Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

16 agosto 2018

Segurança

Leitura Bíblica: Lucas 10.25-37
Disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto” (Lc 10.30).

Parece que está cada vez mais inseguro andar pelas ruas, principalmente nos grandes centros. Realmente aumentou a violência, tanto que muitos alegam ter medo de sair de casa, principalmente à noite. Assim como hoje, já na época de Jesus havia insegurança, como se vê na parábola. A estrada tortuosa e íngreme entre Jerusalém e Jericó propiciava muitos esconderijos para assaltantes. E, infelizmente, a falta de amor das pessoas também parece não ter mudado. Muitas vítimas de assalto se queixam de que havia outras pessoas por perto, mas que ninguém veio em seu auxílio. Acrescenta-se assim ao trauma da violência o senso de abandono e de impotência, que causa uma espécie diferente de insegurança.

Na leitura bíblica de hoje, Jesus conta a um líder judaico uma história cuja finalidade é mostrar que a falta de compaixão reinava até mesmo entre as pessoas religiosas, que diziam amar a Deus. O exemplo elogiável vem de um samaritano, alguém de quem judeu nenhum esperava algo bom. Ao ajudar o homem assaltado, o samaritano levou-lhe conforto na dor e consolo em meio à solidão. Em situação semelhante, você e eu provavelmente diríamos que nos sentimos protegidos novamente.

O líder religioso com que Jesus conversava achava-se bem seguro de suas qualidades. Conhecia a lei, sabia recitá-la e até foi elogiado por responder corretamente à pergunta de Jesus. No entanto, logo em seguida toda essa falsa segurança é derrubada quando o Senhor lhe mostra que sua religiosidade não tinha conteúdo verdadeiro. No final das contas, a pior insegurança que existe é a espiritual: quando achamos que estamos no caminho certo, mas na verdade estamos nos enganando. – JDC

Obediência à lei sem amor prático não traz segurança a ninguém.

https://www.transmundial.com.br/presente-diario/seguranca-4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário