VISITE A IGREJA BATISTA REGULAR EBENÉZER

"A Igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade" C.H. Spurgeon

VISITE A IGREJA BATISTA REGULAR EBENÉZER
R. José Severiano Câmara, 244 - Centro - João Câmara/RN

TERÇA:.........................Sociedade Masculina -.................19:30hs.
..........................................Sociedade Feminina -...................19:30hs.
QUARTA:.....................Culto de Oração -.........................19:30hs.
SÁBADO:......................Projeto Boas Novas -..................15:30hs.
..........................................Culto da Mocidade -....................19:30hs.
DOMINGO:..................Escola Bíblica Dominical -..........08:00hs.
..........................................Culto Oficial -..............................19:00 hs.

Culto de Ação de Graças

27 de mar de 2014

Leitura Cronológica Anual da Bíblia (Mês 11, dia 21)

Gálatas  1-3

Gálatas  1

 (1) PAULO, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), (2) E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: (3) Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, (4) O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, (5) Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. (6) Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; (7) O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. (8) Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (9) Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (10) Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. (11) Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. (12) Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. (13) Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. (14) E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. (15) Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, (16) Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue, (17) Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. (18) Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias. (19) E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. (20) Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. (21) Depois fui para as partes da Síria e da Cilícia. (22) E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; (23) Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. (24) E glorificavam a Deus a respeito de mim.

Gálatas  2

 (1) DEPOIS, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. (2) E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. (3) Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; (4) E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; (5) Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós. (6) E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram; (7) Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão (8) (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), (9) E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; (10) Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência. (11) E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. (12) Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. (13) E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. (14) Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? (15) Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios. (16) Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (17) Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma. (18) Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor. (19) Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. (20) Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (21) Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

Gálatas  3

 (1) Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? (2) Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (3) Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? (4) Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. (5) Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé? (6) Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (7) Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. (8) Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. (9) De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. (10) Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. (11) E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. (12) Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. (13) Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (14) Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. (15) Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. (16) Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. (17) Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. (18) Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. (19) Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro. (20) Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. (21) Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. (22) Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. (23) Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. (24) De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. (25) Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. (26) Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (27) Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. (28) Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (29) E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário