Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

25 janeiro 2015

NÃO SE ENTERRA PECADOS VIVOS

Ralph Sockman disse: “Não podemos enterrar um pecado vivo no túmulo do esquecimento”(How to believe [Como acreditar], p.181). É verdade que não devemos nos punir com o remorso por causa de pecados que já foram lavados pelo sangue de Cristo, mas também não podemos nos dar ao luxo de racionalizá-los com a tentativa do esquecimento.
Fico impressionado com o jeito de o homem moderno imitar as tentativas de Davi ao se deparar com as conseqüências de seus pecados no caso Beteseba. Tudo começou com um relacionamento sexual ilícito. Ao perceber que o caso complicou-se por causa de uma gravidez indesejada, Davi arquitetou um plano desonesto, e mal sucedido, de uma visita conjugal. A essa altura, a bola de neve estava tão grande que Davi jogou a moralidade para o alto e deu ordens para que Urias fosse colocado na linha de frente da batalha, onde a morte era certa.
Ao receber o recado de Joabe, confirmando a morte de Urias, Davi deu início à tentativa de enterrar seu pecado no túmulo do esquecimento. Seu recado a Joabe é uma ordem clássica de insensibilidade. “Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele” (2 Samuel 11.25). Em outras palavras, Davi estava dizendo: “Estamos guerreando, Joabe. Cumpra sua tarefa. Não esquente a cabeça por causa de um soldado estrangeiro e mercenário, que morreu na batalha”.
Davi tentou esquecer todo aquele negócio sórdido. Ele mandou que Beteseba fosse morar com ele e concentrou sua atenção nos negócios do reino. No entanto, a culpa da imoralidade continuava dentro dele. Isso explica o fato de ele não ter acabado com a vida de Natã. Alguém menos digno, como Acabe por exemplo, teria matado o profeta. Davi ouviu pacientemente a história perspicaz de Natã sobre uma ovelhinha. Aos poucos, o profeta foi tirando as camadas protetoras do esquecimento que Davi tinha colocado sobre o coração, e finalmente explodiu: “Você é o homem!” Quando a verdade desnudou seu segredo, Davi nada pôde fazer a não ser confessar: “Pequei diante do Senhor”.
Pecados não confessados não podem ser encobertos, não importa quantas camadas de esquecimentos bem tecidos coloquemos sobre eles. Graça, perdão e bênçãos de Deus o aguardam, não importa quão terríveis tenham sido seus erros. Mas só para aqueles que confessam suas culpas e as depositam aos pés da cruz de Cristo, onde encontram perdão.
(Norman L. Bales em Pulpit Helps)

Nenhum comentário:

Postar um comentário