Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

04 fevereiro 2013

Passos de Fé - Lição 8


SATANÁS E SUAS ARTIMANHAS

A caricatura do Diabo no Halloween (Dia das Bruxas) de calça vermelha com chifres, um grande rabo, e um forcado não poderiam estar mais longe da verdade. Não se deixe enganar acreditando que o Diabo é um mito, como Papai Noel, coelhinho da páscoa e como os contos de fadas!
A Bíblia é extremamente clara nos seus ensinos sobre Satanás. Satanás é uma personalidade real com objetivos reais, ambições e desejos. A existência literal de Satanás é ensinada em sete livros do Velho Testamento e por cada autor do Novo Testamento.
Satanás é um “enganador” (Apocalipse 12:9). Um dos maiores enganos que ele usa hoje em dia é a noção falsa que ele não existe. Sinais bíblicos de possessão demoníaca (duplas personalidades, auto-flagelação, violência, etc.) não são mais atribuídos a fontes demoníacas. Em nossos dias estes problemas são vistos como desordens psiquiátricas.
O Satanismo está se tornando uma das “religiões” que mais crescem nos Estados Unidos. Cruzes invertidas, pentagramas, e cabeças de cabras são lembranças freqüentes da esperteza do Satanismo na cultura atual de rock. Novas histórias sobre roubos a sepulturas e abuso ritualístico infantil nos lembram que Satanás está “vivo e ativo no planeta terra” .Isto não deveria nos maravilhar “porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. (II Coríntios 11:14). (Reflita na descrição de “anjo de luz” da Bíblia no que se aplica às modernas “experiências fora do corpo” que falam de ser atraído para uma grande luz convidativa.).
Com Satanás trabalhando tão agressivamente em nossos dias, precisamos estar avisados de seus desejos e artimanhas.

OS DESEJOS DE SATANÁS

Você viu alguém sob profunda convicção durante um culto ou enquanto você está testemunhando para ela? Você tem a certeza que ela responderá ao convite de salvação. No entanto, ela vira as costas. Quando isso acontece Satanás ganha outra batalha.

1.       Satanás deseja impedir pessoas de serem salvas. Jesus disse: “Ouvindo alguém a palavra do reino e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração”. (Mateus13:19). Satanás faz todas as tentativas de distrair, endurecer ou confundirá aqueles que estão próximos de uma conversão.
2.       Satanás deseja destruir os filhos de Deus. I Pedro 5:8 nos adverte que nosso “adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa traga:.”Ele pode nos enganar com tentação ou desencorajamento. Uma coisa é certa, ele não quer nos ver prosperar na causa de Cristo.
3.       Satanás deseja ser adorado como Deus. Isaías 14:13-14 relembra os pensamentos de Satanás no momento de sua queda. Ele disse, “Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, ... Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.” Cada avanço do culto satânico dá a Satanás grande prazer.

AS ARTIMANHAS DE SATANÁS

Jesus disse que Satanás “é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). À medida que observamos as artimanhas de Satanás, seria bom nós nos lembrarmos que todos os enganos de Satanás são baseados em mentiras, pois “não há verdade nele” (João 8:44).

Suas iscas

Satanás tem usado três ferramentas básicas para enganar o homem através dos séculos. I João 2:16 descreve estas ferramentas como. (1) “a concupiscência da carne, (2) a concupiscência dos olhos, (3) e a soberba da vida.”
Satanás usou estas três tentações para enganar Eva. Gênesis 3:6 nos fala que quando Eva “viu que aquela árvore era boa para se comer [carne], e agradável aos olhos [olhos], e árvore desejável para dar entendimento [soberba], tomou do seu fruto ... ”
Satanás tentou enganar Jesus Cristo com as mesmas tentações que ele usou em seu bem sucedido engano a Eva. Mateus 4 mostra Satanás tentando fazer Jesus cair ao convidá-lo a transformar algumas pedra sem pães [carne] v.3, para se jogar despenhadeiro abaixo para que os anjos o amparas sem [soberba] v.6, e para adorar a Satanás a fim de que Satanás desse a Ele o governo do mundo [olhos] v.9.

SEU OBJETIVO

Satanás fará qualquer coisa que esteja em seu poder para afastá-lo de Cristo. Ele trará tentações. Ele fará que amigos os desencorajem. Ele irá inclusive trazer adversidade para sua vida para fazê-lo duvidar da bondade de Deus (Jó 1).

“MAIOR É O QUE ESTÁ
EMVÓS DO QUE O
QUE ESTÁ NO MUNDO.”

(1João 4:4)

Quando a tentação o assaltar, lembre-se de “que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos8:28).
DE SUALEITURA

1.       O que a Bíblia freqüentemente chama de sintomas da atividade demoníaca, o homem moderno chama de  _______________________________
2.         Quais são os três desejos de Satanás?
a. ________________________________
b. ________________________________
c. ________________________________
3.       A queda de Satanás foi ocasionada por seu desejo de ser __________________________________
4.       Todos as iscas de Satanás são baseados em
           _________________________________
5.         As três iscas de Satanás São:
a.           ___________________________
b.           ___________________________
c.           ___________________________

ESTUDO BÍBLICO

O material que se segue é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “conclusiva” especial para os que querem ir mais adiante. Antes de você começar, ore para que Deus permita você crescer através deste esforço.

Tarefa da Escritura

Antes de dar as respostas a essas perguntas, ore para que Deus o ajude a aprender sobre Satanás a fim de você possa escapar das suas armadilhas que ele tem preparado para você.
1.         Descreva Satanás antes de sua queda (Ezequiel 28: 12-19).
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________

2.       Encontre os seguintes títulos que a Bíblia dá a Satanás, e faça uma anotação sobre o que este título diz a você sobre ele.
a.           II Coríntios 4:4 ______________
____________________________
b.           II Coríntios 11:14 ____________
_____________________________
c.           Efésios 2:2 __________________
_____________________________
3.         O que você aprende sobre as fontes de tentação a partir dos seguintes versículos?
a.           Mateus 4:1-3________________
b.           Tiago 1:13__________________
4.         O que devemos fazer para evitar a tentação?
a.           Mateus 26:41________________
b.           Tiago 4:7____________________
5.         Qual o destino de Satanás? (Apocalipse 20:1-10)
________________________________
 
PERGUNTAS DO EXPLORADOR
Leia Efésios 6:10-18. Descreva os conflitos pelos quais passamos e nossa defesa nesses conflitos.
_____________________________________


TAREFA DEMEMORIZAÇÃO

Livros Do Velho Testamento: Aprenda os nomes dos 12 livros históricos esta semana. Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
Versículo: I Coríntios 10:13
“Não veio sobre vós tentação, se não humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
Versículo do Explorador:1Pedro 5:8
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar:”
TAREFAPRÁTICA
Satanás usa a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e soberba da vida para nos tentar. Você é capaz de identificar três maneiras nas quais você vê Satanás usando cada um destes engodos no mundo hoje em dia (1João 2:15-17)?
1.         A concupiscência da carne: (exemplo – drogas)
a.           _____________________
b.           _____________________
2.         A concupiscência dos olhos: (exemplo – propaganda promíscua)
a.           _____________________
b.           _____________________
3.         A soberba da vida: (exemplo – a filosofia do ame a si próprio)
a.           _____________________
b.           _____________________

TEMPOEMGRUPO

1.       Ezequiel 38 nos fala que Satanás é ______________________ (v.12) e ______________________ (v.13).
2.       Satanás engana muitos homens através do que muitas vezes chamam de psicológico e outras vezes de “experiências fora do corpo”. Explique:
____________________________
____________________________
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário