Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

04 novembro 2012

22º Distintivo Batista

22º DISTINTIVO – ESCATOLOGIA
O RETORNO PREMILENAR E PRETRIBULACIONAL DE CRISTO
Conceito Teológico
Jesus Cristo virá corporalmente à terra uma segunda vez (1:6-11). Esta volta ocorrerá em duas etapas. Primeiro, Cristo voltará nas nuvens para arrebatar e levar ao céu todos aqueles, vivos ou mortos, que estão em Cristo – isto é, que foram salvos durante o período da igreja (I Ts 4:13-5:11). Esta etapa está para acontecer a qualquer instante, sem aviso. Depois do arrebatamento virá a tribulação, um período de julgamento intenso sobre a terra (Ap 3:10) caracterizado pela apostasia religiosa generalizada e pelo domínio mundial do anticristo e do falso profeta (II Ts 2:1-12; Ap 6-19). A tribulação, que corresponde à septuagésima semana de Daniel, durará por sete anos (Dn 9:24-27; Mt 24:3-29). Depois da tribulação, Cristo, com Sua Igreja, voltará em glória à terra para reinar por mil anos e estabelecer a nação de Israel em sua própria terra (Is 9:6-7; 11:1-16; Ap 19:11-16; 20:1-6). Depois do reino milenar virão o julgamento final e a eternidade (Ap 20:7-15). Na eternidade, todos os remidos viverão corporal e eternamente na presença de Deus enquanto os perdidos, juntamente com Satanás e seus anjos, sofrerão consciente e eternamente no lago de fogo (Jo 14:1-3; Ap 20:11-15; 21:1-22:17).
História
Na teologia evangélica há três posições principais quanto à volta de Cristo: o amilenismo, o pós-milenismo e o pré-milenismo. O amilenismo ensina que não haverá um milênio. Cristo pode voltar a qualquer instante e depois virá o juízo final. O pós-milenismo ensina que Cristo virá depois do milênio. Conforme esta posição, o evangelho expandirá até o mundo ser completamente cristianizado. Cristo voltará depois de um longo período de justiça e paz sobre a terá. O pré-milenismo ensina que Cristo voltará ao mundo para estabelecer Seu reino e reinar sobre a terra por mil anos. O juízo final acontecerá só depois do milênio. A igreja antiga era, na sua maioria, pré-milenista. Agostinho (354-430) provavelmente foi o primeiro a ensinar o amilenismo de forma explícita. O pós-milenismo tinha aderentes durante a Reforma Protestante (1517-1750), mas tornou-se popular durante o século XIX e o começo do século XX. O pré-milenismo voltou à popularidade com o surgimento do dispensacionalismo, no século XIX, embora exista o pré-milenismo não-dispensacionalista. No pré-milenismo existem divergências quanto à cronologia do arrebatamento em relação á tribulação: o pré-tribulacionismo, o pós-tribulacionismo e o mid-tribulacionismo. O Movimento Batista Regular é dispensacionalista e crê na volta pré-milenar e pré-tribulacional de Cristo.
Divergências Denominacionais e/ou Herética
·                A Igreja Presbiteriana é, na sua maioria, amilenista.
·                Embora a Convenção Batista Brasileira e as Igrejas Batistas Reformadas não tenham uma posição oficial, muitas delas, talvez até a maioria, é amilenista.
·                Muitos grupos e seitas, como os Adventistas do Sétimo Dia e os Testemunhas de Jeová, tentam datar a volta de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário