Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

06 julho 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 4, dia 21)

Salmos 31-33

Salmos 31

 (1) Salmo de Davi para o músico-mor. OH EM ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça. (2) Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve. (3) Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me. (4) Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força. (5) Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade. (6) Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR. (7) Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. (8) E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso. (9) Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre. (10) Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem. (11) Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim. (12) Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado. (13) Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida. (14) Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus. (15) Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. (16) Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias. (17) Não me deixes confundido, SENHOR, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura. (18) Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo. (19) Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens! (20) Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas. (21) Bendito seja o SENHOR, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura. (22) Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei. (23) Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba. (24) Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.

Salmos 32

 (1) Masquil de Davi. BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. (2) Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. (3) Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. (4) Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.) (5) Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.) (6) Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. (7) Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.) (8) Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. (9) Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti. (10) O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no SENHOR a misericórdia o cercará. (11) Alegrai-vos no SENHOR, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos vós que sois retos de coração.

Salmos 33

 (1) REGOZIJAI-VOS no SENHOR, vós justos, pois aos retos convém o louvor. (2) Louvai ao SENHOR com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. (3) Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. (4) Porque a palavra do SENHOR é reta, e todas as suas obras são fiéis. (5) Ele ama a justiça e o juízo; a terra está cheia da bondade do SENHOR. (6) Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. (7) Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos. (8) Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo. (9) Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu. (10) O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. (11) O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração. (12) Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança. (13) O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. (14) Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. (15) Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras. (16) Não há rei que se salve com a grandeza dum exército, nem o homem valente se livra pela muita força. (17) O cavalo é falaz para a segurança; não livra ninguém com a sua grande força. (18) Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; (19) Para lhes livrar as almas da morte, e para os conservar vivos na fome. (20) A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. (21) Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. (22) Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário