Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

25 setembro 2013

ÉPOCAS DA VIDA


Em nossa vida física passamos por várias épocas, ou idades. Também há na vida epiritual diversas fases. O crente saudável vai crescer e progredir na sua vida com Deus.
1. A Infância. 1 Ped.2:2,3
Como na vida física, na vida epiritual uma pessoa começa como "criança recém--nascida". Não há nada mais doce do que um bebê com poucos meses de vida. É um ser precioso que recebe o carinho da família toda.
Mas, ao passar dos anos se aquele bebê não cresce, se não se desenvolve, a família fica preocupada porque sem dúvida algo está errado. Espiritualmente falando, há crentes que estão na igreja há muitos anos e ainda são como nenês. Não crescem nas suas vidas espirituais. Dão muito trabalho para o pastor e os outros membros. E às vezes o pastor desanima porque cansa de dar mamadeira e de trocar fraldas de pessoas que são crentes já alguns 20, 30 ou 40 anos ou mais! 
Mas a idade de recém-nascida é uma fase legítima na vida cristã; afinal todos nós começamos assim. Nesta passagem Pedro diz no verso três "Se vocês realmente são salvos". O crente verdadeiro deve beber "o genuíno leite espiritual", isto é, ler e estudar e meditar na Bíblia para que puder crescer e atingir a próxima fase da vida que é...
2. A Adolescência. Ef.4:14
Aqui falamos dos meninos que não saõ "jovens" ainda. Agora o crente cresceu um pouco e já não é mais um bebê espiritual. Ele tem um certo conhecimento e assiste alguns dos cultos da igreja local. Mas nem sempre ele lê, muito menos estuda, a Palavra de Deus em casa. A Bíblia fica aí colecionando poeira até a hora do próximo culto.
Nesta época da sua vida espiritual o crente pode ser ou não sincero e muitas vezes ele não tem estabilidade doutrinária. E faltando esta firmeza ele se torna um alvo fácil das seitas e às vezes é induzido ao erro. Parece que neste versículo Paulo fala a crentes que deveriam estar maduros mas que estavam sendo "agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina."
Mas uma vez, nesta fase, achamos que a nossa segurança se encontra na Palavra de Deus. No verso quinze Paulo diz: "Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo."
3. A Mocidade. 1 Tim.4:12
Aqui estamos pensando nos jovens, naqueles que não são mais crianças ou meninos mas também não são adultos.
Parece que sempre há um certo preconceito contra os jovens; pelo menos eles acham que sim! É uma época difícil na vida sem dúvida. Mas não é para o jovem crente desanimar se. "Ninguém despreze a tua mocidade" diz o apóstolo ao jovem Timóteo. Os jovens têm muita energia e zelo que podem ser utilizados para a glória e o trabalho do Senhor.
O jovem pode ser um "padrão dos fiéis" e dar um bom exemplo aos outros na congregação. Espiritualmente falando, o "jovem crente" deve por de lado aquela carnalidade da sua "criançada" e começar a manter um andar mais perto de Deus. A pessoa vai falhar de vez em quando mas nesta fase da vida epiritual o cristão deve atingir um nível bem maior na santidade. O escritor aqui diz que o crente tem a obrigação de ser um bom exemplo "...na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." Assim fazendo, ele chegará a...
4. A maioridade. Heb. 5
Agora chegamos à "idade da razão", isto é, adultos. Um dos grandes problemas em nossas igrejas hoje em dia é a falta de membros maduros. E este não é um problema que começou em nossos dias; o escritor de Hebreus aqui reclama de crentes que deviam ser adultos na fé mas que estavam se alimentando de leite e não de alimento sólido. Eles eram inexperientes na Palavra e por isso estavam agindo como crianças (vs.12,13).
Parece que, às vezes, que uma criança não sabe discernir o bem e o mal até ser advertida e avisada por um adulto. Ao madurecer, a pessoa vai crescendo na sabedoria e aprende tomar decisões corretas sozinha. Deve ser assim também com o homem que se torna "adulto" espiritualmente. E como é que o crente jovem vira "adulto" em Cristo? Há outros fatores que poderiam entrar aqui mas vamos apenas mencionar o que se encontra neste versículo.
Deus diz aqui que é o alimento sólido, as verdades da Palavra dEle além dos ensinamentos básicos, que nos dá discernimento. Mais uma vez vemos a importância da Palavra de Deus em nossas vidas. Note bem a frase "pela prática". Temos de estudar, aprender e praticar aquilo que aprendemos da Palavra para podermos "discernir não somente o bem mas também o mal". Se a gente fizer isto, poderemos entrar felizes na "última etapa" da vida, que é... 
5. A Velhice. Sl.37:25; Tito 2:2,3
Com cuidado e através de muitas lutas, talvez a gente chegue lá! Não devemos temer o processo de envelhecer. Primeiro, se temos a vida eterna, nunca vamos ficar velhos pesar daquilo que pode acontecer com este nosso corpo físico. Também, quem não está envelhecendo está morto! Falamos agora daquela pessoa idosa que tem andado com Cristo por muitos anos... e continua andando com Ele. A verdadeiro "Velho Guerreiro" não é um "wiskey" nem um palhaço sujo que fazia rir na televisão! É aquele crente que, apesar de todas as lutas, todos os sofrimentos, todas as tristezas, todas as situações difíceis da vida, continua sendo fiel ao Senhor Jesus Cristo! Na passagem em Tito Paulo dá certas regras para pessoas idosas. Uma pessoa crente não tem que ser enjoada e de difícil trato. Os idosos podem ter, em Cristo, personalidades que agradam os outros e podem ter testemunhos que ajudam conduzir pecadores ao Senhor Jesus!
Pr. Jaime King

Nenhum comentário:

Postar um comentário