Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

11 agosto 2013

TRÊS PARA FLORESCER


Durante décadas, a programação tradicional das igrejas fundamentalistas foi realizar cultos domingos de manhã, domingos à noite e quartas-feiras à noite. Além disto, classes de escola dominical para todas as idades sempre foram a norma. Embora a realização desses três cultos não seja especificamente uma ordenança bíblica, as reuniões regulares e fieis é algo que Deus espera.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia.” – Hebreus 10.24,25.
O primeiro dia da semana é uma ocasião especial para a igreja do Novo Testamento; é um dia em que seus membros entregam dízimos e ofertas ao Senhor, e também se reúnem para a pregação e encorajamento. Reunir-se semanalmente era um costume da primeira igreja cristã. No entanto, aqueles cristãos se reuniam mais de uma vez por semana. No livro de Atos, a Bíblia mostra que eles se reuniam diariamente.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.” – Atos 2.46.
Os líderes da igreja devem assumir a responsabilidade de estabelecer os horários e dias de cultos para que a igreja supra as necessidades de seus membros e cumpram a Grande Comissão.
As igrejas fundamentalistas têm, através do tempo, realizado dois cultos aos domingos e um às quartas-feiras. Além destes, as igrejas promovem campanhas evangelísticas, seminários para família, reuniões de despertamento, conferências missionárias, e assim por diante. As conferências evangelísticas, classes para as crianças e reuniões de jovens aumentam os dias em que os crentes fieis estão na igreja.
Não importa a hora em que o pastor e/ou líderes estabeleçam para as reuniões, os membros devem comparecer, e cada um deve se comprometer a ser fiel a todos os cultos e outros trabalhos. Vivemos dias atarefados, e os pastores estão cientes das exigências que a sociedade faz aos membros da igreja. É importante considerar o horário de trabalho das pessoas e das famílias.
No entanto, não interessa como o pastor programe as atividades da igreja, as pessoas continuarão extremamente ocupadas. O pastor tem de aceitar o desafio de equilibrar programas da igreja com as vidas pessoais de seus membros. Dar prioridade a algumas atividades ajudará muito o pastor a satisfazer as necessidades das famílias da igreja.
Há uns meros quarenta anos, os cultos de oração às quartas-feiras eram muito bem atendidos. Nos Estados Unidos, em muitas cidades, as escolas não realizavam eventos esportivos às quartas-feiras à noite porque sabiam que a maioria das pessoas estaria na igreja.
Tenho perguntado a líderes de nosso movimento fundamentalista: “Quantas igrejas aqui [nos Estados Unidos] têm duzentas ou mais pessoas nos cultos de quarta-feira?” Creio que a resposta é aproximadamente cem igrejas, sendo que muitas são igrejas de faculdades cristãs que obrigam os alunos a participar dos cultos. Se isso é mesmo verdade, e creio que sim, a situação é preocupante.
Embora eu não tenha dados precisos referentes há quarenta anos, creio que naquela época o número era de centenas de igrejas. O que aconteceu com a turma de quarta-feira? Devemos jogar a toalha e desistir? Acho que não. São necessários muitos anos de treinamento, mas estou convencido que ainda podemos conquistar um grupo fiel de pessoas para o culto do meio da semana.
(Sword of the Lord)

Nenhum comentário:

Postar um comentário