22º DISTINTIVO –
ESCATOLOGIA
O RETORNO PREMILENAR
E PRETRIBULACIONAL DE CRISTO
Conceito Teológico
Jesus Cristo virá corporalmente à terra uma segunda vez
(1:6-11). Esta volta ocorrerá em duas etapas. Primeiro, Cristo voltará nas
nuvens para arrebatar e levar ao céu todos aqueles, vivos ou mortos, que estão
em Cristo – isto é, que foram salvos durante o período da igreja (I Ts
4:13-5:11). Esta etapa está para acontecer a qualquer instante, sem aviso.
Depois do arrebatamento virá a tribulação, um período de julgamento intenso
sobre a terra (Ap 3:10) caracterizado pela apostasia religiosa generalizada e
pelo domínio mundial do anticristo e do falso profeta (II Ts 2:1-12; Ap 6-19).
A tribulação, que corresponde à septuagésima semana de Daniel, durará por sete
anos (Dn 9:24-27; Mt 24:3-29). Depois da tribulação, Cristo, com Sua Igreja,
voltará em glória à terra para reinar por mil anos e estabelecer a nação de
Israel em sua própria terra (Is 9:6-7; 11:1-16; Ap 19:11-16; 20:1-6). Depois do
reino milenar virão o julgamento final e a eternidade (Ap 20:7-15). Na
eternidade, todos os remidos viverão corporal e eternamente na presença de Deus
enquanto os perdidos, juntamente com Satanás e seus anjos, sofrerão consciente
e eternamente no lago de fogo (Jo 14:1-3; Ap 20:11-15; 21:1-22:17).
História
Na teologia evangélica há três posições principais quanto à
volta de Cristo: o amilenismo, o pós-milenismo e o pré-milenismo. O amilenismo
ensina que não haverá um milênio. Cristo pode voltar a qualquer instante e
depois virá o juízo final. O pós-milenismo ensina que Cristo virá depois do
milênio. Conforme esta posição, o evangelho expandirá até o mundo ser
completamente cristianizado. Cristo voltará depois de um longo período de justiça
e paz sobre a terá. O pré-milenismo ensina que Cristo voltará ao mundo para
estabelecer Seu reino e reinar sobre a terra por mil anos. O juízo final
acontecerá só depois do milênio. A igreja antiga era, na sua maioria,
pré-milenista. Agostinho (354-430) provavelmente foi o primeiro a ensinar o
amilenismo de forma explícita. O pós-milenismo tinha aderentes durante a
Reforma Protestante (1517-1750), mas tornou-se popular durante o século XIX e o
começo do século XX. O pré-milenismo voltou à popularidade com o surgimento do
dispensacionalismo, no século XIX, embora exista o pré-milenismo
não-dispensacionalista. No pré-milenismo existem divergências quanto à
cronologia do arrebatamento em relação á tribulação: o pré-tribulacionismo, o
pós-tribulacionismo e o mid-tribulacionismo. O Movimento Batista Regular é
dispensacionalista e crê na volta pré-milenar e pré-tribulacional de Cristo.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·
A Igreja Presbiteriana é, na sua maioria,
amilenista.
·
Embora a Convenção Batista Brasileira e as
Igrejas Batistas Reformadas não tenham uma posição oficial, muitas delas,
talvez até a maioria, é amilenista.
·
Muitos grupos e seitas, como os Adventistas do
Sétimo Dia e os Testemunhas de Jeová, tentam datar a volta de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário