Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

17 março 2014

AS TRÊS VERDADES PRINCIPAIS DO EVANGELHO

Texto: I Coríntios 15:1
Introdução:
Estamos seguindo uma linha bíblica em nossa crença com respeito ao Evangelho. As verdades que vamos estudar têm sido defendidas desde os primórdios da Era Cristã. Os apóstolos, os pais da Igreja e todo o ministro verdadeiro, tem defendido estas mesmas verdades; de modo que, sua mensagem tem o seu fundamento nas verdades que vamos estudar.
No texto que lemos encontra-se a palavra “EVANGELHO”. Palavra que significa BOAS NOTÍCIAS, no aspecto bíblico são Boas Notícias que vêm de DEUS e se encontram em Sua Palavra, a “Bíblia Sagrada”. 
Estas Boas Notícias vindas de Deus, se dividem em vários aspéctos dos quais vamos tratar somente três neste estudo.
 
I. Todos pecaram, isto é todos são pecadores - Rm. 3:23 e 5:12

Vemos aqui que toda a raça humana está colocada na condição de pecadora, de modo que, não existe uma só pessoa no planeta Terra que não seja pecadora. Pecado no sentido bíblico não é uma questão somente de pensamentos e ações erradas; é também uma disposição para o mal que reside na própria natureza humana. 
Caído e pecaminoso o ser humano (homens , mulheres e crianças) pratica os males que pratica. (Mc. 7:21). Pelo fato de todos os seres humanos possuírem uma natureza caída então todos são pecadores destituídos da Glória de Deus e condenados à perdição eterna.

II. Ninguém pode conseguir a salvação por seus meros esforços - Rm. 3:10; Ef. 2:8, 9 e Is. 64:6.

A. Nem por meio de religião.

Muitas pessoas estão enganadas; acham que por serem membros de uma igreja e participarem normalmente nas atividades da mesmas, podem ser salvas.
Na verdade a religião em si não pode fazer nada por nós neste sentido. Uma reforma que vem de fora para dentro, quando na verdade nós precisamos de uma reforma que vem de dentro para fora. É o nosso coração que precisa mudar e não simplesmente a nossa mente. Lembre-se que é de dentro do homem que procedem todas as espécies de males. Sendo que a religião não tem força para mudar a nossa natureza, então ela não pode nos salvar.
 
B. Nem por meio de Boas Obras.
 
É fato que o ensino de que as pessoas podem ser salvas por suas boas obras, tem penetrado na mente de quase todo o mundo, pois todos os sistemas de religiões falsas do mundo, têm adotado este ponto como fundamental no seus ensinos. Não adianta dar roupas para os desvestidos, dar comida para os famintos, dar calçados para os descalços... Estas coisas são boas no nível do relacionamento de ser humano para ser humano; porém não garante a entrada no céu para ninguém. 
Salvação é pela fé e não pelas obras.

III. Só Jesus é quem pode salvar - Lc. 19:10; I Tm. 1:15; Tt. 2:11-14; Jo. 3:16  Diante do fracasso e impotência do ser humano em acertar sua situação diante de Deus para escapar da condenação, Deus resolveu em num ato de amor, solucionar o nosso problema; enviou Seu Filho Jesus a este mundo, a fim de que Ele fosse o nosso substituto oferecendo - se como sacrifício em nosso lugar, para que, pela fé nEle, pudéssemos alcançar a salvação eterna.
Cristo, então derramou o Seu sangue na Cruz do Calvário a fim de que todo o que nEle crê venha e experimentar a Vida Eterna.
 
Conclusão
Estas então são as três verdades fundamentais do Evangelho:
1. O homem é pecador condenado.
2. O homem não pode salvar-se a si mesmo.
3. Só Jesus Cristo é quem pode salvar.
Você não quer aceitá-lo agora como seu salvador pessoal?
Ele quer e pode salvá-lo agora mesmo, se você com sincedidade recebê-Lo em sua vida. Rm. 10:9, 10

Juarez A. Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário