesiástica de total autonomia da igreja local, que deveria ser presidida por um colégio de anciãos leigos. Isto gerou um conflito na Igreja Evangélica Fluminense e em 1871 Holden deixa o Rio rumo a Inglaterra e Portugal.
  Holden inicia a primeira Casa de Oração – Irmãos em Portugal em 1871. Em 1876 edita um hinário Hinos e Cânticos Espirituaes em Português e em 1877 inaugura o prédio da Assembléia dos Irmãos de Amoreira, bairro de Lisboa. Em 1878 um grupo de 26 pessoas oriuntas da Igreja Evangélica Fluminense, fundaram a primeira Casa de Oração – Irmãos. Em julho do ano seguinte Holden vem ao Brasil para organizar esta igreja. Em janeiro de 1886, aos 58 anos Holden falece em Lisboa, sendo enterrado no cemitério protestante da cidade. 

Fonte: http://www.tiosam.net/enciclopedia/?q=Richard_Holden

Nenhum comentário:

Postar um comentário