Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

27 setembro 2013

A CANÇÃO DO PASTOR - SALMO 23


"O mais amado de todos, mas o menos crido" foi o que alguém disse sobre o Salmo 23.
Na perda de um emprego, na doença ou quando um querido parte para a eternidade será que dizemos: "nada me faltará"?
Daví inspirado pelo Espírito escreveu este belo salmo. Alguns acreditam que ele escreveu este hino na velhice, olhando para trás e regozijando-se nestas verdades, e outros que ele era um jovem.
Certa vez um professor pediu para alguém recitar o Salmo 23. Para sua surpresa, uma menina de quatro anos foi à frente. Ela disse: "O Senhor é meu Pastor, Isto é tudo o que preciso!" Sim, somente o crente em Jesus pode dizer: "nada me faltará".
I. O SEGREDO DE UMA VIDA FELIZ - VS.1-3
Começa com uma relação certa - "O Senhor é o meu pastor". O Senhor é Jeová, Deus de concerto e promessa. Não basta dizer que o Senhor é o pastor. Isto apenas vem separá-Lo de todos os outros. É preciso haver uma relação com Ele - "meu pastor".
Um humilde pregador e um grande ator estavam em uma festa. Alguém chamou o ator para recitar o Salmo 23. Ele o fez com eloqüência e beleza. Ao terminar, todos aplaudiram até que ficaram vermelhas as palmas das mãos. Depois o pregador foi convidado também a falar. Ele levantou-se e com lágrimas contou sobre o seu andar com o pastor, o beber das águas tranqüilas, e de como o Pastor guiou a sua vida, e também como ele contava com a presença do Pastor no vale da sombra da morte e no Céu esperando-o. Quando terminou, houve silêncio e pessoas choraram. O ator levantou e disse: "A diferença entre eu e este pastor é que eu conheço o salmo e ele o Pastor".
Resulta numa realidade perfeita - "nada me faltará". Filipenses 4:19 diz: "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." O Senhor suprirá todas as necessidades de Seus filhos. Você acredita nisso? Então não fique andando com a cabeça baixa como se fosse um órfão.
Não falta descanso - "Deitar-me faz em verdes pastos". Ele dá descanso para Suas ovelhas. Não preguiça, mas descanso espiritual. Você não precisa correr de um lado a outro numa fadiga extrema e com mente e corpo cansados.
Não há descanso sem paz - "águas tranqüilas". Todo dia o pastor tem algo em mente: achar água para as ovelhas. Onde Davi morava eram raros os rios, córregos e correntes. Muitas vezes, um rio não resolve o problema. A ovelha pode não chegar até a água ou, se entrar no rio, ser levada pela correnteza a por causa da pesada lã. Se não fosse pelo Pastor, as ovelhas teriam grandes problemas em encontrar "águas tranqüilas". O Pastor sabe onde estão poços e fontes de águas. Há momentos em que o Pastor bloqueia parte de uma correnteza para que as ovelhas entrem, e beba até a pequenina ovelha. Isto é "porque ele é a nossa paz" - Ef. 2:14.
Restauração - "Refrigera a minha alma". Há sempre lugares perigosos para as ovelhas, e elas têm problemas em evitá-los. A ovelha não é inteligente como o leão ou o cachorro, e nem é rápida como o veado. A característica da ovelha é ignorância. "Refrigera a minha alma" significa trazer de volta de um lugar de perigo. O Pastor restaura a ovelha do vaguear.
"Guia-me pelas veredas da justiça". O pastor trabalha muito para encontrar veredas certas para as ovelhas. Graças a Deus porque somos guiados pelo Senhor. O Espírito guia-nos a toda verdade. Temos a Palavra de Deus para orientar-nos: "Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos".
Certo dia um senhor viu um pastor guiando ovelhas. As ovelhas tinham sede e queriam beber da água suja empossada na estrada. À primeira vista, perecia que o pastor era cruel, pois não deixou que bebessem. Mas depois o homem observou que o pastor guiou as ovelhas para águas cristalinas e gostosas. O nosso Pastor não nos deixa tomar certas águas deste mundo. Ele é cruel? De forma alguma. Ele está apenas guiando-nos para algo melhor.
II. O SEGREDO DE UMA MORTE FELIZ - VS. 4,5
Era costume no Oriente Médio os vales serem chamados por nomes. Um foi chamado de "O Vale dos Salteadores". Em qualquer situação, as ovelhas são confortadas pela presença do pastor. Às vezes um lobo ataca o rebanho e as ovelhas entram em pânico fugindo, facilitando assim o ataque do lobo. Mas de repente o pastor grita e elas começam a fugir para ele, chegando até mesmo a atropelar o lobo.
O túmulo - "pelo vale da sombra da morte". Até aqui Davi esteve falando do Pastor, mas agora ele fala para o Pastor: "tu estás comigo".
"Ainda que eu andasse" - Não é certo que iremos entrar no vale. Provavelmente, seremos arrebatados. "Pelo vale" significa que estamos passando de um lado

para outro" 
D a sombra da morte". A morte para o crente é descrita apenas como "sombra". A sombra não faz dano a alguém. Onde há sombra, há luz.
"A tua vara e o teu cajado me consolam". Estes instrumentos foram usados para guiar as ovelhas e ao mesmo tempo lutar contra o inimigo. Na mente do salmista existe um provável Éxodo. Ele lembra de Moisés e Israel fazendo seu exôdo. Faraó atrás, montanhas dos lados e o mar vermelho à frente. Moisés usa a vara para dividir as águas - Deus o guia. Depois ele estica a vara, e o mar engole o inimigo.
"Mesa" - O pastor coloca uma mesa na presença dos inimigos. A mesa era apenas uma pele de animal ou outro material que o pastor usava para fechar os buracos dos lobos e animais selvagens nas rochas.
"Unges a minha cabeça com óleo - Aqui está um quadro do pastor guardando as ovelhas. Elas estão cansadas, mas o pastor coloca óleo em suas cabeças para refrescá-las.
"Misericórdia e bondade" - O Pastor guia, mas tem dois cães treinados atrás para proteger as ovelhas.
Uma senhora com problemas mentais imaginava que havia sempre dois homens a seguindo. Ninguém conseguia tirar isso da cabeça dela. Um dia o seu pastor disse a ela: "Eu sei quem são; são misericórdia e bondade". A mulher ficou muito contente e até pagou por três no ônibus.
III. O SEGREDO DE UMA ETERNIDADE FELIZ - VS. 6
Em 1572, John Knox estava morrendo, e amigos estavam ao redor de sua cama. Um deles disse: "Irmão, no momento que cruzar o rio para a eternidade, dê um sinal para nós de que tudo está ok". Na saída deste mundo com o último suspiro, o pregador apontou para o céu.
Que glória! Uma vida feliz, uma morte feliz e uma eternidade feliz!
Pr. Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário