Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

21 agosto 2014

MISSÕES, REFLEXO DA AUTORIDADE TOTAL DE CRISTO EM AÇÃO NA VIDA DA IGREJA.

Texto: Mateus 28:18-20
Introdução: 1) Já ouvimos muitas mensagens baseadas neste texto; 2) Nosso objetivo hoje é fazer uma exegese ou seja, retirar do texto aquilo que ele realmente quer dizer; 3) Começamos a análise deste texto observando que Mateus ao escrever as Palavras de Jesus, repete quatros vezes os pronomes idefinidos: TODA, TODAS, TODO, TODOS. Eles estão presentes em todos os versículos.
Pergunta: Quais são as verdades que o Senhor quer nos ensinar a respeito de Missões através deste texto?
I. Missões começa na vida da igreja quando ela reconhece e se submete ao senhorio de Cristo (v.18)
“Toda autoridade me foi dada” - Autoridade, direito de mandar, poder.
A) O que Jesus quer transmitir ao enfatizar Sua autoridade sobre todo o universo?
B) Ele sempre teve toda autoridade, mas Ele está querendo enfatizar duas coisas:
1º) O pecado - me leva a esquecer a autoridade de Deus sobre minha vida.
2º) Negligência - por causa da capacidade que temos de negligenciar as responsabilidades e tarefas, que vão exigir de mim uma dedicação maior ou aquilo que não sei como realmente fazer.
Aplicação: A autoridade total de Jesus sobre o Universo não se discute. O que é questionável é em que áreas da minha vida, o Senhor está exercendo a Sua Autoridade.
II. Missões, continua na vida da igreja quando ela põe em ação a ordem que recebeu de Cristo (v.19)
“...ide portanto” - Faz uma ligação com o verso anterior.
Obs.: Todas do vs.19 é um pronome causativo que indica a extensão da ação do verbo “fazer” ou seja a extensão da tarefa missionária é: TODAS AS NAÇÕES.
• Raça, nações, povos - Nações não se limita a países, mas também pode referir-se a grupos socioculturais ou seja, onde houver um grupo humano, devemos alcançá-lo.
• Estatística - O mundo pode ser visto em três óticas:
1. 6 Bilhões de pessoas (indivíduos)
2. 237 Nações políticas: países.
3. 24 Mil povos - dos quais 11 mil ainda não foram alcançados com o Evangelho.
• No Brasil temos 300.000 índios divididos em 150 etnias (grupos socilamente organizados).
Aplicação: Missões sem ação não passa de ilusão ou tão somente emoção.
III. Missões tem seu ápice na vida da igreja, quando é realizada em obediência e em parceria com o Senhor (v.20).
A) Ensinar TODAS as coisas - mostra-me a extensão do ensino a ser ministrado na obra missionária.
• Não é só chegar em um povo ou em uma cultura e dar meia dúzia de aulas de introdução a Bíblia ou de Teologia Elementar e já vou embora para outro povo ou lugar.
• O ato de ensinar leva tempo - em algumas culturas leva-se entre 15 e 20 anos para implantar um trabalho para alcançar aquele povo.
B) Fazer discípulos é o resultado de um trabalho total, contínuo e progressivo.
• Ensinar TODAS as coisas que foram ordenadas pelo Senhor.
C) O resultado do empreendimento missionário só será alcançado, se for realizado em um processo constante de parceria Divino e Humano. “Eis que estou convosco TODOS os dias”.
Se você foi chamado para ir aos campos - Eu estou com você todos os dias.
Se você é um intercessor em oração - Eu estou com você todos os dias. 
Se você é um mantenedor ofertante - Eu estou com você todos os dias.
Conclusão: Todos os dias - pronome indefinido.
Missões começou na Eternidade Passada (antes da fundação do mundo) no coração e na vontade de Deus e só vai ter o seu final na consumação do século (no tempo de Deus).
Uma igreja só será verdadeiramente missionária quando ela:
• Se submeter a autoridade total e ao Senhorio de Jesus Cristo. 
• Ela pratica a ordem de fazer discípulos de todas as nações recebida do Seu Senhor.
• Viver diariamente a comunhão e a parceria com Seu Senhor na tarefa de alcançar e levar todos os povos a serem obedientes a Jesus Cristo.
Pr. Erivaldo Tavares do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário