Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

15 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 1


A BÍBLIA
Você alguma vez se perguntou, “Como uma pessoa realmente pode saber que a Bíblia é a Palavra de Deus?” W. Graham Scroggie responde a esta pergunta muito bem em seu livro É a Bíblia a Palavra de Deus? Scroggie propõe que a Bíblia parece ser a Palavra de Deus, a Bíblia reivindica ser a Palavra de Deus, e a Bíblia prova ser a Palavra de Deus. Vamos examinar exatamente o que o Sr. Scroggie  entende por estas afirmações.
A BÍBLIA PARECE SER A PALAVRA DE DEUS
No outono de 1832, Sir Walter Scott, que tinha fama literária pelo mundo inteiro, estava deitado em seu leito de morte quando ele disse ao senhor Lockhart, seu genro, “Leia para mim.” O senhor Lockhart perguntou-lhe, “Que livro deverei ler?” “ Que livro?” respondeu Sir Walter. “um livro, a Bíblia!”
A Bíblia está numa categoria por ela mesma. Muitos fatos demonstram a raridade da Bíblia e nos levam a declarar, “Parece ser a Palavra de Deus!” Entre estes, estão os seguintes:
1.             Sua Origem.   Entre todos os livros publicados através da história, nenhum se equipara com a origem da Bíblia. A Bíblia é uma obra de 40 autores que, sob a direção de Deus, inspirados escreveram 66 livros num período de 1.600 anos (55 gerações). Ainda assim, a Bíblia permanece como um todo unificado sem erro, contradição, ou igual. O mais antigo livro da Bíblia (Jó) foi escrito aproximadamente 1.500 anos antes do nascimento de Cristo. O último livro da Bíblia (Apocalipse) foi escrito aproximadamente 70 anos após a morte de Cristo.  Jó declara, Porque eu sei que o meu Redentor vive” (Jó 19:25), e João fecha o livro de Apocalipse com a promessa do Redentor vivo voltar rapidamente (Apocalipse 22:12).
2.             Sua Distribuição. Em meados do século XV (quinze) a arte da impressão foi introduzida no mundo, e o primeiro livro impresso foi a BíbliaDesde aquela primeira impressão, a Bíblia tem sido conseqüentemente considerada como o livro de mais ampla distribuição no mundo. foi traduzida em mais de 1.400 línguas e enviada a toda parte do globo. O simples fato de ser o único livro de 3.500 anos ainda em circulação nos levaria a dizer, “Parece ser a Palavra de Deus!”

