Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

18 agosto 2013

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 5, dia 29)

Salmo 145-147


Salmo 145

 (1) Cântico de Davi. EU te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. (2) Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. (3) Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. (4) Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. (5) Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. (6) E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. (7) Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça. (8) Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia. (9) O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras. (10) Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. (11) Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder, (12) Para fazer saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glória da magnificência do teu reino. (13) O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações. (14) O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. (15) Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo. (16) Abres a tua mão, e fartas os desejos de todos os viventes. (17) Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. (18) Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. (19) Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. (20) O SENHOR guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. (21) A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre.

Salmo 146

 (1) LOUVAI ao SENHOR. Ó minha alma, louva ao SENHOR. (2) Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo. (3) Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. (4) Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. (5) Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus. (6) O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre; (7) O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados. (8) O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos; (9) O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios. (10) O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.

Salmo 147

 (1) LOUVAI ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor. (2) O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel. (3) Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. (4) Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes. (5) Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. (6) O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra. (7) Cantai ao SENHOR em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa. (8) Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes; (9) O que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam. (10) Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. (11) O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia. (12) Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus. (13) Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti. (14) Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta. (15) O que envia o seu mandamento à terra; a sua palavra corre velozmente. (16) O que dá a neve como lã; esparge a geada como cinza; (17) O que lança o seu gelo em pedaços; quem pode resistir ao seu frio? (18) Manda a sua palavra, e os faz derreter; faz soprar o vento, e correm as águas. (19) Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. (20) Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário