Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

25 janeiro 2013

Passos de Fé - Lição 6


TESTEMUNHANDO

Uma “testemunha” de um tribunal tem um poder tremendo. Uma testemunha ocular pode condenar um homem por assassinato. É, portanto, uma séria responsabilidade da testemunha ser totalmente honesta no seu relatório do que viu e ouviu.
Quando falamos de testemunhar por Cristo, queremos dizer o mesmo que testemunhar num tribunal. Uma testemunha do tribunal é obrigada a ir para a tribuna e verdadeiramente dizer o que viu, ouviu e o que sabe ser a verdade. Jesus Cristo disse que os crentes serão testemunhas para Ele (Atos 1:8) do que viram, ouviram, e que sabem ser verdade com relação à Sua morte na cruz, Sua ressurreição da sepultura, e Seu poder de garantir salvação eterna para todos os que crêem (João 3:36).

TESTEMUNHAR – A PRIORIDADE

Se você fosse um paciente de câncer e de alguma forma descobrisse a cura para sua terrível doença, você iria querer compartilhar sua cura com todo o mundo, a fim de que todos pudessem escapar da praga do câncer. Quando você encontrou Jesus Cristo, descobriu algo melhor do que a cura do câncer. Você encontrou a resposta para os problemas do pecado e da morte. Você não deveria ter um desejo natural de compartilhar sua descoberta com todos? Testemunhar deve se tornar uma prioridade!

1.             Porque Jesus nos mandou testemunhar. Em Mateus 28:19-20 lemos, Portanto ide, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Esta passagem tem sido chamada de “A Grande Comissão”. Estas são as últimas palavras que nosso Senhor falou enquanto estava na terra. Este comando apresenta a nós uma obrigação de três partes. Nós devemos (1) ensinar ou evangelizar todas as nações, (2) batizar àqueles que crêem, e (3) discipular os crentes “ensinando-os a guardar todas as coisas.” Infelizmente, esta “Grande Comissão” se tornou nossaGrande Omissão”. Metade do mundo nunca ouviu o Evangelho.

2.             Porque daremos conta do sangue dos perdidos. Deus diz em Ezequiel 33:8, “Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.” Paulo viveu sob este peso da prestação de contas futura (Atos 18:6; Atos 20:26) e nós também devemos.
Se virmos um homem cego indo na direção de um abismo e falharmos em avisá-lo do perigo, somos responsáveis por sua morte. Nós seremos passíveis da acusação de assassinato. No entanto, estamos cercados de cegos espirituais caminhando em direção à perdição eternaquanto mais seremos passíveis pelos seus destinos?

3.             Por que seremos recompensados por nossos serviços. Se nossa única recompensa nesta terra fosse a alegria de ver uma alma salva, seria recompensa o bastante; mas Deus oferece mais. Ele oferece recompensa eterna. Em Daniel 12:3 lemos, “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” Imagine, Deus não apenas garante-nos o privilégio de sermos Seus embaixadores e a alegria de vermos outros aceitarem a vida eterna, mas Ele também nosrecompensa eterna pelo nosso serviço. (I Coríntios 3:12-14).

TESTEMUNHANDO - A APRESENTAÇÃO

A apresentação de nosso testemunho por Cristo envolve dois elementos.

1.             Uma vida piedosa. A testemunha de um tribunal é chamada a dar contas não somente de seu testemunho, mas também de seu caráter. O cristão que deseja testemunhar efetivamente para Cristo deve manter uma vida piedosa.         I Coríntios 10:31 diz, Portanto quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” A maneira como você mantém sua casa, seu carro, seu negócio, suas finanças, ou seu temperamento irão refletir no Senhor e afetar seu testemunho.

2.             Uma mensagem específica. Simplesmente viver uma vida exemplar não é o suficiente. Uma pessoa pode ter virtudes que se destacam, mas até que ele “tome a tribunaele nunca alterará o resultado de um caso. Isaías 58:1 instrui-nos a “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo...” Nós devemos falar a verdade em amor” (Efésios 4:15) a fim de que todo o mundo possa conhecer nosso Salvador. Não é necessário ser técnico. Não é certo ser argumentativo. Você deve simplesmente testificar do que sabe ser a verdade.

TESTEMUNHANDO – A PREPARAÇÃO

Para ser uma boa testemunha, é necessário estar preparado. Você se prepara ao:

1.             Orar. Peça a Deus para dar-lhe uma oportunidade de testemunhar a alguém todos os dias. Certamente é a vontade Dele (2Pedor 3:9).

2.             Estudando. Quanto melhor conhecer a Palavra de Deus, melhor você poderá comunicá-la aos outros (II Timóteo 2:15).

3.             Memorizando. A memorização das Escrituras é um ingrediente vital para um testemunho eficaz. Este é o motivo pelo qual você memorizou versículos neste curso e que irão ajudá-lo a levar outros a Cristo.

4.             Levando folhetos. Distribuir literatura evangélica é um outro grande meio de divulgar a mensagem do evangelho. Não negligencie esta oportunidade.

Você não quer orar para que Deus o desperte para ser uma grande testemunha para Ele? Você nunca saberá qual a emoção de pertencer à família espiritual até que aceite o dever dado por Deus de testemunhar.

O Grito Missionário
Milhares de almas por dia,
Passam uma a uma e se vão,
Em culpa e trevas sem Cristo,
Sem sequer um raio de esperança ou de luz,
Com o futuro escuro como a noite sem fim,
Vão passando para sua condenação.
A. B. Simpson


DA SUA LEITURA

1.       (Verdadeiro ou Falso) – Eu responderei diante de Deus se falhar em testemunhar aos outros. ____________________

2.       (Verdadeiro ou Falso) – Eu posso ser uma “testemunha silenciosa” e ainda ser útil para Deus. _________________

3.       (Verdadeiro ou Falso) – Às vezes você precisa argumentar e ser técnico para ser uma boa testemunha. ___________________________________

4a.       Relacione três razões por que você deve testemunhar.
a.           ____________________________________________
b.           _____________________________________________
c.           _____________________________________________

4b.       ____________________________ da população do mundo nunca ouviu o Evangelho.

5.         Para ser uma testemunha eficaz uma pessoa deve:
a.           _____________________________________________
b.           _____________________________________________

6.         Que quatro coisas você deve fazer para estar mais bem preparado como testemunha?
a.           _____________________________________________
b.           _____________________________________________
c.           _____________________________________________
d.           _____________________________________________


TEMPO EM GRUPO

Regras para testemunhar:
1.__________________________________________________
2.__________________________________________________
3.__________________________________________________
4.__________________________________________________
5.__________________________________________________

As três ferramentas que eu tenho para testemunhar são:

1.__________________________________________________
2.__________________________________________________
3.__________________________________________________

Observações do processo de testemunhar:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


ESTUDO BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.

Tarefa da Escritura

Você pode começar a ser uma testemunha simplesmente compartilhando seu testemunho. À medida que cresce no Senhor, você deve desejar aperfeiçoar as suas habilidades de testemunhar. Você pode fazer isso memorizando e estudando, mas a maneira mais eficaz de se tornar uma boa testemunha é apenas fazendo!

Leia a sua Bíblia e responda o que segue:

1.       O que a Bíblia diz a você sobre a pessoa queganha almas” (Provérbios 11:30)?___________________________________

2.         O que você pode aprender sobre ganhar almas (testemunhar) em 2Timóteo 1:8?
________________________________________________

3.       O que faz o céu se alegrar (Lucas 15:7) ____________________________________ ______________________________________________________________________

4.         Que promessas Jesus faz àqueles a quem Ele manda testemunhar?
            a. Mateus 28:2 ___________________________
            b. Atos 1:8 _______________________________

5.       Quem dirigiu Filipe para testemunhar ao eunuco (Atos 8:26, 29)? __________________ ______________________________________________________________________
Precisamos ouvir para saber o caminho para testemunhar e obedecer à voz interior como Felipe fez

6.       Qual foi a oração da igreja primitiva (Atos 4:29)? ____________________________ ______________________________________________________________________

7.       Quais três coisas o ganhador de almas precisa fazer para encontrar alegria futura (Salmo 126:6)?
a._____________________________________________
b._____________________________________________
c._____________________________________________


PERGUNTAS DO EXPLORADOR

1.         O que você aprende sobre a responsabilidade do ganhador de almas em Mateus5:13-16?                       ________________________________________________________________________

2.       O que a Bíblia promete com relação aos nossos esforços para testemunhar (1Coríntios 15: 58)? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3.         Escreva as palavras de Marcos 16:15 no espaço abaixo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Tarefa para memorizar

Livros da Bíblia: Reveja os 27 livros do Novo Testamento. (Mateus, Marcos, Lucas, e João são os Evangelhos que ensinam sobre Jesus. Atos fala da fundação da igreja primitiva. De Romanos a Judas temos as cartas chamadas de Epístolas. Apocalipse é o livro que revela o futuro.)
Versículo: Romanos 10:13
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Versículo do aluno avançado: Romanos 5:1
“Tendo sido, pois, justificados pela , temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Tarefa prática

1. Revise todos os versículos que você memorizou nestas seis lições. Estes versículos podem ser usados para levar alguém a Jesus Cristo.
2. Testemunhe a pelo menos duas pessoas esta semana. (Esteja preparado para compartilhar suas experiências.)

MEU REGISTRO DE LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA

“Procura apresentar-te a Deus aprovado.” (II Timóteo2:15)
Dia 1 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 2 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 3 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 4 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 5 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 6 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Dia 7 - Passagem lida
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




DIÁRIO DE RAÇÃO

Data
Pedido
Resposta
Data













































































Nenhum comentário:

Postar um comentário