3.             Sua Preservação e Perseguição.  Desde o reino do imperador pagão Diocleciano no século IV (quarto), através do domínio da igreja Romana na Idade Média, até a repressão dos comunistas em nossa era, a Bíblia tem sido um livro sob ataque. Tem sido queimada, proscrita, criticada, caluniada, e rejeitada; ainda assim, ela permanece hoje fiel a cada manuscrito antigo que tem sido descoberto. Deus permanece guardando a Sua promessa; porque Ele disse,     Até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei. . . [Bíblia]” Mateus 5:18).
A origem, distribuição, perseguição, e preservação da Bíblia deveriam levar até o mais inflexível descrente a admitir que a Bíblia parece ser a Palavra de Deus.
A BÍBLIA REIVINDICA SER A PALAVRA DE DEUS
Por toda a Bíblia é repetidamente notado que Deus fez a verdade conhecida ao homem. Frases tais como, Deus o chamou e disse”,  “O Senhor disse”, “O Senhor falou”, “A Palavra de Deus veio”, etc. aparecem aproximadamente 2.000 vezes na Bíblia . Aqui está uma prova de uma ocasião: “ Estas são as palavras da aliança que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe” (Deuteronômio 29:1).
A autoria divina da Bíblia é claramente reivindicada por passagens tais como II Timóteo 3:16, “Toda a Escritura é divinamente inspirada” e II Pedro 1:20-21, “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo espírito Santo”. Em outras palavras, Deus soprou as palavras verdadeiras da Escritura e levou os escritores a agüentar como um navio enquanto eles escreviam as palavras exatas que Ele desejava.
Até uma leitura casual da Bíblia irá levar o leitor a concluir que ela reivindica ser a Palavra de Deus.
A BÍBLIA PROVA SER A PALAVRA DE DEUS
Até este ponto de sua leitura, você aprendeu alguns detalhes interessantes sobre a Bíblia, mas a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus não permanece em fatos lidos numa página impressa. A Palavra de Deus prova ser verdadeira quando ela toca e transforma vidas, lares, e nações. O poder da Palavra de Deus tem sido provado mais e mais em vidas como Agostinho, o libertino tornado teólogo; Billy Sunday, o jogador de beisebol alcoólatra tornado evangelista; e Martinho Lutero o padre tornado pregador.
Palavra de Deus é provada ser verdadeira a cada dia quando ela transforma vidas. Aqueles que não têm experimentado a salvação não podem compreender o fato de que a Palavra de Deus é verdadeira. De fato, o ímpio não tem o genuíno entendimento das verdades espirituais.  “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”             (I Coríntios 2:14).
Nenhum outro livro, a não ser a Bíblia, tem feito o homem largar o pecado e vir para Deus. Nenhum outro livro tem levado pessoas alegremente sacrificarem conforto, posição, e mesmo a vida como a Bíblia. É pela evidência da mudança de vidas que a Bíblia é provada ser a Palavra de Deus.
DE SUA LEITURA
1.             O que nos leva a dizer que a Bíblia “parece ser” a Palavra de Deus?
a.             _____________________________________________________________
_____________________________________________________________
b.             _____________________________________________________________
2.             O livro mais antigo da Bíblia foi escrito há ____________ anos atrás.
3.             A Bíblia teve _______________ autores humanos e foi escrita num período de cerca de _______ anos.
Dê a referência de um versículo no qual a Bíblia “reivindica ser a Palavra de Deus.” _________________
4.             (Verdadeiro ou Falso) – Os não salvos provavelmente aceitarão o fato de que a Bíblia é a Palavra de Deus se eu debater com eles. ______________
5.             Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu sobre a Palavra de Deus a partir de sua leitura?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   ESTUDO BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.
Leia a Sua Bíblia e Responda o Seguinte:
1.             Quem “inspirou” a escritura? (II Timóteo 3:16)
_________________________________________________________________
2.             Quem dirigiu os escritores da Escritura? (II Pedro 1:20-21)
__________________________________________________________________
3.             Que receberemos do Estudo Bíblico? (Salmo 119:130)
a.   _______________________________________
b.        _______________________________________
4.             Descreva a promessa feita àqueles que gastam tempo com a Palavra de Deus (Josué1:8).
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.             Como a Bíblia é descrita em Hebreus 4:12?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PERGUNTAS DO EXPLORADOR

As referências dadas abaixo relacionarão alguns dos benefícios do estudo da Bíblia. Procure cada referência e descreva o benefício que é prometido.
1.         João 15:3                    _________________________________________
2.         Salmo 119:130           _________________________________________
3.         I João 5:13                  _________________________________________
TAREFA DE MEMORIZAÇÃO
Livros da Bíblia: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos.
Versículo: Romanos 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Versículo Conclusivo: Romanos 3:10 Como está escrito: Nãoum justo, nem um sequer.”
       TAREFA PRÁTICA
Você saberia como procurar na Bíblia como alguém pode encontrar o Salvador?  Se você fizer esta tarefa nesta semana, você estará preparado para quando surgir à oportunidade, você estará preparado.
1.       Na primeira folha em branco de sua Bíblia escreva: “Rm 3:23.”
2.       Abra em Romanos 3:23. Sublinhe o versículo. Agora, além de Romanos 3:23 escreva, “Rm. 6:23.”
3.       Abra em Romanos 6:23. Sublinhe o versículo. Agora, além de Romanos 6:23 escreva, “Rm. 5:8.”
4.       Abra em Romanos 5:8. Sublinhe o versículo. Agora, além de Romanos 5:8 escreva, “Rm. 10:9 -  10:13.”
5.       Abra em Romanos 10:9 – 10:13. Sublinhe estes versículos. Agora, além destes versículos escreva, “Rm. 5:1.”
6.       Abra em Romanos 5:1. Sublinhe este versículo. Além de Romanos 5:1 escreva, “Você não pode ganhar sua entrada no céu – Ef. 2:8-9.”
Você agora pode mostrar a uma pessoa através destes versículos como ser salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário