Faça-nos uma Visita

Faça-nos uma Visita

Como Chegar?

10 setembro 2014

A RESSURREIÇÃO DO SALVADOR

Texto: Marcos 16:1-14
Introdução: Podemos notar que a verdade da ressurreição é um dos mais sublimes ensinos das Escrituras. É tão geral pensar na morte como termo final, e por isso um acontecimento que traz tristeza e luto, mas a morte afrontosa de Cristo em seguida foi transformada na sublimidade de vida em ressurreição.
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima” e pensai nelas (Cl. 3:1, 2).
1. Um Serviço Desnecessário.
Notemos o empenho e o amor das três mulheres crentes, seu sacrifício de dinheiro, sua energia em ir cedo ao sepulcro - e tudo para prestar um serviço de amor que não era necessário: ungir (embalsamar) o corpo de Jesus! Desnecessário:
   a. Porque o serviço fora feito mais apropriadamente por Maria de Betânia (Jo. 12:7);
   b. Porque Nicodemos já tinha prestado esse acostumado serviço junto com José de Arimatéia;
   c. Porque era escusado embalsamar um corpo incorruptível;
   d. Porque Jesus era já vivo e não morto. 
Contudo seu santo empenho é recordado para nos ensinar que, numa hora de desalento, é possível sobressair a mais ardente devoção. Nossos hinos de louvor às vezes são mal cantados; podem parecer desnecessários, e contudo podem ser aceitáveis a Deus por saírem de corações comovidos.
2. Uma dificuldade que não existia. 
A remoção da pedra. Quantas vezes as dificuldades que nós antecipamos na carreira da fé desaparecem quando chegamos mais perto delas!
3. Uma entrevista assombrosa. 
Em vez do Mestre defunto, um moço sentado, vestido de branco, e falando com elas. Não é de estranhar que tenham ficado sobressaltadas, e que
4. O recado que o moço lhes deu não tenha sido entregue (v.8) ao menos nessa ocasião.
5. Aparecimento particular. 
Depois, na parte do capítulo que alguns julgam ser suplementar, lemos do aparecimento particular a Maria Madalena. 
Aqui, e em Lucas 8:2, lemos da grandeza da salvação que Madalena recebera de Cristo. De quantos dos poderes do maligno temos nós sido libertados pelo Salvador? Lemos em I Co. 15:6 de outra entrevista particular, provavelmente no mesmo dia.
6. Mais duas Manifestações. 
Aos dois, em caminho para Emaús, e aos onze na mesma noite em Jerusalém. Podemos ter preciosa experiência da presença e proteção de Cristo na nossa vida individual; ou dois crentes podem ter comunhão no conhecimento de Cristo; ou no meio da congregação do povo de Deus podemos sentir a Sua presença.
Aplicação: Alguém se lembra de ter oferecido a Cristo um serviço ignorante? Alguém tem antecipado uma dificuldade que desapareceu? Alguém tem recebido um recado referente a Cristo que não entregou? Alguém tem provado o poder de Cristo para o livrar de poderes malignos?
Pr. Ivanildo Eufrásio da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário