Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

06 fevereiro 2013

Passos de Fé - Lição 9


NOSSO GRANDE DEUS
Todos gostam de um mistério. Solucionar um mistério é uma grande emoção, mas alguns mistérios parecem insolúveis. Esse é o caso do grande mistério de um Deus em três Pessoas. A Trindade de Deus não será plenamente explicada até o dia em que encontrarmos nosso Senhor na glória.
Muitas tentativas inúteis têm sido feitas para explicar a Trindade. A Trindade já foi comparada aos três estados da água. (Que são líquido, sólido e gasoso, e, no entanto, ainda são água). A Trindade já foi comparada às três partes de um ovo. (São clara, gema e casca, e, no entanto, um ovo). Todas estas ilustrações ficam aquém em explicar a singularidade da Trindade porque a mente finita do homem não consegue compreender ou explicar o Deus infinito.
Apesar da Bíblia nunca usar a palavra “Trindade”, o conceito de Trindade de Deus é claramente ensinado. A Bíblia não nos dá outra opção senão que acreditemos na Trindade. Temos que crer nela!
Não se perturbe se não puder compreender totalmente este complexo mistério. O conhecido teólogo, Dr. Charles J. Woodbridge, disse muito bem: “Quem tentar entender a Trindade completamente perderá o juízo, mas quem negá-la perderá sua alma.”

DEUS É UM

O tema principal do Velho Testamento, à medida que se relaciona com a Divindade, é a mensagem da natureza singular de Deus. “Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. (Deuteronômio 6:4). Esta afirmação verdadeiramente assombraria o mundo nos tempos do Velho Testamento porque o politeísmo (crença em muitos deuses) era a norma. O monoteísmo (crença num único Deus) estava em oposição à adoração do deus sol, deus lua, deusa da fertilidade, e cada um dos outros deuses que o homem era capaz de inventar.
A crença em um único Deus é frequente no Novo Testamento. (I Coríntios 8:6) declara, “Todavia, para nós há um só Deus....” Para os romanos e os gregos dos tempos do Novo Testamento, o conceito de um Deus era uma novidade. De fato, os gregos sem Atenas adoravam tantos deuses que eles até incluíram um monumento ao “Deus Desconhecido”, apenas para o caso de que tivessem se esquecido de algum (Atos 17:23).
Nosso Deus é o único e indivisível Deus; no entanto, toda a essência de Deus encontra-se igual mente com cada membro da Divindade (João 10:30,33). Que Deus maravilho e indescritível!

DEUS É TRÊS EM UM

Deus não é apenas um, Ele é três. A Trindade é uma das grandes doutrinas das Escrituras. Sem a Trindade não poderíamos ter o Deus Filho em forma humana pagando a penalidade do pecado na cruz, nem poderíamos ter o Santo Espírito de Deus habitando o crente. Deus é as três distintas Pessoas em uma única essência eterna.

AS IMPLICAÇÕES DO VELHO TESTAMENTO

Apesar do Velho Testamento nunca traçar diretamente a doutrina da Trindade, há referências que deixam implícitos conceitos eternos. Por exemplo:
1.       Quando Deus falou quando estava criando em Gênesis 1:1, a palavra “Deus” é um substantivo plural.
2.       Em Gênesis 1:2 o Espírito de Deus é visto à medida que se move “sobre as faces das águas”.
3.         Em Gênesis 1:26 Deus diz, “Façamos o homem à nossa imagem ...”

Em outras palavras, o Velho Testamento não pode ser usado como o livro fonte para provar a Trindade, mas certamente pode ser usado para apoiar o conceito através da implicação.

INSTRUÇÕES DO NOVO TESTAMENTO

Há três passagens chaves no Novo Testamento que ensinam claramente a doutrina da Trindade.
1.       O Batismo de Cristo (Mateus 3: 16-17). Quando Jesus saía da água, o Espírito de Deus desceu visivelmente do céu como uma pomba e o Pai falou dos céus. Assim, todos os três membros da Divindade são vistos numa única passagem.
2.       Na Fórmula Batismal (Mateus 28:19). Jesus instrui os discípulos a batizarem “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Note que todos estes nomes estão listados igualmente. Você não poderia colocar nenhum outro nome nesta fórmula. Não seria certo batizar no nome do Pai, do Filho e do Apóstolo Paulo. Nenhum outro nome se iguala a estes três membros como um Deus.
3.       A Bênção Apostólica (II Coríntios 13:14). Paulo conclui (II Coríntios) escrevendo, “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” De novo, os três membros de uma única divindade são listados igualmente.

DEUS É DEUS DE ORDEM

Uma olhada mais demorada na criação de Deus deveria nos deixar boquiabertos diante da ordem de Deus. As estações, as estrelas, a ordem universal da criação de Deus são maravilhosas, mas uma olhada mais demorada na Palavra de Deus nos tornará ainda mais estarrecidos coma a grandeza do nosso Criador.
Deus escolheu revelar-se a Sim esmo na Sua Palavra. Quando o faz, Ele revela as obras ordenadas da Divindade. Nas suas obras, O Pai vem primeiro, o Filho depois, e o Espírito Santo é o terceiro; no entanto, todos permanecem iguais.
O Pai envia o Filho (I João 4:10), O Pai envia o Espírito (João 14:26), o Filho envia o Espírito (João 15:26). Quando as Escrituras usam tal terminologia, os termos falam apenas do que os membros da Divindade fazem não o que eles são. Eles permanecem os mesmos diante de Deus.

CONCLUSÃO

Que mistério maravilhoso! Que conceito importante! Deus é trino, no entanto um! Porque esta matéria é tão importante? Os tempos modernos trouxeram um aumento no número de seitas em nosso mundo. Muitas pessoas têm sido levadas por estas seitas. Como isso poderia ser evitado? Um entendimento correto e verdadeiro da igualdade e diversidade da Divindade nos protege dos atrativos das seitas. Jim Jones, Sun Myung Moon, e outros como eles nunca passarão no teste da igualdade da Divindade.  “Deus é três Pessoas, abençoada Trindade!”


DE SUA LEITURA
1.         A que as pessoas comparam a Trindade a fim de ajudar outros a entenderem o conceito?
__________________________
__________________________
2.      Estas comparações realmente explicam a Trindade?_________
Porque não? __________________________
3.       Qual foi o tema principal do Velho Testamento com relação à Divindade?
          __________________________
4.         Porque a doutrina da Trindade é tão essencial?
__________________________
5.         Como o Velho Testamento sugere a doutrina da Trindade?
a.           ___________________
b.           ___________________
c.           ___________________
6.       Quais as três passagens do Novo Testamento que apresentam claramente a Trindade?
a.           ___________________
b.           ___________________
c.           ___________________

7.         Porque o estudo da Trindade é tão importante em nossos dias?

__________________________

ESTUDO BÍBLICO

O material a seguir é dado para seu Estudo Bíblico pessoal e crescimento cristão. São dadas as tarefas básicas para o curso, e uma tarefa “avançada” especial para os que desejam ir além.  Antes de começar, ore para que Deus permita que você cresça através deste esforço.

Tarefa da Escritura

O propósito destas perguntas é ajudá-lo a ter um conhecimento maior da pessoa de Deus. Preste uma atenção especial à seção sobre Jesus Cristo encontre as respostas da Bíblia sobre a pergunta, “É Jesus verdadeiramente Deus?”
Leia a sua Bíblia e responda o que se segue:

DEUS – O PAI
Correlacione a descrição de Deus com a referência correta.
Eterno
I João 3:20
Todo-Poderoso (Onipotente)
Apocalipse 19:6
Sempre Presente (Onipresente)
Salmo 90:2
Sabedor de Todas as Coisas (Onisciente)
Salmo 139:7-10

DEUS – O FILHO
Correlacione a descrição de Cristo com a referência correta.
Eterno
João 1:1-3
Sustentador
Colossenses 1:15-17
Criador
Miquéias 5:2
1.         Como você pode entender a reivindicação de Cristo à deidade em João 10:30?
__________________________
__________________________
__________________________
2.         O que habita dentro do corpo humano de Jesus? (Colossenses 2:9)
__________________________
3.         Como Cristo reivindica ser Deus em João 14:8-11?
__________________________

DEUS – ESPÍRITO
Correlacione a descrição de Cristo com a referência correta.
Eterno
I Coríntios 2:10-11
Onisciente
Jó 33:4
Criador
Hebreus 9:14

PERGUNTAS DO EXPLORADOR

1. DEUS – O PAI
Correlacione a descrição de Deus com a referência correta.
Todo-Poderoso
Tiago 1:17
Que Não Muda (Imutável)
Gênesis 17:1
Amoroso
Tito 3:5
Misericordioso
Efésios 2:4-6

2. O que o Espírito Santo faz?
a.           Atos 1:8____________
b.           Romanos 8:16_______
c.           João 14:26__________
d.           I Coríntios 3:16______

TAREFA DE  MEMORIZAÇÃO
Livros Do Velho Testamento: Aprenda os nomes dos cinco livros poéticos esta semana. (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos)
Versículo: II Coríntios 13:14
“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém”.
Versículo do Explorador: Mateus 28:19
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
TAREFAPRÁTICA
Numa folha de papel, escreva resumidamente algumas razões para agradecer ao Pai, ao Filho, e ao Espírito. Agora gaste algum tempo em oração agradecendo a Deus por estes maravilhosos presentes.

TEMPOEMGRUPO

1.         Que ilustrações as pessoas usam para explicar a Trindade?
_________________________
2.         Observe as três passagens chave que demonstram a verdade sobre a Trindade.
a.         Mateus 3: 16-17 desenho ______________________
b.         Mateus 28:19-20 desenho ______________________
c.         II Coríntios 13:14 – chamou a ____________________
Cristo seta Pai seta Espírito Santo
OUTRAS OBSERVAÇÕES:
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário